menu search
brightness_auto
more_vert
Vejo frequentemente aqui no Guia do PC, em sites por aí, em revistas especializadas, em jornais, em livros, a referência à potência de determinados componentes, ou equipamento eletrônico, em "Watts reais" e não faço a menor idéia do que eles querem dizer com isso.
Só para adiantar, para mim, "Watt real" não existe.
Existe o Watt, símbolo W, medida de potência, equivalente ao C.V. ou ao HP, da mecânica, mas não esse tal de "Watt real".
Pouco se vê hoje em dia, mas há uns dois ou tres anos era comum
ver-se em vitrines de lojas de eletrodomésticos, na descrição das
características de algum equipamento, comumente, amplificadores de som, algo semelhante a isto:
10000 Watts p.m.p.o.
Vendedor algum sabia explicar o significado dessa coisa, mas, procurando atentamente, geralmente na tampa traseira do equipamento via-se a potência, desta vez "real", digamos algo
em torno de  60 Watts.
Cheguei a ver equipamento anunciar 20000 Watts p.mp.o., algo que corresponderia a 27 HP, potência máxima tipicamente desenvolvida pelos motores de motocicletas de 300 CC.
thumb_up_off_alt 6 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

6 Respostas

more_vert
Eles costumam chamar de "watts reais" os Watts RMS, que é a medida real da potência de um aparelho sonoro. Veja que muitos aparelhos importados vem escritos Watts PMPO e Watts RMS, que geralmente são esses valores mais baixos.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Marcelo:
Parece que o que eles fazem é escrever "potência em Watts reais" em vez de "potência real em Watts" que é o correto.
"Watts RMS" é outra coisa do mesmo tipo. RMS é o acrônimo de
"Root Main Square", quer dizer, Raiz Média Quadrática, ou seja, quando você faz um gráfico, em coordenadas Cartesianas, para obter a potência de um dispositivo, usa o eixo X para a corrente e o Y para a tensão, visto que potência é o produto corrente X tensão, mas isto, em corrente contínua.
Já na saída de um equipamento qualquer de som, analógico é claro, temos uma corrente alternada muito variável,
uma senóide que varia em correspondência à membrana sensível do microfone que se usou para gravar os sons. Aí, para calcular
o produto corrente X tensão e obter a potência entregue usam
a chamada raiz quadrática média, com o que se obtêm, aproximadamente, a potência real.
more_vert
Vcs estão embolando uma coisa com outra, a expressão Watts Real não se da para potência sonora e sim para potência elétrica, a  expressão é usada muito em fontes, para comparar uma fonte genérica com fonte real (uma fonte que da a potência nominal). A potência real de um equipamento de audio se da pelo RMS, PMPO era mais um calculo usado pelos fabricantes e a referencia costumava-se bem erradas, via diversos parelhos com 2000w pmpo que não tinham nem 700rms em quanto outros com 1000w pmpo que tinham 750RMS, nem os fabricantes tinham um padrão para isso.
E mesmo que venha a usar a expressão watts real para equipamentos de som tem que levar em consideração o RMS e não o PMPO.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
O termo "watts reais" é mais usado para indicar a potência de fontes de alimentação de Pcs e realmente ele não deveria existir, mas ele se torna necessário por causa da safadeza de alguns fabricantes de fontes genéricas. Watts Reais numa fonte de alimentação, nada mais é do que a potência aferida realmente entregue, ou seja não é porque uma fonte diz ser de 400 W que ela entrega toda essa potência, se for uma fonte genérica, provavelmente vai entregar a metade desse valor. Ou seja, não dá pra confiar nas etiquetas das fontes, mesmo que indique ser a potência real, mas é uma boa se basear em testes feitos em sites especializados como o Clube do Hardware, inclusive a maioria dos fabricantes nacionais de fontes de alimentação são classificados como produtos bomba (literalmente). Há uma forma simples de calcular a potência aproximada (Watts reais) de uma fonte genérica, basta usar a fórmula [(corrente na linha +12V) em amperes] x 12 + 40 W. Mas como não dá pra confiar nas etiquetas, somente com testes específicos para se ter certeza, além de outros fatores como potência de pico, eficiência, pfc ativo, proteções de curto circuito, refrigeração, etc.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Caros amigos, a minha indignação é pelo seguinte:
Os fabricantes entraram na onda de escrever na embalagem de suas
fontes, a potência erradamente expressa em "Watts Reais" em lugar de
"Watts" apenas, que é o correto. Quando alguém, à procura de uma boa
fonte para o seu computador vê algo impresso na embalagem, assim como "300 Watts Reais" por exemplo, encanta-se e nem leva em consideração se ao seu lado existir outra fonte que tem impresso
"300 Watts", levando a primeira, que nem sempre é a melhor das duas.
A denominação errônea sobrepuja a verdadeira, invertendo valores.
O que mais aproxima-se da verdade seria vir algo escrito na
embalagem da seguinte forma:
"Fonte de Alimentação para computadores, com capacidade máxima de entrega de 300 Watts de potência, em serviço contínuo".
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Pois é caro amigo, esses fornecedores são um bando de safados mesmo e não podemos confiar, agora, como eles já sabem que o consumidor sempre opta pela frase "watts reais" muitos deles rotulam suas fontes genéricas como sendo watts reais, o que pode ser uma bomba literalmente, podendo provocar curtos e riscos de explosões. Mas quem quiser ter certeza mesmo da qualidade de uma fonte aqui no Brasil, dá um pulinho lá no site do clube do hardware que eles são especializados em testes de fontes de alimentação, além disso uma boa fonte de alimentação agora leva a classificação 80 plus gold e platinum e tem uma eficiência acima de 85% E a sua dúvida é a mesma que a dos Hds, porquê os fabricantes, quando dizem que um Hd têm 500 Gb, quando instalamos no pc ele só tem 450 Gb? Deveria haver uma lei para proibir essas injustiças. Daqui a pouco, falta inventar o termo 500 Gb de "capacidade real"
more_vert
BMWBSP Vc não acha que vc tá querendo que a mesma venha com um termo muito técnico? Essa expressão watts reais foi feita exatamente para facilitar a compreensão, hoje em dia a maioria do fabricantes de ponta poem em seus anuncios fontes com watts reais, quanto as genéricas nem ousam.

