admin@guiadopc.com.br

Intel Virtualization Technology

+5 votos
Meu notebook possui intel virtualization technology. Gostaria de saber o que é e quais as vantagens e desvantagens de usa-lo. No que essa tecnologia irá influenciar? Obrigado
perguntado 10 anos atrás em Hardware e gadgets por anônimo

2 Respostas

0 votos
 
Melhor resposta
Vamos a uma resposta mais fácil e menos técnica: o Intel-VT (tecnologia de virtualização) não influenciará em nada a sua máquina caso você não utilize nenhum tipo de virtualização de SO's. Ok, mas o que é isso?

Virtualização é você rodar um SO dentro de outro SO. É como ter dois sistemas operacionais rodando ao mesmo tempo em uma mesma máquina. Para que isso? Simples: se você precisa de um lugar para testar aplicativos, ou quer testar um SO novo, a virtualização é uma boa alternativa. Programas como VirtualBox ou VMWare fazem esse trabalho.

O que a tecnologia da Intel faz é simples: ao invez de deixar que um software faça essa virtualização sozinho, o processador passa a ajudar, fazendo com que o SO virtualizado não funcione mas como um programa, e sim como um "real" SO.

O Intel-VT não se estende apenas em sistemas x86, podendo inclusive rodar sistemas baseados na arquitetura x64. Atualmente, o único software que suporta essas novas instruções (leia-se Intel-VT) é o VMWare, por mas que o VirtualBox tenha feito diversos avanços para permitir o uso dessa tecnologia.

O VMWare existe em diversas versões, sendo algumas delas pagas e outra gratuitas. Você pode achar mais informações em http://www.vmware.com/br/.
Porém, em máquinas sem
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
+1 voto
A Tecnologia de Virtualização Intel (Intel VT), de nome de código Vanderpool é um método no qual sistemas operacionais baseados na plataforma x86 são executados sob outro sistema operacional x86 hospedeiro, com pouca ou nenhuma modificação do sistema hóspede. Seu funcionamento é semelhante a uma máquina virtual, mas implementada em hardware. Não deve ser confundido com hyper-threading,ou multitarefa.


Na multitarefa, existe um único sistema operacional e vários programas trabalhando em paralelo. Já na virtualização você pode ter vários sistemas operacionais trabalhando em paralelo, cada um com vários programas em execução. Cada sistema operacional roda em um “processador virtual” ou “máquina virtual”. Já a tecnologia Hyper-Threading simula dois processadores lógicos em um único processador físico e distribui as tarefas entre eles usando o conceito SMP (multiprocessamento simétrico). Na tecnologia Hyper-Threading os processadores lógicos não podem ser usados separadamente.


Por exemplo, gerentes de TI podem criar uma única compilação com vários sistemas operacionais e diferentes, software e aplicativos legados. Estendendo-se além de virtualização de ambientes de negócios


Intel VT e tecnologias de virtualização baseada em software também se estendem para o usuário doméstico. Criando virtual "partições" e isolar ambientes de múltiplos usuários, os usuários domésticos podem dedicar recursos para atividades específicas, como jogos de PC, finanças pessoais e bibliotecas de foto e vídeo, ao mesmo tempo melhorar as defesas contra vírus ou spyware.


Se prestar atenção, a tecnologia de Virtualização usa a mesma idéia do modo Virtual 8086 (V86), que está disponível desde os processadores 386. Com o modo V86 pode-se criar várias máquinas virtuais 8086 para rodar programas baseados no DOS em paralelo. Com a tecnologia VT você pode criar várias máquinas virtuais “completas” para rodar sistemas operacionais em paralelo.

Já é suportado por programas como o VMware provavelmente o mais conhecido dentre eles, KVM[1] (módulo do linux), e o Xen.

Se existem programas como o VMware que habilitam a virtualização, porque implementar esta tecnologia dentro do processador? A vantagem é que o processador com tecnologia de virtualização possui algumas novas instruções para controlar a virtualização. Com essas instruções, o controle do software (chamado VMM, Virtual Machine Monitor) pode ser mais simples, o que resulta em um maior desempenho se comparado a soluções baseadas apenas em software.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_de_Virtualiza%C3%A7%C3%A3o_Intel
respondida 10 anos atrás por Jean Carlos Geek (1,027 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas