menu search
brightness_auto
more_vert
Olá
Minha pergunta é a seguinte: Mesmo com a cloud computing, ainda
irá se produzir computadores normais e de alta performace? Ainda
poderemos utilizar computadores como conhecemos hoje?
(DESKTOPS/NOTEBOOKS) ou Peças de armazenamento e Processamento local
(Hds,Vgas,etc...) ? Ou com a cloud irá parar tudo e se fabricará apenas
terminais cloud? Se sim, quanto tempo ainda teremos para usar
Desktops/notebooks?

*Por que minha duvida, é, se daqui a uns
10-15 anos, ainda haverão desktops como conhecemos hoje e notebboks para
comercio/Fabricação...
thumb_up_off_alt 5 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

4 Respostas

more_vert
Essa pergunta foi feita diversas vezes e eu aposto que sim, a Cloud pode vim substituir os Notebooks e portáteis como conhecemos, hardware mais leve com toda a integração na nuvem, agora desktops de alta performance creio que sempre existirão, desktops de baixo custo esses vendidos prontos creio que realmente é duvidosa sua existência, agora os parrudos com placas de vídeos e muita capacidade de processamento para entusiastas esses eu aposto que não acabam.

Daqui a 10 a 15 anos o cloud realmente vai estar madura ao ponto de não dependermos de tanto hardware para uso diário, mais para que possamos realmente não depender de mídias físicas dependeremos de boa conexão, coisa que é uma realidade em poucos países.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Opa amigo
Deixa eu ver se eu entendi, então vc acha que mesmo daqui a uns 10-15 anos, ainda haverão desktops High end (como os de gamers e Entusiastas ou profissionais)?
more_vert
Exatamente, esses para mim não vão acabar, imagine rodar jogos com tal qualidade gráfica usando a cloud? Totalmente inviável.
more_vert
Se nós não dependermos mais de mídias físicas, então onde os "armazéns" de dados vão conseguir colocar a informação gerada no mundo inteiro pelos seus clientes? Parece que há só tres maneiras de armazenar informação, HDs, pendrives e discos óticos. Não sei para qual deles os "armazéns" vão partir, mas provavelmente será para os HDs. Lí por aí que a gigante Google tem um local do tamanho de um campo de futebol, repleto de máquinas antigas, tipo Pentium 2, 3 etc com HDs de capacidade razoável, para armazenar os seus dados, mas e se ela tiver de armazenar as informações de seus clientes do mundo todo, de quantos campos de futebol vai precisar? Não faço a menor idéia.
more_vert
Opa amigo, então, essa é uma duvida pessoal mesmo :)
que esta me atormentando hahaha
então, eu posso ficar "tranquilo" que mesmo em 10 anos os desktops high end ainda irão existir?
abraços
more_vert
SSDs não precisa de discos rígidos, e grandes servidores tem pentas e mais penta bytes de armazenamento. Certamente como esta hoje em dia o Skydrive haverá um limite para cada usuário, e algo a mais será pago. E os datascenters estão evoluindo daqui a 15 anos um Micro servidor ira armazenar teras de dados facilmente.
more_vert
editado aqui pessoal :)
more_vert
Os SSD tem preços proibitivos atualmente e os HD, subiram bastante depois das enchentes no sul da Ásia e ao que parece, não estão voltando ao preço anterior. Assim, não é fácil ter um "armazém" de bits adequado à demanda de clientes do mundo todo.  Armazenar dados em SSD com capacidade de TB tem custo altíssimo no estado atual das coisas. Se um SSDzinho de 60 e
poucos GB custa algo em torno de R$ 500,00, imagine só
em quanto vai ficar um "campo de futebol" deles. Acho que nem vale a pena calcular.
Tem outra coisa, quem garante que a sua "Cloud Enterprise" que
hoje está viva e operante, estará assim amanhã? Serão todas empresas de iniciativa privada e podem encerrar suas atividades
sem nem mesmo necessidade de consulta prévia aos seus clientes.
Eu não gostaria de ver os meus dados irem para as nuvens.
more_vert
Lembre-se que estamoa supondo daqui a 15 anos, Vc acha que o preço do GB ira custar o mesmo que custa hoje, claro que não 1GB daqui a 15 anos será como é Megabytes para nós hoje.
Hoje nos estamos sofrendo com o preço dos discos fisicos, mais daqui a 15 anos uma SSD de 1TB custará uma bagatela, até la os grandes servidores também terão evoluido, e armazenar dados será o menor dos problemas, a conexão de alguns paises como o nosso é o que me preoculpa.
more_vert
Opa amigo me responda a pergunta :)
Essa é uma duvida pessoal mesmo :)
que esta me atormentando hahaha
então, eu posso ficar "tranquilo" que mesmo em 10 anos os desktops high end ainda irão existir?
abraços
more_vert
10 anos é muito tempo, mais minha aposta é que sim, sempre haverá espaço para desktops high end.
more_vert
Excelente resposta Maurício Rogrigues !
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Pessoalmente, acho que sempre vai haver a computação pessoal como conhecemos hoje. Há 4 anos (desde 2007) que se ouve falar nessa tal de cloud computing e até agora nada né... Isso é apenas mais uma ideia, entre tantas ideias que não dão certo, pois seria uma tarefa gigantesca concentrar os arquivos pessoais do mundo todo nas mãos de poucas empresas, sempre haveriam pessoas contrárias a isso, há tantos lugares no mundo onde nem existe banda larga ainda, e quando começarem a surgir problemas de invasões como o exemplo da Sony, onde mais de 77 milhões de usuários ficaram sem acesso aos seus jogos ou como a Microsoft, que só agora veio descobrir que qualquer usuário poderia alterar a senha do e-mail Hotmail de qualquer pessoa. Então imagina se um sistema de cloud desse é invadido e milhões de pessoas no mundo todo ficam sem acesso aos seus arquivos, imagina a responsabilidade e o prejuízo que seria...
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Opa meu amigo
farei a mesma pergunta a vc
"Opa amigo, então, essa é uma duvida pessoal mesmo :)
que esta me atormentando hahaha
então, eu posso ficar "tranquilo" que mesmo em 10 anos os desktops high end ainda irão existir?
abraços"
more_vert
Bom é difícil fazer futurologia, e também não sou nenhum dono da verdade, mas na minha opinião, é apenas mais uma ideia que não vai pegar, pois envolve muita responsabilidade. E aqui todos concordam que os high end, com certeza sempre vão existir. Essas coisas são que nem o e-mail, a Tv, o jornal, os livros, os papeis, etc, que muitos já apregoaram que iriam acabar, mas que nunca acabam né mesmo.
more_vert
Justamente, é os High End que eu me refiro :)
more_vert
Mas o mundo vai acabar em dezembro deste ano, para que preocupar com isto rsrsrs, acredito que futuramente tudo terá seu espaço, difícil de acreditar que a cloud vão dominar totalmente sempre terá espaço para tudo
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Opa amigo
desculpa a demora
irei te fazer a mesma pergunta ok?
"então, eu posso ficar "tranquilo" que mesmo em 10 anos os desktops high end ainda irão existir?
abraços"
...