menu search
brightness_auto
more_vert
A Intel lançou hoje a família Core i7-3000 de processadores, codinome "Sandy Bridge-E". Dois modelos foram lançados, o Core i7-3960X Extreme Edition e o Core i7-3930K, com um terceiro modelo (Core i7-3820) programado para 2012.

Com isso gostaria de saber como fica esta atitude, cada dia sai novos processadores, mas os modelos sempre estão pedindo soquetes diferentes, não está mais sendo igual foi a era do soquete 775, onde os processadores eram feitos em cima da plataforma possibilitando assim as pessoas fazerem um UP do processador sem precisar trocar a placa mãe, mas agora a cada dia isso tem ido por agua abaixo. Será que essa atitude que esta sendo feita pelos fabricantes no caso a Intel, não estaria diminuindo de certa forma o próprio mercado? Porque quem comprou atualmente um computador completo com core I5, por exemplo, na grande maioria já não terá condições de fazer um UP no processador para um dos processadores que citei acima a não ser que compre outra placa mãe. Será que vai chegar o momento de termos outro soquete que irá durar tanto tempo como o 775? E que será trabalhado todos os novos processadores em cima do mesmo soquete? Como foi os processadores Core™2 Duo, Core™2 Extreme, Pentium® D e muitos outros?
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

6 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
Processadores sockets LGA 2011 vem para substituir os atuais 1366, ou seja são processadores de alto desempenho e diretamente não interfere de maneira alguma na venda de componentes e upgrades já que os processadores de socket 1366 já eram limitados desde seu lançamento ( já que sockets como este só possuem I7). No caso dos I5 e I7 1156 ai já é outra coisa realmente a chegada dos 1155 quebrou o gosto do Upgrade apesar que tudo depende da usabilidade do Usuário ao meu ver ainda vale muito a pena no quesito custo beneficio para quem já possui processadores socket 1156 realizar um up para um I7.

Um I7 1155 não concorre espaço no mercado com a nova tecnologia Sandy Bridge-E pois como já citei são processadores de alto desempenho. Na época do socket 775 não tinha-mos tamanha evolução entre um processador e outro podendo-se assim se manterem com a mesma arquitetura.
Para quem pretende montar uma nova maquina deve se atentar a qual finalidade será a maquina e assim escolher seu socket a qual ira satisfaze-lo melhor ou se não realmente sentirá arrependimentos futuros.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Concordo plenamente com você, ainda acho uma "falta de respeito" com o consumidor. Mas no entanto temos que pensar pelos dois lados. O ano de 2010 e 2011 foi um ano de descobrimentos, Consegui-se inovar muito na área de informática, para tanto, vemos os poderosos tablets e smartphones. A intel tem uma grande carta na manga, seu consumidores fiéis, nós? gamers? não! a grande indústria de servidores e de uso profissional. Eles é quem fazer o "UP" em suas máquinas sem mesmo pensar duas vezes, sempre querendo algo mais rápido, onde seu trabalho seja poupado por tempo, mesmo que isso signifique a troca total do computador.
A única empresa que "conseguiu" por acidente manter (nos dias de hoje) está sendo a AMD, mas isso por falta de verba e profissionais mais capacitados, acredito que se tivessem mais poder, como a intel, não pensariam duas vezes em atualizar seus produtos.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
realmente os processadores mudam muito de socket, mas é o seguinte... para que novas tecnologias sejam aplicadas, novas funções e etc... é necessario que ocorram mudanças na 'arquitetura' dos processadores, assim os sockets' mudam periodicamente para que essas melhorias possam ser aplicadas, pois cada pino do processador tem uma função!

nos pensamos que as empresas fazem isso para nos sacanear... bom, elas sacaneiam no preço, principalmente Intel. mas para cada mudança feita no Die é necessario muita pesquisa e muito estudo por parte dos engenheiros, eles não se dariam a tanto trabalho apenas para 'ferrar' o consumidor
eu me formei a 3 anos em Engenharia da Computação, mas até mesmo quem tem um curso de montagem e manutenção sabe dessas coisas!

quem acha uma falta de respeito ou acha que é apenas para que o consumidor se veja atraido pela novidade e se obrigue a trocar todo o hardware, digo uma coisa, ninguem é obrigado a acompanhar todos os avanços da informatica.
seria impossivel colocar uma gpu dentro de um lga775, ou imagine um 478 com 4 nucleos, só se fosse de 300mhz cada!!
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Eu tenho o meu lga 775 com intel core2quad, 8GB de memoria ddr3 , monitor touch 22" e windows 8 e não sinto necessidade de trocar de placa mãe tão cedo. Tenho programas e jogos pesados e roda tudo perfeitamente bem, executando vários programas ao mesmo tempo e o pc não trava nunca.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Não justifica dizer que isso é uma coisa normal quando se trata de avanço tecnológico...
Que avanço tem em diminuir 1 PINO em um socket? e se aumentasse, teria avanço também,? rs.
Essa mudançça afoi apenas para não haver compatibilidade, só isso.
A Intel fez sim isso de sacanagem, porque sabe que seus clientes são um bando de otários que compram tudo que eles lançam.
Eles poderia sim ter lançado essa nova linha de processadores para o 1556.
No LGA775 tinhamos placas mãe que suportava Dual cores, C2D e C2Q ao mesmo tempo. Então, apenas uma mudançazinha, que nem se compara à evolução entre um Pentium D Dual Core e um Core 2 Quad, NUNCA vai ser desculpa para mudar de socket.
Ao que eu vejo, a maioria das pessoas que sempre buscam ter máquinas de alto desempenho mudaram de socket, infelizmente.
Com certeza eles vão fazer isso novamente, já que fizeram e deu certo.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
é uma meleca isso tudo  ,  eles querem empurrar a pl. mãe de qq jeito   , sem noção  .
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...