menu search
brightness_auto
more_vert
O Windows 8 Developer Preview utiliza um protocolo diferente do que e pode impedir que o sistema identifique uma partição com o Linux instalado. Ou seja, não será possível conseguir entrar no Linux.Alguém conseguiu dual boot com Linux?Tem como fazer?
thumb_up_off_alt 6 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

10 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
Boa noite Sorriso.
O Windows 8 virá com um recurso denominado “boot seguro” via função UEFI que bloqueia a alteração da inicialização por malwares ou outro software não autorizado.Isso vai dificultar a instalação de um gerenciador de boot diferente como o GRUB padrão do Linux
Esse recurso de segurança impede que programas iniciem antes do sistema operacional e causem danos em um computador certificado para o Windows 8. Se estiver ativado, todos os softwares e firmwares envolvidos no processo de boot deverão ser assinados por uma entidade de segurança,ou não funcionarão!
A grosso de dizer funciona assim: Imagine que você está em uma festa com um amigos seu - o Windows 8, e você se chama Ubuntu. O Windows 8 tem uma credencial para entrar na área VIP e beber,comer de graça, você não tem, quando o Windows 8 vai para a área VIP e você vai atrás dele, o segurança pedirá a credencial dos dois, o Windows 8 entra e você que não tem a credencial fica de fora...
O boot seguro pode ser desativado, mas o processo depende dos fabricantes de hardware, que podem ou não incluir a opção.
Outra opção, além de desativar o boot seguro na BIOS, é a utilização de uma distribuição Linux certificada.Porém, seria necessária a instalação de um gerenciador de boot de código fechado, uma vez que o GPLv3, versão atual de uma das licenças mais utilizadas em softwares opensource, exige que o desenvolvedor disponibilize as chaves de segurança (e o recurso não teria razão de existir). Portanto, se você usa Linux e for adquirir um computador com selo “certificado para o Windows 8?É melhor pesquisar bem antes de comprá-lo.
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Espero que seja corrigido pela poderosa Microsoft.
Texto copilado e editado

Links
http://www.gemind.com.br/2440/boot-seguro-windows-8-dual-boot-linux/

http://www.todoespacoonline.com/microsoft-esta-tentando-bloquear-dual-boot-do-windows-8-e-o-linux___1808

Espero ter ajudado
thumb_up_off_alt 4 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Isso também é um novo métodos para evitar a pirataria, assim os kaygens e ativadores não poderão rodar antes do windows.
Mais não duvido que logo logo os pirateiros de plantão irão achar um jeito de burlar isso.
Mais que a Microsoft merece ir para na justiça merece, que ela praticamente esta obrigando as pessoas a usarem apenas seu SO no PC.
more_vert
Maurício os Macs não usam o mesma função EFI?!Isso não vai facilitar as instalações de Macs ou Hackintoshs em PCs?Também acho que a Microsoft está praticando o Antitruste e vai parar na justiça...
more_vert
Se eu não me engano usam sim Cesar, a questão que os Macs possuem Hardware próprio, em quanto os PCs não pertencem a Microsoft, ou seja ela vai ter que arrumar um outro método de segurança anti pirataria e proteção do seu sistema contra arquivos maliciosos que até tenha o EFI mais que não atrapalhe os SOs Linux.
more_vert
Concordo, precisa ser processada por tentar impedir a livre vontade das pessoas, pois usar um sistema operacional que não seja da Microsoft, não irá prejudicar ninguém. A microsoft é uma empresa que tenta fazer as pessoas comprarem apenas seus produtos. Precisa existir a competição entre as empresas, para que os produtos se tornem cada vez melhores.
more_vert
mas amigos nao sao todas as placas que vao vir com isso, e eu acho é bom que esta noticia se espalhe mesmo pois assim, a pessoa que usa linux vai pensar 2 vezes em comprar um pc deste, e fora a questao juridica da coisa é proibido no Brasil este tipo de ação todas as placas tem que vir com a opção para desativar o boot seguro senão, será processo em cima de processo.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Muitas placas contarão com o recurso de desabilitar o boot seguro, as pessoas tem que ficarem atentas a este fato.
E para os computadores atuais creio que dará pra fazer dualboot sem problemas.
more_vert
Tenso,nem estava por dentro dessa história do W8 sobre dual boot.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Além desta novidade do Windows 8, ainda temos a venda casada que é proibida por lei, mas ninguém fez nada sobre isso. Para ser fiel a lei, deveríamos escolher o OS das nossas máquinas, esta história de certificação é um artifício para impor a venda casada na marra!
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Microsoft apelando, mais sempre tem um nerde de plantão, pra dar um jeitinho.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Anônimo: Diga qual é o jeitinho que você descobriu!
more_vert
Não a jeitinho nenhum ainda no boot seguro.
more_vert
A Microsoft exige que as novas máquinas que venham com o Windows 8, tenham o novo UEFI que sem dúvidas dará uma maior segurança no boot. Uma alternativa para rodar outro sistema é a Microsoft assinar uma chave pública e distribuir para todos os desenvolvedores linux, alternativamente, cada OEM distribuir e assinar sua própria chave. Agora se isso não for possível, quem utiliza Windows 8 não poderá mais instalar nenhum outro sistema "genérico" inclusive Linux.

Por isso que o problema está ocorrendo em varias pessoas que tentam fazer o DUAL boot de um Windows com outro S.O .
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Não é somente o boot que a microsoft está dificultando no Windows 8, voce não consegue acessar a partição pelo Linux. Tem também a questão do antivírus, o último release preview do Win8, já vem com anti-malware e antivírus pré instalado, "atrapalhando" em instalar o seu antivírus preferido.

Com a palavra, a microsoft . . .
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Comprei um PC novo,semana passada e a placa veio com essa tal de bios UEFI, a tela da bios e diferente das outras e Grafica e so hoje que eu descobri que o meu pc e bloqueado pra linux!!!
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Capitão, minha mobo é uma Asus P8z77-m a mesma também conta com a UEFI, mais nas suas configurações o boot seguro vem ate desabilitado por fabrica, habilitando se realmente o usuario quizer. De uma olhada e veja se a sua também não possui a opção de desativar.
more_vert
É simples acabar com essa palhaçada.

Quem é que precisa de Windows 8?

O windows 7 ou XP são o suficiente para os trabalhos ou diversões do dia a dia. Se ninguém usar essa porcaria de Windows 8, a Microsoft vai perder muito dinheiro além de credibilidade. Quem sabe assim, ela não irá receber nenhum processo judicial por tentar impedir que os consumidores e empresas tenham direito de usar o sistema operacional que desejarem.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
As versões do Linux UBUNTU sofrem com este bloqueio. Mas usei a versão OPEN/SUSE  e funcionou normalmente, sem a necessidade de adicionar quaisquer programas. Fica aí a dica.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...