menu search
brightness_auto
more_vert
Olá Pessoal,

Tenho um servidor windows server 2008 R2 com um disco básico dividido em dois volumes, C e E.
O volume C está com pouco espaço e preciso estende-lo. O problema é que tenho espaço não alocado sobrando, porém a opção estender volume aparece desabilitada.
Acredito que o problema seja por que o volume E está subsequente ao volume C e o espaço que tenho sobrando está depois do volume E.

O que devo fazer?
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

2 Respostas

more_vert
Entro no Gerenciamento de Disco

1- Primeiramente, desfragmente todos os seus discos.

2 - Acredito que o seu sistema está instalado na unidade C, então, caso exista a possibilidade, faça um backup completo da Unidade E, se possível faça um clone desta unidade com um software tipo Ghost. Verifique se o seu backup está ok, "quem tem um backup não tem nada, quem tem dois tem alguma coisa e quem tem três está quase resguardado"

3 - Clique no Botão Iniciar, na caixa de pesquisa digite: diskmgmt.msc

4 - (Apenas após o backup) Dê um clique direito no volume E e escolha Excluir Volume, o volume E, agora está como espaço não alocado e subsequente a unidade C,

5 - Clique com o botão direito na parte da tela que representa a unidade C, e escolha Estender volume (Agora ele estará disponível).

5 - Clique em avançar, e avançar novamente, e agora, digite a quantidade de espaço em MB que deseja aumentar a unidade C.

6 - Agora, com o espaço Não alocado que sobrou, clique com o botão direito, escolha Novo Volume Simples, clique em avançar, escolha em MB o tamanho da unidade E, clique em avançar e verifique se a letra da unidade esta correta, no seu caso a letra "E", clique em avançar e então em concluir.

7 - Agora restaure o seu backup da unidade E.

Cado não queira fazer este processo, utilize um software do tipo partitionwizard, EASEUS, mas utilize com cuidado, faça um backup completo do seu sistema antes.

Espero que dê certo.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Olá Willians,

Muito obrigado.
Tinha adotado uma medida paliativa até encontrar uma solução.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...