admin@guiadopc.com.br

Qual a melhor linguagem de programação para se aprender em um desenvolvimento multi-plataforma?

+9 votos
Por mais que seja possivel portar programas desenvolvidos em cima do framework .NET, qual seria a melhor linguagem de programação quando o objetivo é multi-plataformas?

Eu li que C (e algumas de suas váriaveis) funciona em todas as plataformas, porém é bem complicado de se programar se comparado a Java e a linguagens .NET. Por isso gostaria de saber qual seria a mais fácil de se aprender.
perguntado 10 anos atrás em Programação e design por lipinho Avançado (3,771 pontos)

8 Respostas

+4 votos
 
Melhor resposta
Se você planeja construir uma aplicação complexa, o ideal é partir para linguagens compiláveis, como C e C++...

O ganho de performance será bem evidente. O maior empecilho em trabalhar com essas linguagens é a quantidade de detalhes: enquanto numa linguagem de código interpretado a máquina virtual "resolve os problemas pra você", nas linguagens como C++ ninguém resolve o problema pra você.

Já que a aplicação é "grande", o conhecimento também tem que ser, então vale a pena o investimento de tempo em C e C++ sim, mas com muita paciência e muito, muito estudo.

Já que ainda pretende utilizar alguma API, tem-se que saber que a maioria delas - como DirectX e OpenGL - são desenvolvidas em C, portanto a melhor integração será com C ou C++, linguagens como Java utilizam-se de wrappers para fazer "adaptações" da API para a linguagem, o que traz problemas de performance e até segurança.

Para uso com DirectX ou OpenGL, hoje, o ideal é C++.

E sobre o que tanto dizem de "aprende outra linguagem mais fácil antes", não é necessário: desde que a dedicação seja enorme ao estudo do C++.

Recomendo o livro "The C++ Programming Language" de Bjarne Stroustrup para a aprendizagem - exige conhecimento técnico de informática. Quem é o autor? O criador e desenvolvedor do C++.
respondida 10 anos atrás por anônimo
valeu cara, ajudou muito mesmo.
+3 votos

Java, apesar de ter uma curva de aprendizagem um pouco grande.

C pode até funcionar na maioria das plataformas, mas algumas coisas podem dar erro de compilação. Um programa Java não é compilado, é em bytecode (um "intermediário" entre código-fonte e executável compilado) e roda totalmente dentro de uma máquina virtual, o sistema operacional só precisa suportar essa máquina.

Windows, Linux e Mac suportam a máquina virtual do Java, sem qualquer necessidade de alteração de código. Um possível contra do Java é que a máquina virtual é um pouco "pesada" e comilona de memória.

respondida 10 anos atrás por Paulo Higa Avançado (3,458 pontos)
+2 votos
E caso a aplicação seja grande? Isso é, seja um programa completo ou mesmo um framework? Ou se ela precisar usar API's ou Directx / openGl, Java ainda é recomendado?
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
+2 votos
Bom, java é multi-plataforma, suportado pelos principais sistemas, e ainda existe o j2me, voltado para celulares, ou seja, você se aprende a linguagem em si, e caso deseje mudar de plataforma (falando de mobile, desktop ou servidores), há apenas uma preocupação com poucas partes de códigos que são exclusivas. Mas tudo depende do que você irá desenvolver, você pode estudar o java e se familiarizar com a lógica de programação, que é a mesma para todas as linguagens, e no sentir da necessidade, migrar gradualmente para outras linguagem, já que não existe uma linguagem que pode ser considerada perfeita, pois é importante encaixar a linguagem no projeto e não o projeto na linguagem.
respondida 9 anos atrás por Hantaro Ativo (58 pontos)
0 votos
java sem dúvida!!!!!!!
respondida 9 anos atrás por Ademilson Mestre (7,320 pontos)
0 votos
Eu fico de Java mas acrescentou o C++ show de bola, mas para aprender lógica vai de pascal.... é velha mas ajuda.

abraço.
respondida 9 anos atrás por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)
0 votos
depende da aplicaçao uma aplicaçao mais complexa vc deve usar o C e C++ e tem o java tambem
respondida 9 anos atrás por Rekztem PhD (21,796 pontos)
0 votos
Cambada de preguiçosos, C++ é uma linguagem poderosissima para que realmente quer ser programador!!!
respondida 6 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas