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Antigamente eu usava DVDs e CDs para fazer backup dos meus dados. Mais tarde, conforme a quantidade de informação foi aumentando, passei a utilizar pendrives. Hoje em dia hospedo meus arquivos (19GB) na nuvem usando o Dropbox.

Penso muito em segurança, por isso os dados confidenciais na nuvem estão criptografados (AES 256 bits). Mas mesmo assim não estou me sentindo bem com meus arquivos em computadores de terceiros. Uso senhas fortes e cuido da saúde do meu PC, mas mesmo assim fico com um pé atrás...

Então quais seriam as melhores formas de backup na sua opinião?

HDs externos e pen drives de 32GB são seguros, muito eficientes e quando combinados com um software de sincronização parecem ser excelentes formas de backup de dados. Mas o que aconteceria, por exemplo, se minha casa pegar fogo ou entrar um ladrão aqui e roubar meu computador e as mídias externas? Perco tudo para sempre? Embora tudo esteja criptografado, fico sem meus preciosos arquivos para sempre! Ter um backup remoto parece ser a solução, mas, paradoxalmente, dá uma sensação de insegurança.

Fale sobre as suas formas de backup, considerando segurança, integridade dos dados e redundância.
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8 Respostas

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Melhor resposta
Acredito que o principal você já tem, que é a consciência da importância de se ter o backup, enquanto que muitos não dão a menor importância a esse item. No meu caso, trabalho muito com textos do Word, e já aconteceu de eu perder todos meus arquivos por queima do Hd e ter que digitar quase todos os orçamentos de novo, então foi que aprendi a fazer backups dos dados. Hoje, com o SyncToy e o Gerenciador de Tarefas do windows, faço o backup automático todo dia às 9h00 para o Dropbox e tenho backups de fotos e Imagens do sistema gravado em outro notebook. Também se der pau no windows, posso dar o boot com um live cd de Ubuntu e fazer o backup dos principais dados em rede com o notebook. Acredito que uma boa estratégia, é ter pelo menos 2 backups, sendo um local (em Hds externos ou pendrives) e outro na nuvem, assim, se de alguma maneira você perder o backup físico, terá os seus dados salvos e criptografados na nuvem. Nenhum sistema é livre de falhas, mas se os dados são realmente importantes, é bom termos 2 ou até 3 backups e assim, fica praticamente impossível que eles venham falhar ao mesmo tempo. E sobre a segurança na nuvem, é sempre um risco calculado, mas que temos que nos expor, não tem jeito, já que um backup físico e local, nunca é totalmente seguro, por conta dos ladrões e tragédias.
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Excelente resposta. Com destaque para "Nenhum sistema é livre de falhas, mas se os dados são realmente importantes, é bom termos 2 ou até 3 backups e assim, fica praticamente impossível que eles venham falhar ao mesmo tempo[...]".

E, como você disse, a segurança na nuvem é um risco calculado. Complementando, basta criptografar o que for confidencial antes de subir para os servidores. Não é preciso ter paranoia quanto ao que não é confidencial, como imagens, textos, instaladores de programas, etc... Para que se estressar demais com segurança? Basta agir com bom senso e seguir em frente.
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Faço sempre dois backups do operacional e dos meus arquivos,no próprio pc, lógico que na patiçao que não é do operacional, e uma cópia de segurança no hd externo. Uma vez por semana, ou quando coloco algo importante que não posso perder.
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Se voçê que segurança dos arquivos da sua EMPRESA recomendo o seguinte:
Faça um BACKUP dos arquivos, e deixe na propria empresa, guardados a "SETE CHAVES", afinal voçê não vai está na empresa 24h.
SEGUNDO: Faça um BACKUP dos arquivos, e leve para sua casa, guadando a "SETE CHAVES" também, você não vai está 24h na sua casa.

Faça os dois MODOS, a provabilidade de perda de arquivo e muito pouca, a não ser q... sua casa e sua empresa pegue fogo ao mesmo tempo,rsrsr...

Siga essas dicas, aprendir em um livro que falava sobre SEGURANÇA DE DADOS ;

Falou mano, se tiver mais duvidas me manda um e-mail:
ep-santos1@hotmail.com

ai eu mando o nome do livro pra ti; e porq o livro não e meu, e da FACULDADE.
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Vc quer manter seus dados o mais seguro que poder né isso mesmo? Vc pode mante-los perto de vc com um back-up completo incluindo a imagem do sistema em um HD externo, e vc pode também usar drives na nuvem como o Skydrive que disponibiliza 25GB que para muita gente é o suficiente para aqueles dados que não devem ser perdidos.
Quanto ao Google Drive não recomendo, a Google possui uma péssima política de arquivos que ela mantém em seu servidor, um arquivo seu enviado para la se torna da mesma, sim é isso mesmo, assim que vc aceita as políticas vc esta abrindo mão dos seus arquivos.
Para mim e muitos outros o Dropbox é o serviço em nuvem menos eficiente  no quesito segurança, quase sempre surgem noticias de falhas na segurança.

Pra mim a forma mais segura é vc investir em um Hd externo de grande suporte, como um Seagate NAS 220 Black Armor 2TB. Um amigo meu possui duas crianças dessas, parece ate um data center ^^. Quanto a incêndio essas coisa são inevitáveis, se um serviço em nuvem que vc usa pegar fogo nos datas centers? A não ser que vc pague preços exorbitantes, existe empresas especializadas em armazenamento de dados, a empresas que guardam arquivos em data centers em ilhas isoladas.
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É claro que essas coisas são inevitáveis, mas a probabilidade de acontecer um incêndio nos servidores e na minha casa ao mesmo tempo é quase zero. Confiar somente em backup locais não é nada seguro.
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A mais segura e eficiente forma é você ter um HD EXTERNO,pois é mil vezes ao meu modo de ver mais seguro afinal você terá tudo ao seu alcance,sem ter nada online,sem hospedar suas informações em lugares onde possam dar problemas a você mesmo.
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Olhe não sou muito fã de nuvem não tenho um hd de rede, de 2Tb que fica cincronizando com o pc diariamente, e também tenho 2hds de 1Tb  em raid sendo que um deles é espelho do outro e isso já me salvou uma vez.
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Cara, eu gosto de fazer backup em HD externo e em nuvem.
Uso para no trabalho o NUV3M que é pago, mas é um preço mega justo (barato), rápido e eficiente. http://www.nuv3m.net/servicos-computacao-nuvem/backup-online-arquivos-e-dados/
Já em casa, uso as versões free que são de confiança: Drive e Dropbox.

Beijos,
Gio
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Siga os passos do ALCB
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Que resposta inútil.
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