admin@guiadopc.com.br

Qual distribuição Linux é a melhor?

+8 votos

Existem inúmeras distribuições GNU/Linux. Na sua opinião, qual delas seria a melhor escolha para o usuário iniciante? E para o usuário intermediário/avançado?

Esta pergunta faz parte da operação "Perguntas frequentes" do Guia do PC. A melhor resposta leva 20 pontos.

perguntado 10 anos atrás em Linux por Guia do PC Geek (1,211 pontos)
Editado 10 anos atrás por Guia do PC

12 Respostas

+2 votos
 
Melhor resposta
Na verdade não existe "melhor distribuição", a escolha vai pela facilidade de uso, por preferência, desempenho, etc. Ou simplesmente pelo seu "modus operandi".

Geralmente quem é novato em Linux prefere usar Ubuntu que é uma distribuição relativamente nova mas já faz sucesso no mundo LInux por ser uma distribuição fácil de usar. Mas por outro lado, experientes em Linux podem preferir usar outra distribuição para que eles mesmo configurem seu "GNU/Linux" desde o inicio, já que no Ubuntu é tudo pronto e automático.

Já testei várias distribuições, inclusive a Ubuntu, não sou experiente em Linux mas a distribuição Arch foi a que mais me chamou a atenção, possui uma filosofia própria, é  leve e flexível onde a simplicidade é a chave. Geralmente recomendada par usuários avançados mas também é excelente para usuários iniciantes que querem aprender. Um usuário novato que instala e configura o Arch com sucesso já aprende bastante coisa.

Mais informações:

http://archlinux-br.org/

Comparação do Arch x Outros:

https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_Compared_to_Other_Distributions_(Portugu%C3%AAs)

Recomendo a leitura desses artigos:

http://www.infowester.com/linuxpramim.php

http://br-linux.org/linux/qual-a-melhor-distribuicao-de-linux

Este site também é interessante, ele registra um rank de visitas das distribuições mais acessadas além de notícias e informações:

http://distrowatch.com/

Rank atual:
   
1 - Ubuntu   
2 - Mint   
3 - Fedora   
4 - Debian   
5 - openSUSE   
6 - Sabayon   
7 - Arch
respondida 10 anos atrás por Capati Geek (809 pontos)
+3 votos
Para usuários iniciantes não há dúvidas, o Ubuntu é o melhor.
Agora, se vc for um usuário intermediário ou avançado, a coisa pode mudar de figura, e nesse caso, vc já saberia qual distribuição usar.

A vantagem do Ubuntu para iniciantes é que ele vem com várias facilidades para uso, como instalador de codecs, ubuntu software center e principais programas já instalados. Há inúmeras outras facilidades, mas a principal, na minha opinião, é a quantidade de informação sobre ele disponível na internet. Já que é a distribuição mais usada em desktops, vc não terá problemas em encontrar ajuda para possíveis problemas que possam ocorrer.
respondida 10 anos atrás por luderson Novato (26 pontos)
+3 votos
Para usuários iniciantes acredito que a melhor distribuição seria o Ubuntu, devido as facilidades que o mesmo apresenta.
Para usuários avançados acredito que o Debian ou Slackware seria uma boa opção.

Porém caso queira fazer um teste para tentar te ajudar, segue abaixo:
http://www.zegeniestudios.net/ldc/

Abraços!
respondida 10 anos atrás por anônimo
+1 voto
Essa é uma pergunta bem difícil. Linux é diferente de Windows (não me diga) e por isso, ele é um dos unicos sistemas em que o que vale, é a experiência que o usuário tem com ele. A melhor distribuição de Linux é aquela que o usuário melhor se adapte.

Para iniciantes, acredito que o Ubuntu seja a melhor, por ser mais focado nos usuário e não tanto no antigo modelo de linha de comando. O Mandriva com ambiente KDE também é uma excelente escolha.

Já para avançados, acredito que todas as distribuições Linux sejam boas, uma vez que elas são essencialmente iguais, mudando apenas alguns detalhes aqui e lá.
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
0 votos
cara veja esse video , garanto que vc não vai ter mais duvidas.
http://www.youtube.com/watch?v=OSlDxiqPqhQ
video do olhar digital, comparando as distribuições linux
respondida 10 anos atrás por Jean Carlos Geek (1,027 pontos)
Gostei do vídeo e das explicações. Tenho o Ubuntu 10.10 que recebi em uma promoção da Canonical, coloquei-o em dual boot no pc de testes e agora vou utilizá-lo mais.
0 votos
As melhores são:
Redrat
slackware
gentoo
debian
respondida 10 anos atrás por Abraão Lopes Ativo (69 pontos)
0 votos
Se seu computar é de boa configuração Mandriva é excelente.
Slackware 12 (KDE 3.5) para computador com memoria ram baixo de 512MB roda tranquilo e com uma interface bonita. Mas se seu computador tem performance, o Slackware 13 (KDE 4) é show.

