menu search
brightness_auto
more_vert
Uma dúvida meio anormal, mais tenho muita curiosidade à esse respeito, comecei com essas dúvidas quando comecei a "fuçar" no registro do Windows (XP, Vista e 7).

Enfim, meu software e S.O. usufrui de toda a capacidade do meu hardware ?
thumb_up_off_alt 4 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

5 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
sim amigo hoje os O.S. trabalham de acordo com a necessidade quando necessita de pouco usa pouco quando necessita de um uso full ai sim é feito
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
"Fuçando" no regedit vejo muitas chaves com limitações de tempo, tipo em uma DWORD responsável pelo tempo de desligamento por padrão o Windows utiliza o valor 200000, várias e várias outras chaves possui um certo tempo, por isso que computadores mesmo com configurações de hardware diferente muitas vezes executam com o mesmo tempo determinadas tarefas ?
more_vert
Tecnicamente sim, mais isso são configurações, ele da o start do comando no tempo programado, mas outros serviços interferem nesse tempo, como programas executados em segundo plano e etc. Mais de toda maneira é isso que faz o sistema se comportar de maneira semelhante em hardwares diferentes, mais em hardwares mais poderosos esses tempos (comandos) são executados com mais precisão, pois o hardware consegue finalizar ou executar os processos necessários com maior agilidade.
more_vert
Agora sim cheguei a uma resposta precisa, talvez porque não soube formular a pergunta, grato à todos.
more_vert
Não se seu hardware atende os requisitos necessários para rodar o SO, agora se vc tem um hardware com pouca capacidade e esta rodando um SO mais pesado, ai sim vc estará gastando recursos que sua maquina não possui.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
A pergunta é um pouco mais complexa, acho que não fui tão claro ao perguntar, gostaria de saber de softwares e S.O.´s são feitos para exigir de toda a capacidade do hardware, um exemplo fiz uns teste em duas máquinas apenas com boot, desligamento e algumas tarefas do sistema (Windows 7 x64),

Primeira máquina: Pentium D 945 3.4 GHz, 4 Gb de RAM, 160 Gb HD, Radeon HD 4670.

Segunda máquina: Core 2 Quad Q6600 2.4 Ghz, 4 Gb de RAM, 160 Gb HD, Radeon HD 4670.

Os dois executaram as tarefas no mesmo tempo, penso eu que existe alguma limitação no sistema operacional.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Entendi agora, na verdade sim desde o Windows Vista pra ca o sistemas começaram ate uma melhor otimização e principalmente usam melhor os nucléos dos processadores e a multi tarefa, neste seu teste a diferença esta em que um é um quadcore e o outro single core, para vc sentir a diferença de desempenho não se da apenas pelo SO e sim pelo programas que vc utiliza, muitos programas ainda não usam todos os nucléos de um processador.

(por padrão o win 7 utiliza os 4 nucléos na hora do boot) vc teria que ter uma diferença, mais é questão de segundos.
more_vert
Entendi, "fuçando" no registro do S.O. percebo que muitas tarefas são executadas por um tempo determinado, pode ser isso então que fez com as duas máquinas levaram o mesmo tempo de execução principalmente o boot.
more_vert
Vc pode otimizar este tempo tirando alguns programas que não tem necessidade de iniciarem com o sistema, como o windows live messenger (vc tira o mesmo pelo painel de controle do msn), e outros programas vc tira indo no menu inicial, digita msconfig (enter) na aba programas de inicialização, vc desmarca o que não for util, deixando praticamente só o SO e antivirus.
more_vert
Sim, registro do S.O. ao qual me refiro é o regedit, tem uma série de tarefas com tempos determinado.
more_vert
No Regedit eu não mexeria, pois leva meses sendo testado  pela Microsoft esses complementos para que possam da a estabilidade ideal para o sistema operacional,se vc altera um desses valores ou desliga algo ante da hora isso pode acarretar uma perda de estabilidade.
more_vert
Não existe limitação. Antigamente, quando só havia o Xp ainda, até existia um mito de que tínhamos que habilitar todos os nucleos do processador dos novos então dual core, para que o windows utilizasse todos os núcleos, e muitos fizeram isto, mas depois ficou provado que era apenas um mito. O que vc deve sempre estar atento é em procurar formas de otimizar o sistema, sempre ao instalar qualquer programa, execute o ccleaner e desabilite ele da inicialização do windows, faça limpezas periódicas, limpe o registro, tudo pelo ccleaner. Pode-se também desabilitar alguns serviços do windows que nunca usamos, como acesso remoto, envio de relatórios de erros á microsoft, serviços de redes (procure sobre otimização do windows). Também é normal um sistema recem instalado dar o boot e desligar bem mais rapido do que um windows com anos de estrada e registro já lento, com tantos programas instalados e desinstalados, o que deve ser o caso do seu teste.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Tendo um hardware sem muitas capacidades e que o desempenho seja baixo,se por um S.O,que exija recusos e seja pesado,sim ele irá usufruir e muito do seu micro.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...