menu search
brightness_auto
more_vert
O que é endereço físico? ele pode ser mudado?
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

2 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
Cada placa adaptadora de rede vem com um endereço,já designado no fabricante, que unicamente identifica esta placa dentro da rede.
Este endereço é formado internamente como um número de 48 bits e visualizado externamente como um conjunto de 12 caracteres hexadecimais.
Este endereço é fornecido pelo fabricante com base em faixas de endereços obtidas do IEEE, que é um órgão internacional para a definição de padrões para componentes eletro -eletrônicos.
O endereço físico também é denominado endereço MAC e é exclusivo de cada placa adaptadora de rede.
Dentro de uma rede não pode haver conflitos de endereços MAC, ou seja, não pode haver repetição deste endereço em mais de uma placa em toda a rede.
Apesar de ser pré -definido pelo fabricante, este endereço pode ser modificado através de utilitários que geralmente acompanham a placa.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
O endereço MAC (do inglês Media Access Control) é o endereço físico de 48 bits da estação, ou, mais especificamente, da interface de rede. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet. Este endereço é o utilizado na camada 2 (Enlace) do Modelo OSI.

Representa-se um endereço MAC escrevendo, exactamente, 12 dígitos hexadecimais agrupados dois a dois – os grupos são separados por dois pontos. Exemplo:

00:00:5E:00:01:03
Os três primeiros octetos são destinados à identificação do fabricante, os 3 posteriores são fornecidos pelo fabricante. É um endereço único, i.e., não existem, em todo o mundo, duas placas com o mesmo endereço.

Em máquinas com Windows XP, Windows 2000 ou Windows 98 instalados pode-se verificar o endereço MAC da placa ou interface de rede através do comando ipconfig com o parâmetro /all, ou também com o comando getmac através do prompt no Windows XP. No Windows 98 existe também um programa com interface gráfica, o winipcfg para verificar este parâmetro.

No Linux o comando é ifconfig.

A IEEE define três categorias gerais de endereços MAC em Ethernets:

- Endereços Unicast: Um endereço MAC que identifica uma única placa de interface LAN.

- Endereços Broadcast: O tipo de MAC do grupo IEEE mais utilizado, tem um valor de FFFF.FFFF.FFFF (em notação hexadecimal). O endereço broadcast implica que todos os dispositivos na LAN devem receber e processar um quadro enviado ao endereço broadcast.

- Endereço Multicast: Quadros enviados para unicast são destinados a um único dispositivo; quadros enviados para um endereço broadcast, são destinados à todos os dispositivos. Os quadros enviados a endereços multicast, são destinados a todos os dispositivos que se interessem em receber o quadro.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 1 voto negativo
more_vert
ei pegar respostas prontas de outro site e nao colocar a fonte e falta de etica pt.wikipedia.org/wiki/Endereço_MAC
more_vert
Pois é Marcos Paulo, o Tio aí se cadastrou com 3 contas e fez uma bagunça geral aqui no Guia, inventando várias perguntas, e já respondendo do mesmo jeito com as 3 contas e já dando a melhor resposta para ele mesmo. Isso demonstra o caráter de alguns né, tentou nos enganar, então tivemos que bani-lo no mesmo dia do GdPc.
...