menu search
brightness_auto
more_vert
tenho um trabalho sobre isso, e me interessei em saber mais sobre o sistema linux , como funciona a parte da linha de comandos, se a parte gráfica é necessário, essas coisas, se puderem me ajudar.

Agradeço!
thumb_up_off_alt 5 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

3 Respostas

more_vert
É possível sim, tanto desabilitar a interface gráfica de qualquer sistema Linux http://goo.gl/CT120 como também instalar o Ubuntu Server, que não possui a parte gráfica, mas não é recomendado para leigos, trabalhar somente em linha de comando seria complicado e somente para pessoas muito experientes. Creio que a utilidade seria no caso da máquina ser utilizada como um servidor ou ainda no caso da utilização de um cluster computacional, onde as máquinas clientes não precisariam mesmo da parte gráfica, economizando assim espaço e recursos. Também é possível iniciar o Linux sem a interface gráfica, mas chamar a interface gráfica a qualquer momento, através de comandos.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
A resposta é sim,

Por que?

1) a parte gráfica exige muitos recursos da máquina, o que no caso de servidores não eh bom, afinal, o recurso da máquina deve ser para sua função principal.

2) a administração de servidores em sua grande maioria são feitas remotamente através de terminais SSH (texto puro)

3) Sistema instalados sem ambiente gráfico e sem outras funções que não sejam interessantes para o desempenho da função do servidor, chamamos de instalação minimalista.

4) O ambiente gráfico é responsável por consumir cerca de 200 a 400 MB, o que para um servidor de squid por exemplo é alto e esse valor pode ser utilizado para chache.

Esses são alguns dos motivos que me veio agora...

abraço.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
sim é possivel instalar

mas o modo "linha de comando" é usado mais para servidores e requer um amplo conhecimento para a utilização do mesmo, sendo inviavel para leigos ou para computadores domesticos
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...