Quanto aos HDs esse fato já foi muito discutido aqui, para os fabricantes 1Gb corresponde a 1000Mb fechados, mais para o sistema operacional 1Gb corresponde a 1024Mb, sem falar que o padrão da formatação usado ocupado espaço em disco, somando a diferença de 24Mb por Gb mais o espaço da formatação (sim ela causa um gasto no disco) da a diferença. Um HD de 500Gb tem em media 465Gb.
more_vert
amigo depende existe dois tipos o de watts, o consumo por hora de um eqquipamento qualquer e sobre a potencia do som o calculo é feito assim:

primeiro precisamos de multímetro, um CD de áudio com freqüência fixa em 1.000 Hz, com seu ganho ao máximo sem distorçoes, mede –se com o multímetro a voltagem no canal de saída do amplificadorse der como exemplo 50 Volts. deve-se saber tambem a impedancia do seu auto falante aqui usaremos como padrao 2 homs

Precisaremos primeiro calcular a voltagem rms , que é dado pela fórmula:
Voltagem RMS = Voltagem / 1,41 Volt. RMS = 50/1,41 Volt. RMS = 35,46 VRMS

Potência = voltagem RMS ao quadrado / impedância
Potencia RMS=35,46 ao quadrado / 2 Potencia RMS = 1.257,41/2
Potencia RMS = 628,70 WRMS.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Amigo Rekztem:
Você usou um tremendo cálculo e chegou a um resultado que,
justamente era o que eu gostaria de evitar.
A sua resposta
[Potencia RMS = 628,70 WRMS.]
contem o termo WRMS que não é um símbolo de potência.
Como eu disse anteriormente, potência é medida em Watt
cujo símbolo é W simplesmente.
Você tem visto ultimamente na descrição das características, a potência de motores de caminhão da marca Scania?
Eles vem com algo expresso assim como:
"Potência 270 KW"
ou seja, duzentos e setenta quilowatts, o que está certo.
A potência de um equipamento elétrico ou eletrônico,
mede-se também em Watt.
more_vert
Watts Reais são nada mais nada menos ,do que uma denominação,não leve a ferro e a fogo os tais watts reais.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...