Eu aqui uso em um Pentium III 1Ghz, Placa Mãe TUV  4X, 40GB de hd, 256 MB de Ram, Placa de Video eG-force FX 5200 com 128MB, DVD-RW, Placa de rede... com bom desempenho... Satisfeito.
respondida 10 anos atrás por José Fernandes Ativo (110 pontos)
0 votos
Para server o Centos RED HAT Suse debian  Ubuntu Server, todos prefiro com o ambiente gráfico instalado (gnome)

Para Desktop e notebook, sem duvidas o melhor é o ubuntu,

abraço.
respondida 9 anos atrás por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)
Editado 9 anos atrás por Vinicius The Tux
0 votos
Esta pergunta, baseada nos mais diversos argumentos: uma seria a melhor por ser a mais antiga, outra por ter o maior número de pacotes, outra por dispensar instalação, outra por ser usada pelo próprio Linus Torvalds, outra por ser "a mais parecida com o Unix de verdade" outra por ter um sistema de empacotamento superior, outra por não ter gerenciamento de dependências automático, outra por ser a mais livre, outra por ter o ciclo de atualizações mais longo, outra por oferecer mais documentação...
 
Como se vê, os critérios são múltiplos, e até mesmo conflitantes: os fãs de uma distribuição acham que a sua é a melhor por oferecer o maior reconhecimento automático de hardware, e os de outra acham que a sua é a melhor de todas porque não tem reconhecimento automático nenhum, deixando tudo nas mãos do administrador do sistema.
 
Há algumas classificações folclóricas também. Dizem que a distribuição X seria melhor para desktop, outra é a rainha dos servidores, a terceira suporta mais hardware... Embora várias delas tenham méritos em áreas específicas, também não é possível afirmar de maneira genérica que alguma delas seja a líder isolada e incontestável nestas categorias.
respondida 9 anos atrás por Ademilson Mestre (7,317 pontos)
0 votos
Sem dúvidas, o mais interessante pela interface e o que mais se adapta ao usuário do Windows é o Ubuntu 11.04. Escrevo isto depois de testar várias outras versões Linux, como Fedora 15, Mandriva, Mint, todos em suas últimas versões. O iniciante em Linux se adapta rapidamente ao Ubuntu. A instalação pode ser facílima juntamente com o Windows.Vale muitíssimo a pena, pela liberdade em conhecer outro operacional e  de graça.
respondida 9 anos atrás por ALCB Mestre (5,407 pontos)
Editado 9 anos atrás por ALCB
Apoiado ALCB, entre as distribuições Linux a que mais se enquadra a novos usuarios realmente é o ubuntu por um facil acesso, e boa usabilidade, qualquer um que pegar não tera muita dificudades de uso.
Valeu Zero. Em Linux, aliás como em quase tudo na vida é preciso testar para dar opinião. Não adianta a gente perder um tempão enorme e confundir quem tem vontade e liberdade de testar um operacional simples e objetivo como o Ubuntu 11.04. Venho testando há vários anos inúmeros SO Linux e nenhum deles é tão interessante e facílimo de usar como o Ubuntu 11.04. É inegável a extraordinária evolução da Canonical no desenvolvimento do seu operacional.
Outro tambem que fasso sempre questão de ressaltar é o fedora, otima interface e tão pratico quanto ao ubuntu.
O Fedora evoluiu, mas, na minha opinião o Ubuntu está mais atualizado e imbatível na facilidade de uso. Inclusive já vem com programas instalados, como o Office, e com uma central de pogramas vastíssima e de fácil entendimento, que no Fedora ainda deixa a desejar.
0 votos
cara na minha opiniao de aocrdo com oque eu uso eu acho o ubuntu o melhor
respondida 9 anos atrás por Rekztem PhD (21,798 pontos)
0 votos
É questao de gosto. Eu gosto do Linux Mint KDE. Ubuntu é bom, mas acho feio. Kubuntu é bom, mas tb tem q ficar botando um monte de coisas nele depois que instala... O Mint vc instala e já tem tudo oque precisa... Eu curto muito a interface KDE, eu fiquei meio que viciado nela e n consigo usar as outras sem ficar reclamando q falta isso, falta aquilo... kkkkk
respondida 5 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+3 votos
3 respostas
perguntado 9 anos atrás em Linux por anônimo
+4 votos
7 respostas
+3 votos
2 respostas