admin@guiadopc.com.br

quando devo fazer a manutençao do meu pc?

+1 voto
gostaria de saber se existe tempo certo para fazer a manutençao do meu pc? como fazer? devo procurar um profissional?  é necessário fazer sem ter problema nenhum? de quanto em quanto tempo devo fazer? ...
obrigado pela atenção, já fiz outra pergunta e tive uma ótima resposta...
perguntado 8 anos atrás em Windows por fabiana Novato (4 pontos)

1 resposta

0 votos
Considerando que o Pc esteja funcionando, deve-se esperar pelo menos o término do período de garantia, já que só o fato de romper o lacre e abrir o gabinete, incorre na perda da garantia. Após a garantia, desde que tudo esteja funcionando, aconselho pelo menos uma vez por ano abrir o gabinete e fazer uma limpeza retirando todo o pó acumulado, pode-se usar um pincel e até um aspirador de pó (com cuidado, claro), já que às vezes, até o pó pode fazer que um Pc deixe de funcionar, bastando uma limpeza para resolver (já aconteceu comigo). Sempre antes de abrir o gabinete, lembre-se de desligar da tomada e encostar um pouco as mãos na parede ou nas partes metálicas do Pc para descarregar a eletricidade estática do nosso corpo.

Se vc não tiver muita experiência, pode procurar um profissional, pois talvez vc também queira ou precise fazer um upgrade, colocando mais memória ou trocando o processador ou colocando uma placa de vídeo ou trocando alguma peça defeituosa, como um Hd ou fonte de alimentação. O ruim de levar o Pc nessas assistências, é que ficamos reféns deles, e nos sujeitamos a ficar vários dias sem o Pc. Eu sempre levava meus Pcs para assistência, até que um dia, um 'técnico' veio me dizer que precisava trocar a fonte de alimentação, que já estava pra "morrer" eu não aceitei (a fonte durou alguns anos ainda, até que aposentei o Pc) e desde esse dia, eu mesmo procuro fazer minhas manutenções, embora reconheço que nem sempre é assim tão fácil, pois a assistência tem bem mais recursos de peças para troca e testes, que nós não possuímos.

Também, com o tempo, pode ser necessária a troca da pasta térmica do processador, que pode vir a ressecar, causando superaquecimento e problemas (mas só em alguns casos, eu mesmo nunca tive que trocar a minha).

Por último, tem ainda a manutenção do sistema operacional, e esta os técnicos não fazem, pois é muito trabalhosa, cabe a cada usuário essa manutenção, desinstalando os programas que não usa, mas ficam residentes ocupando recursos, use o Ccleaner para remover arquivos inúteis e sobras do registro, faça uma desfragmentação do Hd, remova programas que ficam se iniciando na inicialização do windows, faça uma verificação completa com antivirus atualizado, faça uma atualização dos programas e drivers, sempre faça backup dos seus arquivos, e quando seu sistema estiver funcionando "redondinho" aconselho a fazer um backup de todo o sistema com o próprio Windows ou com o Macrium Reflect Free, que cria uma imagem para ser salva num Hd externo por exemplo, de forma que se um dia o Windows der "pau" vc poderá restaurar essa imagem em menos de meia hora, com o Windows e todos seus programas e arquivos criados até a data da imagem feita (isso para o Windows xp, vista e 7), pois o Windows 8 tem novos recursos.
respondida 8 anos atrás por Elias Usuário TOP (32,364 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas