Amigo, eu no seu caso, procuraria ver 1º o modelo da placa mãe, depois procurando pelo manual da mesma (ou por algum site) no manual estará descrito o tipo, as quantidades de memória suportadas e principalmente a frequência, pode ser que a placa mãe suporte memórias mais rápidas e esse modelo instalado esteja abaixo, então o certo a fazer seria trocar, e colocar 2 pentes iguais na maior frequencia suportada. Caso use uma Ram mais rápida que a outra, ela vai trabalhar sempre na frequencia da memória mais lenta.
Também não é toda placa mãe que suporta DualChannel, é preciso ver se a placa mãe suporta ou não essa tecnologia. E também Dual Channel não é lá essas maravilhas não. O Clube do Hardware tem testes indicando que isso é apenas em teoria, mas na prática mesmo não muda muita coisa não, ou em muitos casos não muda nada, talvez apenas em alguns programas se note alguma diferença.
Outro detalhe, é que um sistema (Windows) 32 bits, só consegue reconhecer em torno de 3Gb de Ram, se quiser que ele reconheça mais que isso, precisa trocar o Windows por um de 64 bits.
E outro detalhe, é que hoje em dia, pra quem puder investir um pouco mais, vale muito a pena pegar um SSD, nem que seja um pequeno, mais para instalar o Windows e programas mais usados, e isso dá até mais desempenho que colocar Ram, pois melhora muito mesmo.