menu search
brightness_auto
more_vert
agora no curso comecei a estudar sobre fontes atx gostaria de saber oque 'e circuito LC? qual a vantagem da onda senoidal em cima da onda quadrada? porque os componentes da fonte atx sao tao pequenos? os transistores que fazem a chaveaçao trabalham a que frequencia? quais sao os sinais da fonte atx? fonte atx emite irradiaçao e porque?

obrigado
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 1 voto negativo

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

1 Resposta

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
vou tentar nao usar termos muito técnicos para nao dificultar o entendimento bem vamos uma a uma:

1-oque 'e circuito LC?

primeiro circuito LC são um conjunto de componentes que trabalham em serie com o primário do transformador, ele é exitado pelos pulsos de onda quadrada que sao enviados pelos transistores transformando assim a onda quadrada em onda senoidal que por sua vez é enviada ao secundário do transformador


2-qual a vantagem da onda senoidal em cima da onda quadrada?

teria que se saber sobre que contexto a pergunta esta sendo feita para poder ser respondida com mais exatidao, mas de uma forma em geral a onda senoidal e muito mais facil de ser filtrada do que a onda quadrada. pode nao ser esta a resposta de acordo com o seu contexto.

3-porque os componentes da fonte atx sao tao pequenos?

realmente são pequenos mesmo em relação as primeiras fontes que eram lineares, muita gente nem chegou a conhecer uma, mas basicamente isto é possivel pela frequencia muito alta que os componentes trabalham.

4-os transistores que fazem a chaveaçao trabalham a que frequencia?

bem os transistores que fazem a chaveação de saturação e corte trabalham numa freqüência que varia de 20kHz até 250KHz dependendo do projeto da fonte.

5-quais sao os sinais da fonte atx?

-Bem os sinais da fonte atx sao PWR_OK ou Power Good é um sinal que quando alto "ativado" indica que a saida +5VDC e +3.3VDC estao OK
-Tambem temos o PS_ON é um sinal TTL que quando esta com nível lógico baixo "desligado" permite que seja iniciada a alimentação de todos as corrente de saida e tambem é este circuito que faz com que funcionem o Soft on-off, que liga e desliga a fonte por meio de software, tambem o Wake-on-LAN, que ativa a fonte por meio de uma placa de rede e o Wake-on-modem, que ativa a fonte pelo modem.
- O sinal +5VSB mantém uma fonte de energia para os circuitos que têm que tem que ficar ativos quando os cinco circuitos de produção das tensões DC principais de saída da fonte ATX estao desligados ou em modo Standby, tambem é necessário o sinal +5VSB para que o sinal PS_ON que citei anteriormente funcione.

fonte atx emite irradiaçao e porque?

sim esta é a total desvantagem da fonte atx, a emissão de ruídos e radiação de alta frequência é devido à alta freqüência de chaveamento.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...