menu search
brightness_auto
more_vert
Na sua opinião, qual o sistema operacional para celulares/smartphones? Considere os itens: funcionalidades, interface, performance, estabilidade, segurança e custo. A melhor argumentação leva 20 pontos.
thumb_up_off_alt 14 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

32 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
Assim como os S.O. existentes para computadores, devemos levar em conta o perfil do usuário na hora da escolha de um celular ou
smartphones, pois as opções são muitas e cada uma se destina a um tipo de público específico, ou nicho de mercado.

O Symbian começou como um consórcio de várias empresas como Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic, hoje pertence a  Nokia, que adquiriu maior parte de suas ações  2008. Apesar de ter sofrido muito com a concorrência acirrada do iOS e do Android, ele ainda se mantem vivo, mas o peso da idade do sistema é evidente, muito pouco se tem feito ao sistema nos últimos anos, a sensação que se tem ao utiliza-lo é que o sistema ficou parado no tempo lá da década de 90 e isso fez sua participação de mercado cair em alguns países. O desenvolvimento do sistema ainda continua, mas nao se sabe muito bem quais sao os planos da Nokia pra ele, uma vez que nem a Nokia sabe o futuro que a empresa vai tomar em meio a tantas mudanças de plataforma que ela vem adotando ultimamente, cancelando produtos com o MeeGo, uma fusão de dois sistemas Linux - o Moblin pertencente a Intel e o Maemo que pertence a Nokia que ainda estava em desenvolvimento. A empresa foi motivo recente de muita noticia e boatos ao tomar a decisão por muitos especilistas considerada equivocada e errada ao firmar parceria com a Microsoft que tenta desesperadamente voltar ao mercado mobile com o seu novo sistema Windows Phone 7.

O Windows Mobile foi utilizado em dispositivos com ou sem capacidade de telefonia conhecidos como Smartphones e Pocket PC respectivamente. Durante muito tempo o sistema teve um certo prestígio no meio corporativo.
Vendo sua participação de mercado ruir a passos largos diante do
avanço do iOS e Android a Microsoft decidiu se mexer e partiu para reestrutuaração de sua plataforma mobile criando do zero o Windows Phone 7 que traz muitas caracteristicas da interface Metro do seu dispositivo multimedia o Player Microsoft Zune.
Lancado recentemente o WP7 encantou muita gente, esse novo sistema é focado no mercado consumidor e não no corporativo, concorrendo direramente com dispositivos Apple e Android.

Os smartphones da RIM e sua linha BlackBerry praticamente definiu o conceito dos smatphones. Nesses aparelhos, pode-se configurar qualquer conta de e-mail, suportando e-mails com anexos permite a visualização em programas e formatos de texto e imagem, como Word, Excel, PDF, BMP, JPG entre outros, atendendo às principais plataformas de e-mail corporativo como o Microsoft Exchange, IBM Lotus Domino e Novell GroupWise e pode ser personalizada para atender às necessidades de um único usuário ou de uma empresa inteira.

O iOS é o sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvido
originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV, sendo de linceça proprietaria só roda em dispositivos percententes a marca da maçã. Quando foi apresentado em 2007 junto com o iPhone original, surpreendeu o mundo e foi notícia durante meses na imprensa que o descreveu como sendo revolucionário, e de fato o foi, pois nunca um dispositivo touch-screen tornou tão facil a interação do dispositivo/sistema de forma simples, rápida e transparente ao usuário. Além de contar com o tradicional design matador dos produtos Apple e do hardware de primeira hoje os dispositivos que rodam o iOS possui milhões de aplicações batizadas por Steve Jobs de "apps", desenvolvidas especificamente para cada um deles.

O Android adquiro em 2005 pela gigante de buscas Google da Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California. O primeiro smatphone lançado com o S.O. foi o HTC Dream em 2008, desde então viu sua participação de mercado aumentar de maneira vertiginosa. Uma curiosidade é que cada versão do sistema possui o nome de um sobremesa, e são elas: 1.5-Cupcake, 1.6-Donut, 2.1-Eclair, 2.2-FroYo, 2.3-Gingerbread, 3.0-Honeycomb, sendo esta ultima desenvolvida especificamente pra Tablets.

Outro sistema pouco conhecido é o Brew MP (Brew Mobile Platform) desenvolvido pela Qualcomm, fabricante de chips Arm para smartphones dentre eles o mais famoso é o Snapdragon. O foco deste sistema é o usuário médio, ele mistura elementos dos smartphones, mais com soluções básicas para celulares comuns oferecendo acesso rápido às redes sociais e facilidade de uso.
thumb_up_off_alt 8 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Super interessante!!!
more_vert
Eu particurlarmente acho muito dificil de comparar com todos esses quisitos listados uma melhor opção porque cada um tem sua caracteristica e vantagem em particular.

Eu gosto muito da ideia do Android ser de código aberto e tal, tive a oportunidade de ver rodando e é realmente surpreendente. Ja usei tambem o windows phone, legal mas achei muito limitado.

Mas eu acho que a mesmo com essa revolução do Google o Symbian dominou esse segmento, é muito funcional, bonito, não acho que a questão custo não entraria na questão, o que me decepcionou em alguns aparelhos foi a funcionalidade, muita lentidão.

Mas ainda acho que é o melhor sistema "atualmente".
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
m concordo com você em relação ao Symbiam, para mim é o melhor ainda, não ocupa muita memória e nem muita bateria.
more_vert
Android  veio para ficar, mas atenção na hora de comprar , pois muitas lojas estao vendendo aparelhos com android 1.5 e muitas fabricantes não atualizam o sistema que atualmente esta na 2.3
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
No Momento quem esta dominando o Gosto dos usuários é o Android, alem de ser de código aberto, ou seja totalmente livre e customizavel ao gosto dos fabricantes e usuários, e extremamente limpo e eficaz. A também o Ios da Apple, mais alem de ser caro e totalmente acorrentado aos direitos da Apple.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
[no viewer found for format: BBCODE]
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
eu tenho coby kyros mid7015 android 2.1 é mt bom e reconmendavel!! :d
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Achei o android muito difícil na instalação de alguns app como exemplo estou a uma semana tentando instalar o mtonav seguindo os tutoriais que achei na net onde me diz que ara instala-lo necessita desinstala-lo, coisa de louco.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
sem sombra de duvidas  "ANDROID" o melhor da atualidade ñ esquecendo dos IOS...  adeus symbiam...
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Cara o melhor s.o. (sistema operacional) não existe.... sabe o porque???
então pense você meche com o windows ? então eu mecho com o linux e o mac (linux versão OpenSUSE 11 e o Mac no meu not versão Mac OS X Lion atualizado 55487 2012) se você meche com o windows mobile seria um resultado bom mas muito ao contrario do Windows XP, 7, Vista, Azure, Server, Entrepise, e entre outros os Windows (principalmente o novo). Agora pra responde sua pergunta eu faria o seguinte Pegue os S.O. mais assim... famoso (exemplo o Windows Mobile eu achoo ele otimo) e ve com qual você mais se completa.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
bem eu passe pora aqui para saber qual é o melhor S.O(sistema operacional) para celulares, mais eu fiquei mais confuso do que eu estava, bem eu acho que não existe o melhor S.O e sim vai depender da nessecidade de cada um pois pelo o que eu ví  ai acima foi ´so pura descução de usuarios do simbyan e android.
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 1 voto negativo
...