admin@guiadopc.com.br

AC'97 ou Azalia(HDA)?

+7 votos
Recentemente comprei um gabinete Cooler Master CM 690 e uma mobo GA-H55M-S2HP.
No painel frontal tem 2 conectores que estão me deixando com dúvidas, o AZALIA e o AC'97.
Dei uma pesquisada e vi que se pode escolher um dos dois para conectar com a mobo...

Alguem ai pode me explicar a diferença desses 2 conectores?
E qual deles devo usar?

Abraços
perguntado 10 anos atrás em Hardware e gadgets por anônimo

4 Respostas

+2 votos
 
Melhor resposta
Primeiro vamos passar algumas informações relevantes:
O AC'97 foi um padrão criado no final da década de 90 e ficou bastante popular. Ele praticamente divide os componentes de som em 2 partes: os componentes digitais, integrados à ponte sul do chipset e os componentes analógicos, agrupados em um chip separado, o codec.
O codec, é o chip responsável por transformar o sinal digital enviado pelo chipset de áudio no sinal analógico, que é enviado às caixas de som e de fazer o inverso com o sinal das entradas de áudio, transformando o sinal analógico capturado pelo microfone no sinal digital que é enviado ao chipset.
Embora tenha sido criado pela Intel, o AC'97 é um padrão aberto. Isso não apenas permitiu que ele fosse usado em chipsets de diversos fabricantes (incluindo a VIA, SiS e até mesmo a AMD) mas também que fossem lançados diversos modelos de codecs diferentes, produzidos por diversos fabricantes, incluindo a Realtek, Yamaha, VIA, Conexant e muitos outros. Os dois componentes são independentes, de forma que o fabricante da placa-mãe pode combinar um chipset da Intel com um codec da Realtek, por exemplo, permitindo cortar custos.
Em 2004, foi finalizado o padrão HD Audio (também chamado de Azalia), que oferece suporte aos sistemas de áudio de alta resolução usados em discos Blu-ray e em um crescente número de jogos e arquivos de mídia, como o Dolby Digital Plus e o DTS-HD.
Ele eleva as taxas máximas para 192 kHz e 32 bits e adiciona suporte a até 10 fluxos de áudio independentes, que possibilitam o uso de saídas de áudio múltiplas. Desde que a placa-mãe inclua os conectores apropriados, você pode assistir um filme usando um conjunto de caixas 7.1 plugado nos conectores traseiros e, simultaneamente, usar o Skype ou jogar usando um fone estéreo ligado à porta frontal do gabinete.
Assim como o AC'97, o HD áudio é um padrão aberto, o que permitiu que ele fosse adotado em chipsets de vários fabricantes. Com exceção de algumas placas de baixo custo (que ainda usam áudio AC'97), ele é encontrado em praticamente todas as placas atuais.
Assim como no caso do AC'97, o HD Audio utiliza um codec separado. O mais comum é o Realtek ACL888, que oferece uma taxa de signal-to-noise de 97dB e oferece suporte às 10 saídas independentes especificadas no padrão.
A sua placa mãe, modelo GA-H55M-S2HP, da Gigabyte tem suporte ao padrão HD áudio (Azalia).  Portanto dê preferência a esse padrão, utilizando esse conector.
respondida 10 anos atrás por GiGi Geek (722 pontos)
+2 votos
AZALIA é praticamente um AC97, a única diferença é que AZALIA  é apenas uma versão HD (Áudio Intel de Alta Definição).

Entre os dois, recomendo usar a versão Áudio HD (AZALIA).

Descrição sobre o codec AC97:

http://pt.wikipedia.org/wiki/AC97

Sobre o AZALIA (em inglês):

http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_High_Definition_Audio

Em português (site da intel):

http://www.intel.com/portugues/design/chipsets/hdaudio.htm
respondida 10 anos atrás por Capati Geek (809 pontos)
+1 voto
AC97 é mais compatível
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
0 votos
ac 97 a mais compativel e voce teria que ter uma equipamento de som incrivel e um ouvido de sonoplasta para perceber a diferença entre eles
respondida 10 anos atrás por Rekztem PhD (21,794 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas