menu search
brightness_auto
more_vert
Estou pretendendo montar um PC para games atuais, porém tenho orçamento bastante limitado. Aceito sugestões.
Placa mãe: M5A78L-M LX
Placa de vídeo: GeForce GTX 650 1GB (tem fabricantes diferentes? podem influenciar nas especificações desse modelo?)
Processador: AMD FX-6300
HD: Toshiba DT01ACA050
SSD: Kingston 120GB SATA III
Memória: Kingston HyperX Fury Blue 8GB (1866MHz ou 1600MHz?)
Driver CD/DVD: Asus - Sata - Interno
Fonte: ATX Semi-modular 600W Real CX600M Corsair
Não consegui escolher um gabinete, pois não sei como funciona a instalação de coolers. E gostaria da indicação de um bom cooler para o meu processador, afinal ouvi falar que esses AMDs esquentam muito.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

1 Resposta

more_vert
Oi. O HD e o SSD não Sata III (6.0Gb/s), porém a placa mãe M5A78L-M LX tem suporte para trabalhar no máximo na velocidade do Sata II (3.0Gb/s). Isso quer dizer q o HD e o SSD vão funcionar nessa placa mãe, mas não terão o máximo do seu desempenho usufruido, pois terão de funcionar em Sata II.

Principalmente pela parte de armazenamento permanente de dados (HD ou SSD) ser a parte do computador mais lenta (em relação ao processador e à memória), te recomento adquirir uma placa mãe com suporte à Sata III. Em função do orçamento, talvez vc consiga uma placa mãe com Sata III com um preço bom de outra marca q não seja Asus. Não é sempre, mas normalmente a Asus tem um preço mais elevado. As placas mãe Gigabyte, por exemplo, costumam ter um preço mais acessível e são de boa qualidade.

Quanto à memória, não dá pra se dizer que tem um ganho de desempenho notável por ser da linha HyperX. As memórias normais da Kingston e a linha HyperX apresentam um desemprenho muito semelhante numa condição real de uso do computador. Te aconselho a comprar memória da linha HyperX somente se a diferença de preço for muito pequena para a linha "normal".

Quanto a ser 1600 e 1866, o desempenho em condições reais também é muito semelhante. Te aconselho a comprar memória de 1866 Mhz somente se a diferença de preço for muito pequena para a de 1600 Mhz.

Como o seu orçamento é limitado, você pode economizar um pouco na fonte. Normalmente as fontes Corsair possuem um valor mais elevado. Fontes como por exemplo da EVGA também tem uma qualidade boa e um preço mais acessível. Aqui talvez você consiga economizar o valor necessário para adquirir uma placa mãe com suporte a Sata III.

Quanto à placa de vídeo, pode mudar a memória e a frequência do processador gráfico de acordo com o fabricante da placa de vídeo, além da quantidade de bits. No caso da memória, pode mudar a quantidade e o tipo da memória (GDDR3 ou GDDR5, por exemplo). No caso da frequência, cada processdor gráfico possui uma frequência lançada pelo seu fabricante (AMD ou GeForce). Mas alguns fabricantes de placas de vídeo ("montadores de placa de vídeo") overclockan o processador gráfico, assim fazendo ele trabalhar numa frequência maior. A quantidade de bits é diretamente proporcional à velocidade de transferência entre o processador e a memória da placa de vídeo. Ou seja, quanto mais melhor.

O Fx-6300 tem um TDP de 95W. Acredito q ele não vá esquentar muito. Porém, se vc não tiver ar condicionado onde usa o computador, ao executar um jogo "pesado" num dia muito quente, pode ser q o computador superaqueça (lembre-se q é um "pode", não uma certeza). Se tiver ar condicionado, muito dificilmente enfrentará problemas com superaquecimento com um processador de TDP de 95W.

Quanto ao cooler bom, te aconselho a procurar testes na internet. No site do Clube do Hardware, por exemplo, há alguns testes de desempenho de coolers. Mas primeiro compra o computador e vê se ele vai esquentar. Pra isso você pode usar programas, como o AIDA64.

E ao montar o computador, não se esqueça de, se houver uma etiqueta na parte de cima do processador, removê-la. Essa etiqueta, por ser feita de papel e o papel ser um mal condutor de calor, dificulta a perda de calor do processador. Então o processador irá esquentar mais.

Você olhou placas de vídeo da AMD? Se não, sugiro vc dar uma olhada.

Boa compra camarada,
Abraço
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...