menu search
brightness_auto
more_vert
Olá, pessoas.
com a entrada de novas  tecnologias, tenho visto em muitos sites\forums de noticias\tecnologias, muitas informaçoes e noticias relacionadas a: cloud computing(processamento e armazenamento na nuvem), mobos soldadas, portabilidade, APUS(gpu e cpu unidas) entre outras coisas...
Veio em minha cabeça e acredito não ser uma duvida exclusivamente minha, pois vi a algum tempo uma pessoa com duvidas parecidas com essa, Será que o fim dos desktops como conhecemos hoje se aproxima? será que daqui a um "futuro proximo" eles serão totalmente desimados? no caso me refiro exclusivamente aos high-end(esses para nós, entusiastas) full tower, GPU,MOBO,CPU,Memo, etc..
Faço essa pergunta, talvez um medo, por eu ser, como talvez muitos de voces, um apaixonado por entusiasmo e casemodder...
E então, pessoal me respondam ai.
Abraços.
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

2 Respostas

more_vert
A venda de PCs está sofrendo uma queda constante e considerável desde a popularização dos tablets, já é o terceiro ano consecutivo que há queda no mercado internacional da venda de computadores desktops e notebooks.

Mas os computadores high-end, montados pelo próprio dono com peças de qualidade e alta performance, continuaram existindo por muito tempo, mas cada vez mais serão mais caros devido ao menor volume de fabricação.

Com certeza estamos vivendo uma fase de mudança no uso da computação em geral, os computadores "normais" estão morrendo e ficarão restritos a pouquíssimas aplicações específicas (autocad, desenvolvimento de software etc) que por enquanto não podem ser desempenhadas confortavelmente em tablets ou smartphones.

Aqui em casa é um exemplo: o único que tem um computador (notebook) sou eu pois trabalho com hospedagem de sites na HospedoVC (hospedovc.com.br) e preciso fazer muita coisa que não é possível em tablets. Mas minha esposa e meu filho não tem mais computadores/notebooks, cada um tem seu tablet. Aliás, eu também tenho pois prefiro usar meu Xoom 2Me para navegar na internet e procurar notícias... :)
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Marcelo.
Obrigado por responder :)

Bom, eu também acho que as vendas deles irá diminuir bem...
Mas, e sobre uma extinção ou um substituição completa dos High-end?
Hipotéticamente, se um dia eles forem completamente substituidos, vc daria quantos anos de vida para eles?
more_vert
Fica difícil prever isso com exatidão, mas a queda das vendas deve continuar caindo nos próximos anos, e a cada ano o percentual vai ser maior, até chegar no ponto em que não existirão em larga escala os PCs como usamos hoje. Acredito que em 10 anos tudo vai mudar.
more_vert
É normal que a venda de Pcs venha caindo, pois antigamente não havia muitas opções e agora há tantas opções, desde notebooks, gadgets sem fim, tablets, smartphones, etc, e coisas novas são lançadas a cada dia, o que acaba seduzindo as pessoas, principalmente pela mobilidade, mas isso não significa que os Desktops vão sumir de vez, eles estarão sempre presentes nas casas das pessoas, no comércio e nas empresas. É o mesmo caso do rádio, da Tv, do papel e do e-mail, que tantas vezes já ouvimos dizer que num "futuro próximo" iriam acabar, mas esse tal futuro nunca chega, ainda bem.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Bom dia Elias.
Obrigado por responder.
Bom, como eu disse acima, sou um apaixonado por eles. HAHA
Então, vc acha que eu posso ficar tranquilo perante a minha duvida, uma vez que essas tecnologias  que eu apresentei em cima são complementação e não um substituto?
abraços.
more_vert
Quando se fala em mercado de PCs, se fala nele como um todo, e isso inclui desktops, notebooks e netbooks (estes já estão mortos oficialmente pelos únicos fabricantes que ainda o faziam).

Eu vejo que a tendência e ter um sistema multimídia para centralizar tudo dentro de casa, fotos, vídeos, documentos etc. Veja que hoje as impressoras Wifi são realidade e dentro de pouco tempo não existirão mais impressoras que utilizem cabos para conexão ao computador.
more_vert
Vc não é o 1º a ficar com essa dúvida. Só neste fórum, vc deve ser a 3ª ou 4ª pessoa a fazer essa pergunta aqui. A sua dúvida é se os high end podem um dia terminar, mas comparativamente, são poucas as pessoas que têm esse prazer de pessoalmente escolher e montar seu próprio Pc, a grande maioria, simplesmente acha mais fácil comprar o Pc pronto nas Casas Bahia ou qualquer loja ou mercado. Como já citei, "eu pessoalmente" acho que o mercado de Pcs não vai terminar tão cedo, eles vão naturalmente se reduzir, por causa dos complementos dos gadgets, etc, mas acabar não, nem daqui a 10, nem 20 anos. Nem muito menos os high end, os entusiastas sempre terão esse prazer de montar sua própria máquina.

Se o poder de processamento dos gadgets e smartphones vão aumentar, tb o mesmo acontecerá com os Pcs. Também não acredito que qualquer serviço de processamento na nuvem vá algum dia suportar todo o processamento requerido dos milhões ou bilhões de gamers do mundo todo, ávidos pelos jogos mais pesados, isso vai continuar à cargo dos Pcs high end, também levaria décadas para melhorar a infraestrutura de internet, etc em todo mundo, têm tantos lugares onde ainda nem há internet ou internet precária. São tantos fatores que contribuem para que o Pc Desktop continue ainda por um bom tempo. Mas, claro que não sou o dono da verdade, essa é apenas a minha opinião.
...