menu search
brightness_auto
more_vert
Qual a função da Nvram nos coputadores modernos? o que tem escrito lá? é a mesma coisa que a cmos?
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

1 Resposta

more_vert
NVRAM é o acrônimo para Non-Volatile Random Access Memory, traduzindo é: Memória não volátil de acesso aleatório.
É um tipo de memória que não perde seus dados ainda que esteja sem alimentação elétrica.
Em computadores a NVRAM é a memória utilizada para manter os dados do BIOS, utiliza 256 bytes para esse fim.
A NVRAM utiliza um pequeno pacote de 24 ou 28 pinos duplos em linha (DIP) em um circuito integrado, é alimentado pela bateira CMOS da placa mãe.
A NVRAM monitora vários parâmetros do sistema , tais como Ethernet o endereço MAC, número de série , data de fabricação , HOSTID e mantem estes dados a salvo quando o equipamento é deligado.

Diferentes tipos de NVRAM estão disponíveis.

A RAM estática com suporte de bateria usa a tecnologia NVRAM , foi criado para conectar-se a uma bateria recarregável e assim, manter a capacidade de acesso a RAM mesmo quando a energia do sistema é desligada. Esta tecnologia ainda está disponível, mas funciona de forma eficaz apenas por um tempo limitado. A desvantagem é que as baterias ocupam muito espaço, eventualmente, são descarregadas gerando perda de dados.

Memória Flash, é a forma mais conhecida de memória RAM não volátil de hoje, substitui a RAM estática com bateria em muitas aplicações. Ela fornece armazenamento de configuração CMOS , que é mais confiável. A principal desvantagem da memória flash é que suas células não podem suportar muitos ciclos de leitura e escrita.

Magneto resistivo RAM ( MRAM ) , outro tipo de NVRAM , resolve os inconvenientes da memória Flash, e pode suportar um número infinito de ciclos de ler ou escrever .

RAM ferroelétrica ( FeRAM ) ,outro tipo de NVRAM , armazena informações na forma de tensão dentro de um capacitor.

As vantagens da NVRAM são os seguintes:

Proporciona excelente desempenho quando comparado a outros produtos similares.
Suporta aplicações que precisam de rápida leitura ou gravação de operações usando memórias não voláteis , tais como sistemas de travagem antibloqueio e controladores de processamento paralelo para redes locais .
É necessária menos energia (4.5V a 5.5V) para manter uma NVRAMs em funcionamento, então a garantia de backup pode ser de até 10 anos.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...