menu search
brightness_auto
more_vert
Olá. Comprei um HD externo de 2tb da Hitachi, modelo Life Studio e quando ele chegou, retirei do case externo e agora uso dentro PC. Fiz isso porque na época, não sei se ainda continua, o HD de 2tb propriamente dito estava difícil de ser encontrado para comprar e quando encontrava era bem mais caro que o externo de mesmo tamanho.

Daí que tudo vinha funcionando beleza até que hoje a tarde ele começou a demorar a ler os arquivos. Eu trabalho com fotografias e quando alguma delas, o computador demorar para mostrar no visualizador do Windows, cerca de 30 segundos a 1 minutos, e isso não acontece com fotos que estão em outro HD no mesmo computador.

Baixei o HD Tune e ele não me alerta sobre nenhum problema, mas quando mando rodar alguns testes, o gráfico mostra claramente que algo está errado só com ele, com os outros HDs do mesmo PC, não.

Alguém tem alguma solução?

Obrigado.
thumb_up_off_alt 3 votos positivos thumb_down_off_alt 1 voto negativo

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

6 Respostas

more_vert
Cara o problema relacionado a velocidade de leitura dos seus arquivos pode não estar relacionado ao hardware do seu computador e sim com seu sistema operacional.

Seria interessante que você detalhase mais sobre o HD ou SSD dependendo aí do modelo.

Mas as cegas recomendo o uso do HD regenerator, uso e recomendo, ela faz varredura em tempo real no seu hd, indica as trilhas problemáticas se houveram e a opção de recuperalas

http://www.baixaki.com.br/download/hdd-regenerator.htm
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Conferiu o status do S.M.A.R.T dele? Baixe o CristalDiskInfo e veja se há aviso de alerta. Não esqueça de ativar o S.M.A.R.T na mobo antes.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Agradeço demais aos dois pelas respostas e tenho duas dúvidas:

Fellipe Sales, quais detalhes você precisa? Me indique alguma ferramenta em que eu obtenha esses detalhes para te passar.

André Moutinho, desculpe a pergunta "noob", mas o que é "mobo" e onde vejo o status do S.M.A.R.T?

Desculpem as perguntas e pedidos, é que não sou um usuário avançado no quesito problemas de hardware, mas aprendo fácil quando acontecem comigo. Obrigado novamente.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
S.M.A.R.T.(Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology),é um sistema de monitoramento de discos rígidos para detectar e avisar através de vários indicadores de confiabilidade, no intuito de antecipar falhas.
Nas placas mãe atuais ele é encontrado,veja se você tem essa opção em sua placa mãe,pois caso sua MOBO,seja um pouco antiga provavelmente não terá a opção.
Para a ATIVAÇÃO do S.M.A.R.T.,você vai na BIOS do MICRO e procure a opção SMART Capability,mudando para ENABLE se essa opção estiver em DISABLE.
Geralmente encontramos a opção S.M.A.R.T na aba ADVANCED SETUP,mas isso pode varias de fabricante de placa mãe para fabricante.

MOBO significa MOTHERBOARD,que em português é a PLACA MÃE do micro.
more_vert
Tive o mesmo problema e, depois de tentar todas as dicas-padrão, a que resolveu foi essa! Show!
more_vert
Qual a versão do windows? Como vc faz muita movimentação de arquivos, já tentou fazer uma desfragmentação neste HD?
Clique com o botão direito sobre a unidade > Propriedades > Ferramentas > Desfragmentação. E aproveite também pela mesma janela e faça a correção de erros nesta unidade.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Obrigado pela reposta Elias.

A desfragmentação é feita mensalmente e com correção e nunca sinalizou problemas.

Uso o Windows 7 Ultimate 32bits tem mais de ano.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
amigo sugiro um teste para você tente baixar um linux para voce rodar em modo live sugiro o ubuntu não ha a necessidade de instalar e ele nao altera nada no seu sistema atual para voce abrir uma imagem pelo outro sistema para verificar se o erro continua, ou se for mais facil para voce remover o hd voltar ele para o case e tentar acesar os seu arquivos de outro PC , com isso voce verá se a velocidade continua a mesma ou se vai ficar mais rapido
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...