admin@guiadopc.com.br
=date("d/m/Y");?>
Guia do PC
Guia do PC
Guia do PC
Respostas
Cadastre-se
Como funciona?
Faça uma pergunta
Perguntas sem respostas
Ranking de usuários
Notícias
Anuncie
Contato
Sobre
Equipe
Mapa do site
Nossa história
Login
Registro
Guia do PC
Sem respostas
Usuários
Faça uma pergunta
Como funciona?
Quais são as melhores formas de backup?
+6
votos
Antigamente eu usava DVDs e CDs para fazer backup dos meus dados. Mais tarde, conforme a quantidade de informação foi aumentando, passei a utilizar pendrives. Hoje em dia hospedo meus arquivos (19GB) na nuvem usando o Dropbox.
Penso muito em segurança, por isso os dados confidenciais na nuvem estão criptografados (AES 256 bits). Mas mesmo assim não estou me sentindo bem com meus arquivos em computadores de terceiros. Uso senhas fortes e cuido da saúde do meu PC, mas mesmo assim fico com um pé atrás...
Então quais seriam as melhores formas de backup na sua opinião?
HDs externos e pen drives de 32GB são seguros, muito eficientes e quando combinados com um software de sincronização parecem ser excelentes formas de backup de dados. Mas o que aconteceria, por exemplo, se minha casa pegar fogo ou entrar um ladrão aqui e roubar meu computador e as mídias externas? Perco tudo para sempre? Embora tudo esteja criptografado, fico sem meus preciosos arquivos para sempre! Ter um backup remoto parece ser a solução, mas, paradoxalmente, dá uma sensação de insegurança.
Fale sobre as suas formas de backup, considerando segurança, integridade dos dados e redundância.
backup
arquivos
segurança
dropbox
internet
perguntado
10 anos
atrás
em
Windows
por
Gabriel Santos
Novato
(
23
pontos)
Editado
10 anos
atrás
por
Gabriel Santos
8 Respostas
0
votos
Melhor resposta
Acredito que o principal você já tem, que é a consciência da importância de se ter o backup, enquanto que muitos não dão a menor importância a esse item. No meu caso, trabalho muito com textos do Word, e já aconteceu de eu perder todos meus arquivos por queima do Hd e ter que digitar quase todos os orçamentos de novo, então foi que aprendi a fazer backups dos dados. Hoje, com o SyncToy e o Gerenciador de Tarefas do windows, faço o backup automático todo dia às 9h00 para o Dropbox e tenho backups de fotos e Imagens do sistema gravado em outro notebook. Também se der pau no windows, posso dar o boot com um live cd de Ubuntu e fazer o backup dos principais dados em rede com o notebook. Acredito que uma boa estratégia, é ter pelo menos 2 backups, sendo um local (em Hds externos ou pendrives) e outro na nuvem, assim, se de alguma maneira você perder o backup físico, terá os seus dados salvos e criptografados na nuvem. Nenhum sistema é livre de falhas, mas se os dados são realmente importantes, é bom termos 2 ou até 3 backups e assim, fica praticamente impossível que eles venham falhar ao mesmo tempo. E sobre a segurança na nuvem, é sempre um risco calculado, mas que temos que nos expor, não tem jeito, já que um backup físico e local, nunca é totalmente seguro, por conta dos ladrões e tragédias.
respondida
10 anos
atrás
por
Elias
Usuário TOP
(
32,364
pontos)
Excelente resposta. Com destaque para "Nenhum sistema é livre de falhas, mas se os dados são realmente importantes, é bom termos 2 ou até 3 backups e assim, fica praticamente impossível que eles venham falhar ao mesmo tempo[...]".
E, como você disse, a segurança na nuvem é um risco calculado. Complementando, basta criptografar o que for confidencial antes de subir para os servidores. Não é preciso ter paranoia quanto ao que não é confidencial, como imagens, textos, instaladores de programas, etc... Para que se estressar demais com segurança? Basta agir com bom senso e seguir em frente.
+1
voto
Faço sempre dois backups do operacional e dos meus arquivos,no próprio pc, lógico que na patiçao que não é do operacional, e uma cópia de segurança no hd externo. Uma vez por semana, ou quando coloco algo importante que não posso perder.
respondida
10 anos
atrás
por
ALCB
Mestre
(
5,407
pontos)
+1
voto
Se voçê que segurança dos arquivos da sua EMPRESA recomendo o seguinte:
Faça um BACKUP dos arquivos, e deixe na propria empresa, guardados a "SETE CHAVES", afinal voçê não vai está na empresa 24h.
SEGUNDO: Faça um BACKUP dos arquivos, e leve para sua casa, guadando a "SETE CHAVES" também, você não vai está 24h na sua casa.
Faça os dois MODOS, a provabilidade de perda de arquivo e muito pouca, a não ser q... sua casa e sua empresa pegue fogo ao mesmo tempo,rsrsr...
