menu search
brightness_auto
more_vert
Tem uma duvida a respeito de "dual channel" pois na caixa da minha placa mãe está escrito esse termo.
thumb_up_off_alt 4 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

3 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
O modo dual channel faz com que a memória passe a ser acessada a 128bits e não mais 64bits,dobrando sua taxa de transferência.Para isso é necessario que voce utilize dois módulos de memória na máquina, e cada um deve ser instalado em um canal diferente.É importante observar o manual da placa mãe , pois normalmente a instalação das menórias não é feita de maneira sequencial, isto é, voce tem de alternar um soquete na hora de instalar as memórias.
Se voce instalar os dois módulos em um mesmo canal, o efeito será o mesmo de ter apenas um módulo instalado na máquina em termos de taxa de transferencia

espero ter ajudado.
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.
 
Fonte:
http://www.baixaki.com.br/tecnologia/2098-o-que-e-a-tecnologia-dual-channel-.htm
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Desde a criação dos processadores 64 bits esses dispositivos passaram a endereçar quatro pacotes informações por pulso, mas um módulo de memória SDR de 32 bits daquele momento somente um.

Esse processo dixava o funcionamento da máquina instável gerando perda quase total de pacotes de informações uma vez que os processadores requeriam quatro pacotes e a memória só podia enviar um.

Foi nessa época que os fabricantes de memória começaram a produzir módulos DDR que endereçava dois pacotes de 64 bits, o que dimonuiu, mas não sanou o problema de os pacotes de informações chegarem danificados ao destinos.

Aí os fabricantes de chipsets lançaram o modo de endereçamento Dual Channel com o objetivo sanar esse problema, possibilitando a dois módulos de  memória de 64 bits endereçassem simultaneamente dois pacotes de informação por canal.

Isso  acabou com a possibilidade de perda de pacotes durante o processo.

O Dual Chanel garante que todos os pacotes de  informações cheguem ao processador com o máximo de fidelidade aos dados que saíram dos disco rígido.

É relevante informar que para que haja sincronia é necessário que os dois módulos sejam idênticos.

Caso contrário, a capacidade de endereçamento mapeada será a do módulo de menor desempenho.


É relevante ressaltar que a máquina só vai endereçar 64 bits caso estiverem instalados no mínimo 4 GB de RAM e Windows 64 bits.

Há uma confusão de informações provocada pelos fabricantes de placas mães segundo a qual diz-se que: "uma máquina que tem o modo dual channel ativo endereça em 128 bits".

Isso é impossível porque o máximo que um processador concebido para endereçar  até 64 bits é 64 bits ainda que estejam habilitados dois canais de memória.

E o fato de o Dual Chanel ativar um canal de memória além do que está sendo usado no modo Single Chanel não significa que a banda vai se dobrar de 64 bits para 128 bits.

Isso funciona como uma via de mão dupla.

O objetivo da via de mão dupla de 40 KM/h, por exemplo, não é de dobrar a velocidade nas bandas da via, mas diminuir o congestionamento.  A ídeia do Dual Chanel é algo similar.

Atenção! Placas-mães com quatro slots de memória não potencializam o Modo Dual Channel, já que ele utiliza somente DOIS canais.

As inscrições DDR, DDR2 e DDR3 dizem respeito à geração da memória, mas o funcionamento é idêntico.

Canal de memória é cada encaixe de um slot.
...