admin@guiadopc.com.br

Como instalar Linux ubuntu?

+6 votos
perguntado 10 anos atrás em Linux por Alberto Ativo (77 pontos)

3 Respostas

+3 votos
 
Melhor resposta
O primeiro passo é baixar e gravar a distro em um CD/DVD, você pode baixar a distro no site oficial da mesma ou em sites como Baixaki ou Superdownloads, se não sabe o site oficial da distro ou deseja saber informações a respeito dela visite o site:

http://www.distrowatch.org

Esse site possui um número ENORME de informações a respeito de MUIITAS distros existentes.

Depois de baixar o arquivo de imagem (.iso) da distro você deve grava-lo eu um CD, é ALTAMENTE recomendado que você use um gerenciador de downloads para diminuir os riscos de corromper o arquivo durante o download, depois de baixar verifique a integridade do arquivo para se certificar de que a imagem não foi corrompida durante o download, para isso visite esse site:

http://linux.fe.up.pt/portal/docs/tutoriais/md5sum

e siga os passos descritos.

Com a certeza de que a imagem não esta corrompida basta você grava-la no CD/DVD, para isso utilize o programa que preferir para gravar, mas tenha CERTEZA de gravar o CD/DVD como "Imagem de CD", geralmente no programa de gravação tem a opção "Gravar imagem de disco", "Assistente para gravação de imagem" ou algo parecido, o CD/DVD deve ser gravado assim, e não como CD/DVD de dados, se for gravado como dados VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ DAR BOOT PELO CD.

O linux trabalha com muitos sistemas de arquivos, sendo os mais utilizados ReiserFS e o ext3 (qual deles escolher fica por sua conta, procure saber um pouco sobre cada um) no geral resumindo muito mesmo é o seguinte:

ReiserFS - Mais segura porém mais lento que o ext3
Ext3 - Mais rápido porém menos seguro que o ReiserFS (mesmo assim ainda é muito seguro)

Baseado nisso, quando for criar a partição para instalar o linux crie uma partição ext3 ou reiserFS de no mínimo 5gb (dependendo da distro da pra instalar com menos, ou dependendo precisará de mais, 5gb é uma quantidade suficiente para maioria das distros) se puder separe um pouco mais, uns 6 ou 7gb que será sem duvidas o suficiente. Além da partição principal crie outra partição swap, a swap funciona como memória virtual, que seria uma memória auxiliar usada pelo sistema, nela pode-se criar com 256 ou 512mb.
Algumas pessoas ficam em duvida quanto a criar partições separadas para certos diretórios, isso pode ser uma vantagem em alguns casos, porém se você é iniciante instale com apenas essas duas partições pois é o suficiente para uma instalação completa e funcional do sistema.

O processo de instalação da distro dispensa explicações pois o mesmo é muito simples, basta seguir as instruções na instalação e você não terá problema algum.

Se você já possui o windows instalado na maquina e deseja criar um Dual-Boot onde você escolha em qual sistema iniciar ao dar boot na maquina, certifique-se de redimensionar sua partição do windows para instalar o linux, fazendo isso você criará uma partição SEPARADA da partição do windows e instalará o Linux, dessa forma seu windows não se modificará em NADA. Esse redimensionamento por ser feito utilizando utilitários como Partition Magic (no windows) , Gparted ou Qtparted (no linux), algumas distribuições como o Ubuntu oferecem a opção de redimensionar a partição durante a instalação mesmo, o que facilita muito a vida de quem tem apenas uma partição no HD com windows e quer instalar o Linux. Bom depois de ter as partições devidamente criadas, basta você seguir o processo de instalação que como disse acima, dispensa explicações justamente por ser muito simples e logo depois que terminar a instalação o seu dual-boot será criado automaticamente, a própria instalação instala e configura o gerenciador de boot para te dar a opção de qual sistema iniciar.

Aqui tambem vai o link de uma video aula no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=DQ6lIEFYmiE
respondida 10 anos atrás por Jean Carlos Geek (1,027 pontos)
0 votos
Acrescentando:

Use o EXT4  para a partição / ext4 para a partição /home, sim, particione diferenciadamente e use uma partição no meio do disco para o swap.

abraço.
respondida 10 anos atrás por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)
0 votos
amanha vou vazer um tutorial do ubuntu e postar no youtube mas se vc quiser ver outros sistemas veja no meu canal http://www.youtube.com/user/powerosao?feature=mhee
respondida 9 anos atrás por Rekztem PhD (21,797 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+1 voto
2 respostas
perguntado 9 anos atrás em Linux por rcastro Ativo (153 pontos)
+4 votos
5 respostas
perguntado 9 anos atrás em Linux por Capitao Black Avançado (1,851 pontos)