Voce perguntou quais das 10 heurísticas de Nielsen são as mais importantes?
Minha resposta todas!Pois desses princípios básicos de concepção e que fazem os sites serem "Intuitivos e lógicos!".
As Heurísticas de Nielsen
São o que poderíamos chamar de "bons princípios de usabilidade", diretivas gerais que podem nortear tanto o desenvolvimento e design do aplicativo quanto a sua avaliação. Existem vários conjuntos de heurísticas, mas o que é mais usado nos ambientes acadêmico e empresarial é o conjunto de heurísticas de Jakob Nielsen, exposto em sua obra, o livro Usability Engineering.
Para quem quiser saber mais! Link do livro:
http://books.google.com.br/books?id=95As2OF67f0C&printsec=frontcover&dq=usability+engineering+nielsen&source=bl&ots=38HGAqcwXw&sig=jCaPFvsPq1skZoFpZHX6r952i_s&hl=pt-BR&ei=Aj90TfCeA4L48Aax4Pm_Dw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
1) Feedback
O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo.
10 segundos é o limite para manter a atenção do usuário focalizada no diálogo.
2) Falar a linguagem do usuário
A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. As informações devem ser organizadas conforme o modelo mental do usuário.
3) Saídas claramente demarcadas
O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior.
4) Consistência
Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito.
A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.
5) Prevenir erros
Evitar situações de erro.
Conhecer as situações que mais provocam erros e modificar a interface para que estes erros não ocorram.
6) Minimizar a sobrecarga de memória do usuário
O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico.
7) Atalhos
Para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente.
Abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, função de volta em sistemas hipertexto.
Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal.
8) Diálogos simples e naturais
Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.
A seqüência da interação e o acesso aos objetos e operações devem ser compatíveis com o modo pelo qual o usuário realiza suas tarefas.
9) Boas mensagens de erro
Linguagem clara e sem códigos.
Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema.
Não devem culpar ou intimidar o usuário.
10) Ajuda e documentação
O ideal é que um software seja tão fácil de usar (intuitivo) que não necessite de ajuda ou documentação.
Se for necessária a ajuda deve estar facilmente acessível on-line.
Espero ter ajudado.