admin@guiadopc.com.br

É melhor deixar o computador ligado 24 horas por dia ou desligá-lo após certo tempo de uso?

+7 votos
O computador que utilizo geralmente é ligado as 9 ou 8 da manhã, algumas vezes até mais cedo, as 7 por exemplo. Eu desligo durante a madrugada, geralmente após as 3 da manhã, já que fico até tarde utilizando. Após amanhecer, depois das 7 da manhã, ele retorna a ser ligado para ficar em uso até a madrugada do dia seguinte.
Tenho 2 dúvidas em relação a isso:

1ª) Tem algum problema em eu ligar o pc as 7 ou 8 da manhã para desligá-lo as 3 ou 4 da manhã, e depois de amanhecer, religá-lo as 7 ou 8 da manhã?

2ª) É melhor deixar o computador ligado 24 horas por dia ou é melhor fazer o que eu já faço todos os dias?

Espero que vocês tirem essas 2 dúvidas que tenho.
perguntado 9 anos atrás em Hardware e gadgets por Léo Geek (818 pontos)

6 Respostas

+1 voto
 
Melhor resposta
1ª Acho que não tem problema maior, pois eu mesmo ligo e desligo todo dia aqui há vários anos, e nunca tive problemas, embora alguns dizem que há um desgaste maior do que se ele ficasse ligado direto, mas nunca percebi nada, e também ninguém pensa na conta de luz no fim do mês e no meio ambiente né.

2ª No meu caso eu só desligo aqui, por que não consegui de jeito nenhum habilitar a hibernação (eu só consigo pôr o Pc para dormir), acho que minha placa mãe não suporta, se não eu ia deixar a semana toda ligado. No seu caso o melhor a fazer é habilitar a hibernação, e simplesmente ao invés de desligar, escolher a hibernação, onde o Pc vai carregar todos seus aplicativos abertos e documentos pra memória, e tudo é desligado, inclusive o Hd, mas na hora que voce for retornar o windows se inicia bem mais rapidamente, pois tudo fica guardado na memória Ram, e o consumo de energia também será ínfimo.
respondida 9 anos atrás por Elias Usuário TOP (32,364 pontos)
Realmente existem muitos mitos sobre este assunto e eu mesmo ja pude comprovar que alguns são verdade e outros não.

Após algumas pesquisas, eu percebi que o Hardware do computador é mais propício a erros se utilizado com frequência, mas... o fato de ligar e desliga-lo à todo momento pode acarretar em mal funcionamento.

Vejam este artigo que diz ser um guia definitivo sobre o assunto: http://www.kbaus.com/2014/02/e-melhor-carregar-celular-desligado-ou-ligado.html

Eu li e concordo com muita coisa dita, à não ser o fato de que eles dizem que não compença cuidar muito da vida útil dos componentes, pois à longo prazo seria inviável pelo hardware que deveria sofrer um upgrade forçado para acompanhar a tecnologia.

Mas e se eu quiser usar o computador por 50 anos e passar para meus netos ? rsrsr
+2 votos
1º- nao tem problema nenhum o pc ficar ligado deste jeito que voce esta fazendo, na verdade o pc é feito para ficar ligado direto tenho um servidor aqui que esta ligado direto há 1 ano e meio, so parou uma vez porque faltou luz por muito tempo e o nobreak nao consegui segurar. mas isso tem um contra a placa e as peças do seu pc principalmente a fonte tem que ser de boa qualidade nao adianta querer que uma maquina com peças do paraguai fique funcionando direto, pois vai parar de funcionar rapidinho.

2º - as peças de qualquer computador são medidas em horas vida. que dizer a vida util de todo pc e medida em horas com isso desligando ele tecnicamente, vai durar mais tempo!
respondida 9 anos atrás por Rekztem PhD (21,797 pontos)
+2 votos
Isso é pessoal. Eu nunca desligo meu computador e nunca tive problemas com isso, só desligo quando vou fazer alguma limpeza interna ou troca de componentes.
A pessoas que preferem desligar o computador toda vez que sai da frente dele também não a problemas, esperando pelo menos uns 20 segundos para o HD parar.  Desliga-lo é bom ate para economia de energia não por problemas de hardware.

Como vc faz é tranqüilo não a mal nenhum.
respondida 9 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,076 pontos)
0 votos
Há divergências. Sempre desligo o meu quando vou ficar mais de uma hora sem usá-lo. Nunca tive problemas. Não vejo necessidade de gastar luz desnecessariamente.
Outros acham que diminui a vida média do pc se você desligá-lo com frequencia. Não vejo assim
respondida 9 anos atrás por ALCB Mestre (5,407 pontos)
0 votos
Não há problema algum em mante-lo ligado, mas pode correr o risco de queda de energia e desligamento inesperado acarretando assim problemas no futuro, e redução na vida util de hardware por aquecimento caso seu pc não tenha uma boa refrigeração, desligar também não tem problema desde que seja feito corretamente...
Eu uso a hibernação que em minha opinião é o melhor a ser feito,  o modo de hibernação é parecido com o modo de desligar, porém com uma diferença: qualquer programa que tenha aberto, como jogos e outros, quando ligar novamente o computador, irão aparecer tal e qual quando desligou seu computador.
 Este processo desliga o computador por completo, Poupa mais energia do que o modo de suspensao que apenas desactiva o monitor e outros periféricos, nao desligando o computador completamente.
Mas leia o tópico muito bom do baixaki/tecmundo para que vc tenha uma ideia melhor...

http://www.tecmundo.com.br/fonte/1089-desligar-ou-nao-o-computador-.htm

espero ter ajudado!
respondida 9 anos atrás por Ademilson Mestre (7,319 pontos)
Editado 9 anos atrás por Ademilson
0 votos
Se você está em sua casa,e liga o PC usa ele por 2horas ou mais e permanece em casa mais o deixa lá ligado,creio não haver problema pois,ficar ligando e desligando o PC,a cada hora que você quiser usa-lo ai sim é prejudicial,mas lembre-se só deixe ligado se caso,fique em sua casa e não deixe o mesmo ligado caso,você vá sair e etc.
respondida 9 anos atrás por AndréMoutinho Doutor (8,762 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+7 votos
12 respostas
+5 votos
5 respostas
+5 votos
6 respostas