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Quais das 10 heurísticas de Nielsen são as mais importantes?

+14 votos
1. Visibilidade de Status do Sistema
2.Relacionamento entre a interface do sistema e o mundo real
3. Liberdade e controle do usuário
4. Consistência
5. Prevenção de erros
6. Reconhecimento ao invés de lembrança
7. Flexibilidade e eficiência de uso
8. Estética e design minimalista
9. Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e sanar erros
10. Ajuda e documentação

Estou aplicando elas nos metodos de pesquisa da wikipedia, gostaria de opiniões. Se fosse escolher 5 ou 6 mais importantes   dessas regras, quais seriam?
perguntado 10 anos atrás em Windows por anônimo

5 Respostas

+3 votos
 
Melhor resposta
2.Relacionamento entre a interface do sistema e o mundo real
 Ou não usar palavras de sistema, que não fazem sentido pro usuário. Toda a comunicação do sistema precisa ser contextualizada ao usuário, e ser coerente com o chamado modelo mental do usuário.
4. Consistência
 Fale a mesma língua o tempo todo, e nunca identifique uma mesma ação com ícones ou palavras diferentes. Trate coisas similares, da mesma maneira, facilitando a identificação do usuário.
6. Reconhecimento ao invés de lembrança
 Evite acionar a memória do usuário o tempo inteiro, fazendo com que cada ação precise ser revista mentalmente antes de ser executada. Permita que a interface ofereça ajuda contextual, e informações capazes de orientar as ações do usuário – ou seja – que o sistema dialogue com o usuário.
7. Flexibilidade e eficiência de uso
 O sistema precisa ser fácil para usuários leigos, mas flexível o bastante para se tornar ágil à usuários avançados. Essa flexibilidade pode ser conseguida com a permissão de teclas de atalhos, por exemplo. No caso de websites, uso de máscaras e navegação com tab em formulários são outros exemplos.
8. Estética e design minimalista
 Evite que os textos e o design fale mais do que o usuário necessita saber. Os “diálogos” do sistema precisam ser simples, diretos e naturais, presentes nos momentos em que são necessários.
9. Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e sanar erros
 As mensagens de erro do sistema devem possuir uma redação simples e clara que ao invés de intimidar o usuário com o erro, indique uma saída construtiva ou possível solução.

10. Ajuda e documentação
Um bom design deveria evitar ao máximo à necessidade de ajuda na utilização do sistema. Ainda assim, um bom conjunto de documentação e ajuda deve ser utilizado para orientar o usuário em caso de dúvida. Deve ser visível, facilmente acessada, e com oferecer uma ferramenta de busca na ajuda.
Fonte: http://www.tidbits.com.br/as-10-heuristicas-de-usabilidade-do-nielsen
respondida 10 anos atrás por ALCB Mestre (5,407 pontos)
Rapaz! Este Guia do PC Respostas faz você estudar. E isto é ótimo.
Eu nunca tinha ouvido falar nestas tais 10 heurísticas de Nielsen! Fui pesquisar e acabei fazendo minhas escolhas. Parabéns pela pergunta e a fórmula genial do Guia do PC em nos colocar para estudar! O site continua objetivo e direto, sem discussões desnecessárias, ajudando-nos rapidamente. Que continue assim!
+4 votos
Realizei esta pergunta pois irei aplica-las nos dois métodos de pesquisa que a Wikipédia fornece: WIKIPEDIA NAVEGUE e CATEGORIA CONTEUDO. Claro que todas as heuristicas sao importantes e fundamentais. pode ocorrer que dependendo em que elas forem aplicadas, algumas tonam-se dispensaveis.
Mas irei aplicar todas elas nos métodos.
Obrigado pelas respostas.
Alias, vcs conhecem esses métodos da wikipédia?
São bem interessantes
respondida 10 anos atrás por anônimo
+1 voto
Voce perguntou quais das 10 heurísticas de Nielsen são as mais importantes?
Minha resposta todas!Pois desses princípios básicos de concepção e que fazem os sites serem "Intuitivos e lógicos!".
As Heurísticas de Nielsen

São o que poderíamos chamar de "bons princípios de usabilidade", diretivas gerais que podem nortear tanto o desenvolvimento e design do aplicativo quanto a sua avaliação. Existem vários conjuntos de heurísticas, mas o que é mais usado nos ambientes acadêmico e empresarial é o conjunto de heurísticas de Jakob Nielsen, exposto em sua obra, o livro Usability Engineering.

Para quem quiser saber mais! Link do livro:
http://books.google.com.br/books?id=95As2OF67f0C&printsec=frontcover&dq=usability+engineering+nielsen&source=bl&ots=38HGAqcwXw&sig=jCaPFvsPq1skZoFpZHX6r952i_s&hl=pt-BR&ei=Aj90TfCeA4L48Aax4Pm_Dw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false

1) Feedback
O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo.
10 segundos é o limite para manter a atenção do usuário focalizada no diálogo.
2) Falar a linguagem do usuário
A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. As informações devem ser organizadas conforme o modelo mental do usuário.
3) Saídas claramente demarcadas
O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior.
4) Consistência
Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito.
A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.
5) Prevenir erros
Evitar situações de erro.
Conhecer as situações que mais provocam erros e modificar a interface para que estes erros não ocorram.
6) Minimizar a sobrecarga de memória do usuário
O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico.
7) Atalhos
Para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente.
Abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, função de volta em sistemas hipertexto.
Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal.
8) Diálogos simples e naturais
Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.
A seqüência da interação e o acesso aos objetos e operações devem ser compatíveis com o modo pelo qual o usuário realiza suas tarefas.
9) Boas mensagens de erro
Linguagem clara e sem códigos.
Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema.
Não devem culpar ou intimidar o usuário.
10) Ajuda e documentação
O ideal é que um software seja tão fácil de usar (intuitivo) que não necessite de ajuda ou documentação.
Se for necessária a ajuda deve estar facilmente acessível on-line.

Espero ter ajudado.
respondida 10 anos atrás por Luna Doutor (11,670 pontos)
0 votos
o que ocorre é o fato dos seres humanos serem muito diferentes entre si torna a usabilidade algo extremamente difícil de ser desenvolvido para que atenda todos os usuários, principalmente quando se trata de sistemas web que podem ser acessados de qualquer parte do mundo envolvendo culturas totalmente diferentes. Sites de pesquisas como o WIKIPÉDIA, são exemplos de aplicativos utilizado mundialmente e que necessita de uma usabilidade viável para atender as necessidades dos usuários. E aplicar as regras de Nilsen neste site, é algo extremamente importante.
respondida 9 anos atrás por fellippe Novato (30 pontos)
0 votos
I'll bet younger <a href="http://llcflfags.com">pepole</a> phone text far more than older folks. I have sent about 4 phone text messages in the last 5 years and three were from my desktop computer.I can talk a lot faster than trying to type a message on a numerical keypad.
respondida 7 anos atrás por anônimo

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