admin@guiadopc.com.br

A fonte Empire ATX 680w reais aguenta minha configuração?

+8 votos
Processador AMD PHENOM II  X4 965 3.4 GHZ
Placa mãe asus M4n68t-m Le
Memória DDR3 4GB 1333mhz MARKVISION
HD Seagate 500GB SATA 2 16MB Buffer
Placa de Vídeo XFX 5850 1GB

Eu não entendo nada(nada mesmo)de fontes mas eu vi que a minha placa de vídeo pede uma de 500w reais,e vi alguns reviews e neles diziam que as vezes ela nao fornecia nem 450 watts.como já disse não entendo nada,e gostaria de saber a opinião de vocês.

Desde já agradeço,abraços!
perguntado 10 anos atrás em Hardware e gadgets por sniper347 Geek (843 pontos)
Editado 10 anos atrás por sniper347

3 Respostas

+2 votos
 
Melhor resposta
Qual é sua placa de vídeo? Essa especificação oficial que recomenda uma fonte de 500w na verdade não é só para fornecer somente a placa de vídeo, ela conta para o PC todo.

Possuo uma configuração parecida com uma HD 5870 e uma fonte de 650w real.  No consumo real no máximo, jamais irei gastar mais que 350w (processador sem overclock).

Veja um teste, digamos que essa é a sua configuração:

http://img576.imageshack.us/img576/4633/snap2qt.jpg

Experimente fazer o teste você mesmo:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

O resultado será uma fonte recomendável e não o tanto que você irá consumir.
respondida 10 anos atrás por Capati Geek (809 pontos)
Na realidade não funciona bem assim não cara. Você usa SIM mais que 350W, se não gastasse não haveria necessidade de ter uma mais forte, não é mesmo? Usando o site que você passou com uma configuração similar a do amigo acima, eu consegui que no mínimo, será necessário 700W; se ele for expandir com mais uma placa de vídeo ou mais memória, passa fácil dos 900W; então, sua dica de 650W real é suficiente, está furada :S
É eu vi agora em alguns foruns que o phenom consome 125w e a HD 5850 consome 140w a 316w em carga máxima.Obrigado pela ajuda.
125w sem estar sobre carregado, em condições normais. Se você coloca-lo em um estado de estresse maior, ele vai consumir até cerca de 200W ~ 250W. Mas me diga, você pretende ligar APENAS o processador e a placa de vídeo? Se for assim, você não precisa de uma fonte mais forte do que você tem...agora se você quiser ligar cooler, HD, leitores de DVD e CD, placa mãe e etc, ai eu "ACHO" que vai consumir um pouco mais. Novamente, se você quiser rodar tudo tranqüilo, e ter uma boa margem para fazer overclocks e usar Crossfire, então vai com uma de 1000W Reais que vai ter energia sobrando e vai te permitir upgrades. Se não pretende dar upgrade na maquina futuramente, vá com uma de 800W que é suficiente.
Amigo  sniper347, pesquise bem na Internet, é o seu melhor amigo. Gastar grana com uma fonte de 800w para sua configuração é jogar dinheiro fora. Compensa gastar mais em uma fonte de qualidade melhor, que é outro fator importante na hora da escolha de uma fonte do que simplesmente pegar qualquer uma só por ser 800W (por achar que é necessário mas que é desperdício que é o caso da configuração do lipinho), Recomendo a marca corsair. Uma de 650W é o suficiente e você acha por R$ 320.00.
Faça você mesmo amigo, eu fiz o teste no seu próprio site (por mais que eu soubesse o resultado) e deu o valor que eu disse no comentário acima. E bem, rever meu conceito? Curso engenharia da computação, acho meio difícil meu conceito perder para o seu, sendo que estou me formando nisso. Agora, acho errado você aconselhar o amigo acima de forma errada e dizer que outras pessoas estão erradas quando talvez você é que esteja errado. Não disse que ele deve comprar a fonte, e sim que eu aconselho. 680W reais dá para a maioria dos PC's com Crossfire + Core2Duo, não com um corequad + placa top de linha (e caso ele queira, em crossfire) e o resto dos componentes. Refiz o teste sem crossfire nem nada, resultado: 630W minimum... Quem ter que rir sou eu por ver você falando que não precisa mais que 350W....enfim, não estamos aqui para discutir, e sim para ajudar o camarada, ele escolhe o que achar melhor certo?
Ok, você fez curso de engenharia da computação, com certeza tem um vasto conhecimento. Mas isso não quer dizer que você realmente tem o conhecimento sobre um determinado assunto.

Se você é engenheiro, deve conhecer esse tipo de aparelho:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172958935-medidor-de-consumo-de-energia-kill-a-watt-p4400-pr-entrega-_JM

Teste em sua entrada a máquina rodando um jogo pesado, coloque seu PC para funcionar e verá pelo medidor o consumo real do seu computador.

Veja também essa fonte de 800W da OCZ que suporta SLI:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171762575-fonte-atx-800w-ocz-elitexstrean-pfc-ativo-eficiencia-82-_JM

Você diz que no mínimo ele precisa de 800W e se quiser SLI uma de 1000W. Tudo depende da configuração, mas 800W é exagero para ele.

