admin@guiadopc.com.br

Como deletar permanentemente um arquivo do HD?

+4 votos
Ao excluir um arquivo da Lixeira, ou mesmo formatar o HD, os arquivos antigos não são excluídos fisicamente do disco rígido. Como deletar um arquivo de modo que não possa ser recuperado?
perguntado 10 anos atrás em Hardware e gadgets por Guia do PC Geek (1,209 pontos)

3 Respostas

0 votos
 
Melhor resposta
Um aplicativo muito simples e que cumpre sua função é o TuneUp Utilities (TRIAL - http://www.baixaki.com.br/download/tuneup-utilities-2011.htm). Além de ser uma suite de otimização e limpeza do computador, ele permite que você faça a remoção de qual quer arquivo em diversos níveis de remoção: desde a simples até remoção avançada. Uma vez que o TuneUp (depois de instalado) se integra ao sistema, a remoção se torna bem simples: clique com o botão direito no arquivo que você deseja remover, vá na opção TuneUp Shredder, e na janela que se abrir, escolha a "profundidade" com que o arquivo seja deletado.

Há outras suites de otimização que também fazem esse tipo de serviço, basta procurar na internet. Você pode baixar softwares especializados nisso, como por exemplo, o Eraser (http://eraser.heidi.ie/).

Caso seja do seu interesse, vou explicar o que acontece quando um arquivo é deletado: é muito simples, quando o arquivo é deletado da lixeira, o Windows marca o "espaço" no HD onde o arquivo se localizava como livre, permitindo assim que outras aplicações gravem dados naquele espaço. Ou seja, o arquivo não é "deletado" de vez até que outro dado seja gravado por cima de onde tal arquivo estava. O que programas que deletam arquivos permanentemente fazem é: localizar onde o arquivo se encontra, deletar o arquivo, e gravar algum dado aleatório por cima, deletando-o logo em seguida. Então, se você quer deletar um arquivo de vez do seu computador, e não quer usar tecnologias de terceiros, basta que você delete o arquivo e continua usando seu computador normalmente, instalando software/jogos e colocando e retirando arquivos como de praxe. Uma hora, o arquivo que você não quer ter deletado permanentemente será deletado permanentemente, porém, de uma maneira "natural".
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
+1 voto
Dizem que o Glary Utilities faz isso, existe la uma opção que recupera arquivo (Igual ao Recuva) e na outra deleta arquivo. Se não me engano deleta mesmo, tornando impossivel a recuperação do mesmo.
respondida 10 anos atrás por virtualjairo Ativo (59 pontos)
+1 voto
Como trabalho para uma das maiores empresas de disco rígidos mundiais, posso dar alguns comentários práticos sobre o caso.

Existem diversos programas que eliminam de modo "praticamente" definitivo qualquer resto de arquivo ou informação gravada digitalmente.

Segue alguns programas:
http://www.fileshredder.org
http://www.diskdoctors.net/data-sanitizer/software.html

Digo "praticamente" porque os algoritmos de deleção não são infalíveis, mas 95% dos arquivos apagados por eles não conseguem ser recuperados, salvo para quem tenham hardware e aplicações especiais, caras e sob domínios de poucos mortais.
respondida 10 anos atrás por Wolfgang2k666 Novato (34 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+6 votos
6 respostas
+1 voto
2 respostas
0 votos
0 respostas