Siga essas dicas, aprendir em um livro que falava sobre SEGURANÇA DE DADOS ;
Falou mano, se tiver mais duvidas me manda um e-mail:
ep-santos1@hotmail.com
ai eu mando o nome do livro pra ti; e porq o livro não e meu, e da FACULDADE.
respondida
10 anos
atrás
por
Patrick Santos
Avançado
(
1,920
pontos)
0
votos
Vc quer manter seus dados o mais seguro que poder né isso mesmo? Vc pode mante-los perto de vc com um back-up completo incluindo a imagem do sistema em um HD externo, e vc pode também usar drives na nuvem como o Skydrive que disponibiliza 25GB que para muita gente é o suficiente para aqueles dados que não devem ser perdidos.
Quanto ao Google Drive não recomendo, a Google possui uma péssima política de arquivos que ela mantém em seu servidor, um arquivo seu enviado para la se torna da mesma, sim é isso mesmo, assim que vc aceita as políticas vc esta abrindo mão dos seus arquivos.
Para mim e muitos outros o Dropbox é o serviço em nuvem menos eficiente no quesito segurança, quase sempre surgem noticias de falhas na segurança.
Pra mim a forma mais segura é vc investir em um Hd externo de grande suporte, como um Seagate NAS 220 Black Armor 2TB. Um amigo meu possui duas crianças dessas, parece ate um data center ^^. Quanto a incêndio essas coisa são inevitáveis, se um serviço em nuvem que vc usa pegar fogo nos datas centers? A não ser que vc pague preços exorbitantes, existe empresas especializadas em armazenamento de dados, a empresas que guardam arquivos em data centers em ilhas isoladas.
respondida
10 anos
atrás
por
Maurício Rodrigues
Usuário TOP
(
27,076
pontos)
É claro que essas coisas são inevitáveis, mas a probabilidade de acontecer um incêndio nos servidores e na minha casa ao mesmo tempo é quase zero. Confiar somente em backup locais não é nada seguro.
0
votos
A mais segura e eficiente forma é você ter um HD EXTERNO,pois é mil vezes ao meu modo de ver mais seguro afinal você terá tudo ao seu alcance,sem ter nada online,sem hospedar suas informações em lugares onde possam dar problemas a você mesmo.
respondida
10 anos
atrás
por
AndréMoutinho
Doutor
(
8,762
pontos)
0
votos
Olhe não sou muito fã de nuvem não tenho um hd de rede, de 2Tb que fica cincronizando com o pc diariamente, e também tenho 2hds de 1Tb em raid sendo que um deles é espelho do outro e isso já me salvou uma vez.
respondida
10 anos
atrás
por
Rekztem
PhD
(
21,794
pontos)
0
votos
Cara, eu gosto de fazer backup em HD externo e em nuvem.
Uso para no trabalho o NUV3M que é pago, mas é um preço mega justo (barato), rápido e eficiente.
http://www.nuv3m.net/servicos-computacao-nuvem/backup-online-arquivos-e-dados/
Já em casa, uso as versões free que são de confiança: Drive e Dropbox.
Beijos,
Gio
respondida
8 anos
atrás
por
anônimo
–3
votos
Siga os passos do ALCB
respondida
10 anos
atrás
por
Zanotti
Avançado
(
2,683
pontos)
Editado
10 anos
atrás
por
Zanotti
Que resposta inútil.
Sua resposta
Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Enviar email se minha resposta for selecionada ou comentada
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor,
faça o login
ou
registre-se
.
Perguntas relacionadas
0
votos
1
resposta
Quais são os Programas de Backup melhores/mais utilizados?
perguntado
8 anos
atrás
em
Segurança
por
WiseStorm
Novato
(
39
pontos)
programa
backup
melhor
utilizado
conhecido
+12
votos
12
respostas
Como fazer backup dos favoritos do Google Chrome?
perguntado
11 anos
atrás
em
Windows
por
anônimo
favoritos
chrome
exportar
backup
segurança
+8
votos
11
respostas
um celular dos estados unidos bloquado funciona com as operadoras do brasil?
perguntado
11 anos
atrás
em
Celulares e smartphones
por
anônimo
celular
smartphone
desbloqueio
backup
segurança
+3
votos
4
respostas
Quais são os melhores browser games atualmente?
perguntado
10 anos
atrás
em
Jogos e consoles
por
Léo
Geek
(
818
pontos)
internet
jogos
navegador
+4
votos
8
respostas
Quais são as coisas mais pesadas que se podem fazer em uma conexão de 100 Kbps?
perguntado
10 anos
atrás
em
Internet e serviços
por
Léo
Geek
(
818
pontos)
internet
conexão
velocidade
O Guia do PC utiliza cookies para melhorar sua experiência na nagevação. Saiba mais visitando nossas
políticas de privacidade
. Ao continuar navegando, você aceita nossas condições.
Clique aqui para prosseguir
.