Agora vamos para a minha configuração:

ASUS Maximus III Formula
Intel Core i7 860 2.8 (O.C para 3.4)
ATI Radeon HD 5870
2 x 2 GB DDR3 ECO 1600Mhz
2 HD WD 500GB Caviar Blue em RAID0
1 HD WD 640GB Caviar Black
Cooler Zalman CNPS 10x Extreme
Placa de som Supreme-FX X-Fi
Leitor e gravador de CD/DVD
Leitor de Cartão
3 fan 140mm com led
1 fan 120mm com led
1 fan 200mm com led

Minha fonte:

Corsair 650W reais

Meu consumo no pico máximo: 350W. (usando o aparelho mencionado)

Agora tire suas conclusões e nos diga o que acha.
Desculpe dizer lipinho, mas você viajou geral ou não soube usar o site que indiquei, configuração parecida, mais uma placa de vídeo (no caso crossfire) e mais um pente de memória passa fácil dos 900W? Sério, to rindo aqui, com todo respeito, reveja seu conceito sobre o assunto e refaça o teste no site (com certeza deve ter "erros" no teste que fez aumentar o consumo).

Possuir fonte mais forte significa, como você mesmo disse, é  ter uma fonte para futuros upgrades, atender overclock extremo e crossfire ou sli.

A fonte de 680w do nosso amigo dá e sobra e ainda suporta crossfire e se ele quiser pode colocar mais pentes de memória. Itens como HD, fans, etc. são os que menos consome, ele pode fazer RAID0, colocar leitor de cartão, fans led e ainda terá folga.
É Capati,eu acho que na hora de inserir as configurações ele colocou 4 cpus físicas já que é quad,mas no próprio site explica que mesmo se for um hexa core ou quad sempre terá que colocar 1 cpu física,eu tinha feito errado,eu coloquei 4 cpus físicas e o teste sempre passava dos 600w e quando eu coloquei 1 cpu só quad core o teste não passou de 400w.Obrigado aos dois por me responderem mas acho que vou fazer o que você disse Capati,até porque vi em alguns fóruns que a HD5850 já suficiente com uma Seventeam 550w,pois acho que vou pegar essa.Abraços.
Pois é sniper347, esse é um dos erros que pode acontecer ao suar esse site como teste, eu deveria ter comentando isso antes, talvez teria evitado discussão desnecessária. Mas confesso que na primeira vez que usei para montar minha configuração, coloquei 4 CPUs, mas quando vi o resultado na hora achei que tinha algo errado, foi então que vi o detalhe de 1 CPU física, a diferença então foi enorme.

"Attention: A single Dual or Quad CORE CPU is still 1 physical CPU!"

Resultado da sua configuração:

http://img840.imageshack.us/img840/1604/snap3nn.jpg

Boa sorte em sua compra. Abs.
0 votos
Ajudaria se você nos fala-se qual era a placa de vídeo, mas pela voltagem que ela consome, imagino que seja uma HD5xxx ou GTS2xx, sendo que cada uma consome mais ou menos nessa faixa e precisa de um cabo dedicado a elas da fonte. Bem amigo, 680W reais são suficientes para a maioria dos PC's de hoje em dia, lamentavelmente, pro seu não. Eu imagino que a fonte não de conta da sua configuração.
Para suporta-la, eu diria no mínimo uma 800W Reais. Sua fonte atual fornece 680W como especificado por ela ser Real, se não fosse, ai ela forneceria menos. Sua placa de vídeo pode consumir "só" 500W, mas o Quad-Core instalado na máquina vai consumir muita potência da fonte também, por isso a necessidade de uma fonte mais forte.
Sinceramente, eu colocaria uma fonte de 1000W Reais: iria gastar bastante nela, mas ao menos eu teria certeza que quando eu precisa-se colocar mais uma placa de vídeo ou mais memória, a fonte iria suportar tranqüilo.
Para tentar te dar uma base: minha fonte atual é de 800W Reais e eu tenho a seguinte configuração:
-GeForce 8800GT (similar as mais atuais em termos de gasto de energia)
-Code2Duo 4.6GHz
-4GB DDR2
Minha fonte roda isso tranqüilo, mas já iria ficar no limite caso eu coloca-se mais uma placa de vídeo em paralelo, por exemplo.
Enfim, o mínimo para a sua seria 800W REAIS (note bem o Reais), mas eu aconselho a comprar uma mais forte para caso você resolva fazer alguma modificação na maquina no futuro ou algum tipo de overclock nos componentes.
Ah, lembre de votar na melhor resposta ok? :D
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
Se eu fizer um overclock acho que vou precisar de uma fonte de 2500w reais pelo que você falou. mas mesmo assim muito obrigado.
Se o overclock for a mais ou menos 10.2, sim :D Um overclock de até 4.0 eu imagino que uma fonte de 1000W aguente, mas como disseram no comentário acima: use o site http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp e veja por si próprio. E não, não precisa de uma fonte tão grande, sua maquina é bem forte e vai comer energia se os componentes não forem fabricados visando o consumo. E os 800W ~ 1000W que eu recomendo a você é pensando no computador trabalhando em potência máxima. Se eu te ajudei ou o amigo acima ajudou, por favor, escolha a melhor resposta para que outros possam sabe o que te ajudou a resolver o problema.
0 votos
CARA, ESSA FONTE EMPIRE É BOMBA, TROCA DE FONTE PARA NÃO ESTRAGAR SEU EQUIPAMENTO, PODE PEGAR CORSAIR, OCZ, ANTEC, SEASONIC, ATÉ ICE AGE, MAS FUJA DESSAS EMPIRE.
respondida 9 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+3 votos
3 respostas
perguntado 9 anos atrás em Windows por HantraXz Ativo (111 pontos)
+7 votos
4 respostas
+6 votos
5 respostas
perguntado 10 anos atrás em Hardware e gadgets por Du Lopes Geek (1,130 pontos)
+8 votos
4 respostas
perguntado 10 anos atrás em Windows por Du Lopes Geek (1,130 pontos)
+5 votos
5 respostas
perguntado 10 anos atrás em Windows por Du Lopes Geek (1,130 pontos)