admin@guiadopc.com.br

Consumo de Bateria no Ubuntu 11.04

+6 votos
Tenho o ubuntu 11.04 no meu netbook (1gb,ATOM N270 1.6ghz) desde que estou usando o ubuntu 11.04 tenho percebido que ele ta gastando a bateria mais rapido. o que me obriga quase que carregar 2x no mesmo dia. pesquisando aqui e vi que o culpado e o Kernel. mas tem alguma solucao que eu pudesse fazer para contornar o problema? ou eu tenho que mudar de linux? eu ate poderia ir do Ubuntu para o Fedora por exemplo. ou nao vai adianta? no Windows 7 eu nao tinha que carregar 2x por dia. a minha bateria e de 3 celulas.
perguntado 10 anos atrás em Linux por Capitao Black Avançado (1,851 pontos)

5 Respostas

+1 voto
 
Melhor resposta
A questão é que muitos criticam o Windows por ser isso é aquilo, mais um acoisa é certa o gerenciamento de energia do Windows 7 sem duvidas é muito mais bem trabalhado doque o do Ubuntu ( isso é fato). Então não tem muito oque se fazer, mesmo que vc saia do Ubuntu para o Fedora o problema não vai melhorar, oque vc pode fazer é usar a interface Unity 2D que é mais leve talvez isso reduza um pouco os gastos de energia.
respondida 10 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,076 pontos)
É. vou tentar fazer isso mesmo, instalar o Unity 2D no lugar do 3D. mas poxa, a canonical podia melhorar isso nos proximos Ubuntu ne? vi dizer que a ASUS fez pareceiria com a Canonical para vender EEPC com ubuntu instalado. já ate instalei o Unity 2D aqui. vamos ver se resolve tambem ne?
Teoricamente é para haver uma melhora, é bom vc manter sua rotina diaria para fazer uma comparação.
sim, acontece que tambem estou de ferias, e viajei para a casa dos meus avós paternos em outra cidade. na casa deles tambem tem um desktop, mas trousse o netbook para cá. já em casa eu uso ele esporadicamente ou seja de vez enquando. ja que tambem tenho um desktop e uso ele uma boa parte do tempo, mais do que o netbook em si. mas sera que e por causa que to de ferias e uso ele mais a bateria ta assim? mas nao pretendo fazer investimentos nele esse ano, porque o ano que vem (2012) eu vou comprar um notebook. e passar esse para um primo.
A uma chance de ser falta de ritimo, com uns dias de uso pode ter uma melhora, mais acho pouco improvavel.
vamos ver no que vai da, alias acabei de carregar aqui e ainda tem carga. de qualquer forma valeuu a ajuda!
+1 voto
Hum... O unity 2D ajuda a resolver o problema eu prefiro o gnome, mas tambem temos que ver a quantidade de processos que estão sendo executados, la em aplicativos da sessão, eu te recomendo que desative o compiz programa responsável pelas animações. Outra coisa que pode ser feita é ir em Sistema >> preferencias >> gerenciamento de energia >> marque a check box para diminuir a atividade dos discos quando possivel.

abraço.
respondida 10 anos atrás por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)
Mas eu vi que essa opçao tá marcada la no gerenciamento de energia.
e eu ja vi falar nesse tal Compiz (mas não sei o que ele faz exatamente)
Sabe, eu sou usuario linux a pouco tempo. sempre fui usuario Windows.
mas desde que eu aprendi a mecher no linux,comecei a gostar dele! adoro o linux tambem. mas eu ja tive um bom contato com ele, que acaba que voce apaixona pelo sistema! e instalei o Ubuntu por ser mais facil de achar os programas e tudo mais. apesar de que no curso eu tive contato com o CentOS. e eu ainda pretendo me aprofundar mais no linux no futuro. ate quando eu entrei no curso superior de Redes e vi que tinha a materia Sistemas Operacionais Livres e descobri que era Linux, eu tinha medo de nao conseguir fazer as coisas no Linux, tipo dar os comandos. mas hoje ja perdi esse medo!!! as pessoas que nao conhecem o linux tem medo dele, porque nao sabem mecher direito.
mas em breve pretendo me aprofundar mais no linux! eu instalei o ubuntu no netbook pq o Win7 nao fica legal nele.
As duas distribuições tem imensas qualidades, sou obrigado a reconhecer que na versão 11 o gerenciamento de energia do ubuntu não é tão bom, mas vc poderia tentar baixar o 10.10 netbook edition.
Compiz é o gerenciador de animações das janelas, é ele que da o efeito de gelatina quando vc move uma janela, ou faz pegar fogo quando vc a fecha.

abraço.
Eu ate já instalei a 10.10, mas nao me agradou muito nao. prefiro uma coisa mais recente. eu posso usar a 11.04 com o Unity 2D. mas ate ai acho que já resolve o meu problema ne?
Sim deve resolver em partes, pois não é uma verão preparada para nets.

abraço.
E isso eu sei que não é.
0 votos
cara pau do ubuntu gerenciamento de energia zero por isso uso ele na maquina virtual virtual box dentro do window7 ai sim dura muito mais a bateria
respondida 10 anos atrás por Rekztem PhD (21,796 pontos)
0 votos
Usa o Lubuntu instalado a partir do Ubuntu.  Vc vai usar menos swap de memória e su bateria vai durar uns 25% a mais.
respondida 9 anos atrás por anônimo
0 votos
É,    estou começando a perceber que a principal raiz do problema está nos consumos exagerados e sem necessidade do kernel, dai vem analise é mais pessoal e tecnica do gerenciador de processos que consome bastante as vezes sem necessidade
respondida 8 anos atrás por malonecst Novato (10 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+3 votos
2 respostas
perguntado 9 anos atrás em Linux por anônimo
+5 votos
4 respostas
perguntado 10 anos atrás em Linux por Francarval Veterano (519 pontos)
+3 votos
3 respostas
perguntado 10 anos atrás em Linux por Rubens Menezes Novato (13 pontos)
+3 votos
6 respostas
perguntado 10 anos atrás em Linux por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,076 pontos)
+3 votos
2 respostas
perguntado 9 anos atrás em Linux por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)