Assim como os S.O. existentes para computadores, devemos levar em conta o perfil do usuário na hora da escolha de um celular ou
smartphones, pois as opções são muitas e cada uma se destina a um tipo de público específico, ou nicho de mercado.
O Symbian começou como um consórcio de várias empresas como Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic, hoje pertence a Nokia, que adquiriu maior parte de suas ações 2008. Apesar de ter sofrido muito com a concorrência acirrada do iOS e do Android, ele ainda se mantem vivo, mas o peso da idade do sistema é evidente, muito pouco se tem feito ao sistema nos últimos anos, a sensação que se tem ao utiliza-lo é que o sistema ficou parado no tempo lá da década de 90 e isso fez sua participação de mercado cair em alguns países. O desenvolvimento do sistema ainda continua, mas nao se sabe muito bem quais sao os planos da Nokia pra ele, uma vez que nem a Nokia sabe o futuro que a empresa vai tomar em meio a tantas mudanças de plataforma que ela vem adotando ultimamente, cancelando produtos com o MeeGo, uma fusão de dois sistemas Linux - o Moblin pertencente a Intel e o Maemo que pertence a Nokia que ainda estava em desenvolvimento. A empresa foi motivo recente de muita noticia e boatos ao tomar a decisão por muitos especilistas considerada equivocada e errada ao firmar parceria com a Microsoft que tenta desesperadamente voltar ao mercado mobile com o seu novo sistema Windows Phone 7.
O Windows Mobile foi utilizado em dispositivos com ou sem capacidade de telefonia conhecidos como Smartphones e Pocket PC respectivamente. Durante muito tempo o sistema teve um certo prestígio no meio corporativo.
Vendo sua participação de mercado ruir a passos largos diante do
avanço do iOS e Android a Microsoft decidiu se mexer e partiu para reestrutuaração de sua plataforma mobile criando do zero o Windows Phone 7 que traz muitas caracteristicas da interface Metro do seu dispositivo multimedia o Player Microsoft Zune.
Lancado recentemente o WP7 encantou muita gente, esse novo sistema é focado no mercado consumidor e não no corporativo, concorrendo direramente com dispositivos Apple e Android.
Os smartphones da RIM e sua linha BlackBerry praticamente definiu o conceito dos smatphones. Nesses aparelhos, pode-se configurar qualquer conta de e-mail, suportando e-mails com anexos permite a visualização em programas e formatos de texto e imagem, como Word, Excel, PDF, BMP, JPG entre outros, atendendo às principais plataformas de e-mail corporativo como o Microsoft Exchange, IBM Lotus Domino e Novell GroupWise e pode ser personalizada para atender às necessidades de um único usuário ou de uma empresa inteira.
O iOS é o sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvido
originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV, sendo de linceça proprietaria só roda em dispositivos percententes a marca da maçã. Quando foi apresentado em 2007 junto com o iPhone original, surpreendeu o mundo e foi notícia durante meses na imprensa que o descreveu como sendo revolucionário, e de fato o foi, pois nunca um dispositivo touch-screen tornou tão facil a interação do dispositivo/sistema de forma simples, rápida e transparente ao usuário. Além de contar com o tradicional design matador dos produtos Apple e do hardware de primeira hoje os dispositivos que rodam o iOS possui milhões de aplicações batizadas por Steve Jobs de "apps", desenvolvidas especificamente para cada um deles.
O Android adquiro em 2005 pela gigante de buscas Google da Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California. O primeiro smatphone lançado com o S.O. foi o HTC Dream em 2008, desde então viu sua participação de mercado aumentar de maneira vertiginosa. Uma curiosidade é que cada versão do sistema possui o nome de um sobremesa, e são elas: 1.5-Cupcake, 1.6-Donut, 2.1-Eclair, 2.2-FroYo, 2.3-Gingerbread, 3.0-Honeycomb, sendo esta ultima desenvolvida especificamente pra Tablets.
Outro sistema pouco conhecido é o Brew MP (Brew Mobile Platform) desenvolvido pela Qualcomm, fabricante de chips Arm para smartphones dentre eles o mais famoso é o Snapdragon. O foco deste sistema é o usuário médio, ele mistura elementos dos smartphones, mais com soluções básicas para celulares comuns oferecendo acesso rápido às redes sociais e facilidade de uso.