menu search
brightness_auto
more_vert
posso ligar direto na tomada a fonte do notebook aqui no piaui a tomada é 220
thumb_up_off_alt 3 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

3 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
olha realmente como o elias disse voce pode ligar ele direto na tomata sim, mas tem um fator importante que deve ser observado.

como funciona a fonte do notebook?
ela funciona de 100 volts até 240 volts, quer dizer em qualquer regiao do brasil voce for pode ligar na tomada sem medo, mas tem um fator negativo. a estatistica!
porque as fontes queimam mais no nordeste do que no sudeste?
como todo mundo ja sabe ou ja ouviu falar, existe queda de energia e pico de energia o pico de energia é o mais culpado por queima de aparelhos,  no sudeste a tensao ou a voltagem da tomada é de 110 volts entao se der um pico ele pode ir para 150 volts por exemplo, que nao vai queimar a sua fonte porque ela suporta ate 240 volts, mas e na sua regiao que é 220? se der um pico e a tensao for para 260 sera que a sua fonte vai queimar? eu que nao pago pra ver! isso acontece porque os transfomadores que ficam nos postes nao sao estabilizados essa funçao fica sendo exercida pela substaçao onde é feito o sistema de filtragem retificaçao e estabilização da energia que vem das grandes redes de distribuiçao, se a substação falhar tudo vai pros ares como ja vimos muito acontecer em noticiarios, casas com todos os aparelhor queimados.

agora achou tudo muito complicado?

simplificando: pode ligar na tomada, mas se tiver um estabilizador por perto prefira usar no estabilizador assim seu notebook ficará seguro.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Sim. Os notebooks atuais, dá pra ligar direto, salvo raríssimas exceções que não suportam 220 V, então é sempre bom voce antes dar uma olhada na parte debaixo do note, deve estar escrito Tensão 110/220 V ou algo assim (e supondo que voce já deve usar o notebook aí na sua região), então pode ligar direto sem medo. Muitos até acham que o estabilizador só serve mesmo como um bom peso de papel. A proteção ideal seria ligá-lo num bom filtro de linha. Mas pode ligar direto sim!

Sobre o uso ou não do estabilizador, é mais uma polêmica daquelas, fica a sua escolha usar ou não (eu por exemplo uso mais por costume mesmo). Mas tem um especialista que diz que entre usar com estabilizador ou sem, ele prefere usar sem, pois cada tlec daqueles que o estabilizador dá, está prejudicando a fonte do note / pc, e ele dá o exemplo da geladeira que não precisa de estabilizador, sendo que as fontes dos pcs aguentam mais variação de carga do que da geladeira. Veja aqui o que ele diz http://goo.gl/C6cRc
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
oi sou Eduardo gostaria de sabe se posso usar meu notebook sim positivo
sem a bateria direto na energia sera q tem problema?
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Pode sim, mais não a mais motivos para se fazer isso. Antigamente as pessoas retiravam a bateria dos seus portáteis para manter a durabilidade e a vida util da mesma e quanto fosse utilizar o aparelho por longas horas conectado a tomada, mais hoje em dias as baterias já são feitas com este propósito e mantendo a bateria no aparelho não ira estraga-la em hipótese alguma.

Ate recomendo que mantenha a bateria no Notebook, pois se sua rede sofrer de uma queda repentina de energia, o aparelho não desliga-ra de forma brusca e vc não corre-ra risco de queima algum componente do seu notebook (como o HD).
...