menu search
brightness_auto
more_vert
Gostaria de tirar uma dúvida com os senhores: montei um PC com ubuntu 12.04 x64 para ser meu "servidor" de Downloads Via Torrent, nas seguintes configurações, core 2 duo 1.8 - 3 GB Ram - 1x HD 160GB "Sistema ( / Ext4 + partição extendida + swap 3.1GB)" e tenho mais 3 HDs de 500GB que estão em EXT4, servem mais para armazenamento das coisas que baixo, animes, filmes e séries e programas. E tenho um outro HD de 750GB EXT4 que é exatamente o HD que os Downloads são feitos, somente depois de 100% baixados é que os arquivos vão para os outros HDs de armazenamento, resumindo, o programa bittorrent transmission faz todos os downloads "normalmente 10 downloads simultâneos" no HD de 750GB e depois dos arquivos 100% baixados, cada um vai para o seu local, que são um dos HDs de 500GB.

Agora a dúvida!

É certo usar o FS EXT4 para armazenamento no caso dos HDs de 500GB? ou qual FS é o melhor no caso?

E no caso do HD de 750GB onde tem muita troca de arquivos pequenos, qual FS usar? tem gente que diz que XFS é melhor, outros já falam que para muita troca de arquivos o ReiserFS é melhor, mas dizem que o ReiserFS come muito processamento, com isso fico na dúvida, qual melhor FS no meu caso?

Desde já grato!
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

1 Resposta

more_vert
Particularmente eu entendo que cada tipo tem seus pros e contras, Dependendo dos tamanhos e das quantidades eu digo fique com ext4 mesmo.

O reiserFS pelo que me lembro, trabalha muito bem com arquivos grandes, enquanto o ext3 trabalha melhor com pequenos, entao o ext4 é um fork do ext3 tem todas as vantagens dele e as melhorias que foram adicionadas na casa de petabytes.

Enfim, achei interessante o modo como fez o seu servidor de downloads e acho que ext4 tá de bom tamanho.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...