Originalmente, o Aero possuia tres versões disponíveis, uma com o nome de"To Go", que teve o Desktop Window Manager (DWM) como mecanismo de composição (anteriormente conhecido como DCE) que foi desativado. A próxima era para ser Aeroexpress, sem muitos recursos avançados recebeu o nome de Aero Glass. No entanto, em dezembro de 2005, a Microsoft anunciou que só haveria duas versões disponíveis, "Windows Vista Aero" e "Windows Vista Basic", com o "Express" anterior nível integrado no "Windows Vista Aero" . Um painel de controle foi adicionado para permitir ao usuário configurar esta funcionalidade, como ser capaz de desligar o glass"vidro" efeito de translucidez.
Novo efeito translúcido nas bordas da janela e do menu Iniciar cria um design "transparente" com aparência profissional, aprimorado por efeitos delicados como reflexos dinâmicos e animações sutis. Projetadas para conforto e simplicidade, as novas janelas "transparentes" transmitem um senso de abertura e leveza que o deixa livre para dar enfoque ao conteúdo e não ao ambiente.
Você pode alterar a cor, a saturação e até mesmo o nível de transparência para obter exatamente a aparência desejada.
Miniaturas na barra de tarefas ao vivo
No Windows Aero, as imagens em miniaturas ao vivo da barra de tarefas exibem o conteúdo real de ambas as janelas que estão abertas no momento e daquelas que estão minimizadas na barra de tarefas. Quando você pára o mouse sobre um título na barra de tarefas, você vê o conteúdo "ao vivo" da janela sem ter que maximizá-la.