admin@guiadopc.com.br

Particionar HD com win7 instalado

+9 votos
Tenho Win 7 instalado em meu notebook, mas quero particionar o disco sem formatar para instalar o Linux, e ficar dois OS ao mesmo tempo. Sei que existe uma recurso do próprio windows que podemos utilizar para tal, mas não sei o caminho para acessar, podem me ajudar e fornecer dicas de como fazer o que tenho em mente?

Obrigado pela ajuda.
perguntado 10 anos atrás em Windows por ricardo.teti Ativo (66 pontos)

6 Respostas

+3 votos
 
Melhor resposta
O método de particionamento nativo presente no Windows 7, descrito acima pelo Lipinho, é uma das formas mais fáceis para seu objetivo, mas vale ressaltar que esta ferramenta não se encontra disponível em todas as versões do Windows, nas versões mais básicas como Starter e Home Basic não é possível.
Toda distribuição Linux possui uma ferramenta de gerenciamento e particionamento de discos, onde se pode alterar o volume, redimensionar partições existes e formata-las de acordo com o que se deseja fazer, seja ela uma instalação do outro sistema operacional ou mesmo utilização de um disco de backup.
Antes de partir para o particionamento e/ou redimensionamento do disco é recomendado que se faça uma desfragmentação no HD, que serve para organizar os arquivos para o sistema os abrir de forma mais rápida e não ocorra uma perda ou corrupção de algum arquivo essencial do próprio Windows, e tornando o processo de redimensionamento e particionamento mais rápido e seguro.
Além da desfragmentação eu te recomendaria fazer um backup de todo conteúdo de seus arquivos, pois mesmo tomando todas as precauções, erros podem acontecer e desta forma, com o backup em mãos voce estará previnido.
Uma boa dica que posso te dar Ricardo é treinar em uma máquina virtual antes de partir para a experiência real. Existem várias opções no mercado como VMware Workstation, VirtualBox, Microsoft Virtual PC, entre outras. Nessas máquinas virtuais você faz a instalação de qualquer sistema operacional, podendo fazer alterações, particionamentos, formatação, testes de softwares, jogos entre outros sem correr o risco de danificar o sistema operacional nativo, pois caso ocorra algum dano na máquina virtual é so exclui-la e começar tudo de novo.
respondida 10 anos atrás por miglus Geek (989 pontos)
+3 votos
Olá Ricardo, tudo bem?

Você pode acessar nosso tutorial (em português) e ver se ele esclarece sua dúvida:

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Create-a-boot-partition

Qualquer outro questionamento, responda o tópico. Boa sorte!
respondida 10 anos atrás por yasminf Geek (890 pontos)
+3 votos
O melhor software que usei até hoje para particionar sem a necessidade de formatar foi o EASEUS Partition Master
respondida 10 anos atrás por Fellipe Sales Avançado (2,499 pontos)
+2 votos
Para particionar seu disco é simples. Vá ao menu iniciar, e aonde você ver o botão para abrir o "Meu Computador" (dentro do menu iniciar, na verdade, em sua lateral) clique com o botão direito e vá em Gerenciar. Na janela que se abrir, vá em Gerenciador de Discos. Clique com o botão direito em alguma partição (que se encontra abaixo, não é o disco em si) e vá na opção Shrink Volume. Escolha a capacidade que você quiser e a partição que você escolheu será diminuída para que seja possível criar a nova partição.

Mas, essa NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO para o SEU problema em especifico. Como você quer instalar o Ubuntu sem ter problemas com partições e etc, você pode usar a ferramente Wubi (irá instalar o Ubuntu, link: http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/windows-installer) ou outras ferramentas similares (dependo da distribuição, irá existir algo similar ao Wubi). O Wubi (ou similares) irá instalar o Ubuntu em sua máquina dentro do próprio Windows e colocará uma entrada no seu boot para permitir o acesso ao sistema. Basicamente, instalará o Ubuntu dentro do seu sistema Windows, como se fosse um Ubuntu normal.

Após o término de tal procedimento de instalação, vai parecer que você instalou o Ubuntu normalmente (particionando e etc), uma vez que você verá a entrada Ubuntu no boot do sistema, porém, você não teve nenhum trabalho com particionamento nem nada do tipo.
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
+1 voto
A maneira mais fácil de instalar o Linux (Ubuntu)é pelo próprio Windows.
1-Disco do Ubuntu
2-Voce vai precisar do programa Virtual Clonedriver.
Copie o cd de instalação para sua área de trabalho,como imagem(ISO)
3-Instale o Virtual Clonedriver
"Abra" Meu computador e localize a unidade BD-ROM,click com o botão direito do mouse,e abra o menu de contexto,procure virtual clonedriver,click em mount do lado esquerdo procure a área de trabalho,depois a imagem do Linux (UBUNTU).click em executar o wubi.exe.Voce vai escolher onde e o tamanho da partição que vai instalar!(Se seu hd estiver particionado!).Caso contrário voce tem que criar uma partição diminuindo o hd em que está instalado o Win.(Pelo gerenciador de  disco)Para desintalar é pelo Programas e Recursos do Win!(Como um programa normal!)
espero ter ajudado!
respondida 10 anos atrás por Luna Doutor (11,670 pontos)
+1 voto
Procure no google por partition magic para windows  7.
Acronis também.
Mas vou logo falando quando se vai manipular partição é aconselhado fazer backup do que se considera importante em relação aos dados pois  há o risco de se perder tudo.
respondida 10 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas