admin@guiadopc.com.br

Erro 0x800F0A12 na instalação do Windows 7 Service Pack 1

+7 votos
Na instalação do Service Pack 1 no Windows 7 ou Windows Server 2008 R2, pode aparecer o erro de código 0x800F0A12. Qual o motivo? Como resolver o problema?
perguntado 10 anos atrás em Windows por Guia do PC Geek (1,211 pontos)

13 Respostas

+2 votos
 
Melhor resposta
Esse problema geralmente ocorre em PC's que tenham mais de um SO instalado. O erro acontece pelos seguintes motivos:

- A partição que contém o sistema não foi "montada" ou não se tornou acessível ao Windows: geralmente esse erro ocorre quando você instalou o Windows em uma partição pré-formatada com uso de outro SO ou software. Por padrão, o Windows usa o padrão NTFS e "monta" a partição para faze-la acessível quando a máquina for bootada. Caso você tenha instalado o Windows em um outro tipo de partição (FAT32) por exemplo, ou não montado a partição (tornando-a um simples HD para dados) e tenha modificado a MBR ou usado o GRUB para dar boot, esse erro irá aparecer ao tentar instalar a SP1 ou Windows Server.

- A partição está disponível via rede (não está na máquina/HD local) onde o Windows (que roda na sua máquina) não tem permissões para modificar/criar dados: auto explicativa certo?

- O Windows e sua partição foram restaurados usando algum tipo de software que "clone" ou crie uma imagem do HD. Geralmente notebooks vem com esse tipo de software. Ou seja, o erro é causado em um sistema já restaurado via imagens do HD.

Caso seu Windows não esteja sendo carregado pela rede (ou seja, o Windows não está instalado na sua máquina, mas em outra máquina da rede), você pode usar o próprio DVD de instalação do sistema para te ajudar. Basta dar boot pelo DVD, clicar em "Continuar Instalação" > Reparar o Computador, e na janela que se abrir, vá em "Startup Repair" (Corrigir problemas na inicialização, algo assim). O Windows fará as correções necessárias e você poderá facilmente instalar sua SP1 ou Windows Server normalmente. Caso o seu Windows esteja sendo carregado pela rede, instale a SP1 ou Windows Server na máquina em que o sistema foi instalado.

Espero ter ajudado.
respondida 10 anos atrás por lipinho Avançado (3,771 pontos)
Vá em "painel de controles", "ferramentas administrativas", "Gerenciamento do Computador". Nela vá em "gerenciar de discos" e com o botão direito do mouse em cima da "partição do sistema": marque ela como "partição ativa".
+2 votos
Bem, o motivo para aparecer este erro de código 0x800F0A12 no momento da instalação do SP1 , é que a instalação não pode acessar a partição do sistema do disco rígido do seu computador para atualizar os arquivos.
Vários fatores podem contribuir para isso:
Um disco rígido com a partição do sistema foi removido antes de começar a instalação do SP1.
Uma ferramente de gerenciamento de disco de outro fabricante de software foi utilizado para a cópia (clone) do disco.
Disco rígido com a partição do sistema foi removido. Em algumas configurações avançadas de gerenciamento de disco ou servidor, você pode remover os discos rígidos de um computador sem desligar o Windows. Esta é informalmente conhecida como hot-swapping de discos ou unidades. Se um disco rígido com a partição do sistema foi trocado, devolva o disco que está faltando para o computador e tente instalar o SP1 novamente.
Você pode obter mais informações detalhadas (em inglês) no site da Microsoft através do link: http://windows.microsoft.com/en-US/windows7/windows-7-windows-server-2008-r2-service-pack-1-sp1-installation-error-0x800F0A12
respondida 10 anos atrás por GiGi Geek (722 pontos)
+1 voto
Se receber o erro "0x800F0A12" ao tentar instalar o Service Pack 1
(SP1) para o Windows 7 ou Windows Server 2008 R2, isso significa que o instalador não pode
acessar a partição do sistema do disco rígido do seu computador para atualizar os arquivos.
Normalmente, esta partição é acessível para Windows (embora você não pode navegar em Windows Explorer). No entanto, em algumas situações, o acesso à partição do sistema pode ser bloqueada após o Windows foi iniciado. Por exemplo:

A partição do sistema não é automaticamente montada , ou acessíveis ao Windows , durante a inicialização.

Um disco rígido com a partição do sistema foi removida antes de começar a instalação do SP1.

Windows está rodando em um storage area network (SAN), e acesso à partição do sistema foi desativado.

Uma ferramenta de gerenciamento de disco de outro fabricante de software foi utilizado para cópia (ou clone ) do disco ou partição em que você está tentando instalar o SP1.
respondida 10 anos atrás por Glicia Ativo (238 pontos)
+1 voto
Eu tive o mesmo problema e consegui resolver.
Vá em iniciar> Computador (botão direito) > gerenciar > gerenciamento de disco.
No HD que o windows está instalado vai ter uma partição de 100MB. O que vc precisa fazer é atribuir uma letra a esta partição para que o windows possa acessá-la.
Para isto clique com o botão direito> alterar letra ou unidade de camindo> adicionar...> aí coloca uma letra (aqui eu coloquei Y:)

Depois disso instalou normalmente.
respondida 10 anos atrás por anônimo
lembre-se de marca-la como partição ativa também, se não, novamente, haverá erro de instalação. Obrigado pela ajuda no presente tópico
Erro "0x800F0A12" ao tentar instalar o Service Pack 1.
Também tive esse problema em dois servidores e consegui resolver com essa dica que você postou. Funcionou corretamente.
0 votos
Esse erro tb está acontecendo ao instalar a nova versão do Windows live Message. Alguém sabe por que?
respondida 10 anos atrás por MarceloAlves Veterano (614 pontos)
0 votos
tá, mas como resolve o problema, vou ter que deixar o windows em todo o HD?
A Microsoft deve estar de brincadeira!
respondida 10 anos atrás por anônimo
0 votos
Não consegui alterar a letra desta partição, aparece apenas ajuda quando clico com o botão direito! E agora?
respondida 9 anos atrás por anônimo
Voce deve estar fazendo alguma coisa errada, pois ao clicar com o direito aparecem várias opções de ações. Veja esse tuto onde se explica claramente como fazer: http://goo.gl/ASN8h . Vc ainda pode dar o boot com o DVD do windows e mandar reparar a inicialização, como o Lipinho explicou. E se vc não tiver mais o DVD do windows, tem como baixar um ISO da internet, que faz a mesma coisa.
Ela está fazendo tudo certo, no Lap Top da minha esposa aparece apenas "Ajuda"  e  "Excluir" . E aí?
0 votos
muito bem o anonimo acertou é so fazer o que ele diz o meu resolveu, com a seguinte dica do anonimo:
Eu tive o mesmo problema e consegui resolver.
Vá em iniciar> Computador (botão direito) > gerenciar > gerenciamento de disco.
No HD que o windows está instalado vai ter uma partição de 100MB. O que vc precisa fazer é atribuir uma letra a esta partição para que o windows possa acessá-la.
Para isto clique com o botão direito> alterar letra ou unidade de camindo> adicionar...> aí coloca uma letra (aqui eu coloquei Y:)

Depois disso instalou normalmente.
respondida 9 anos atrás por anônimo
0 votos
Ain gente, não posso ser tão burra assiim... Estou clicando com o botão direito em cima, mas ao invés de aparecer "alterar letra ou unidade de caminho..." aparece só "Ajuda", não há meio! O que estou fazendo de errado!?
respondida 9 anos atrás por anônimo
0 votos
Não sei se eh isso, mas tb estou com o problema de não conseguir trocar a letra de um volume (este Volume está sem letra nenhuma e acredito que ele está impedindo a instalação do SP1). Analisando a janela abaixo da lista de HD's, acredito que o volume sem nome é uma partição do Disco C: (pois a barra azul está dividida e de um lado está a unidade c: com 287,54 GB NTFS e do lado só está 10,55 GB). Abaixo da capacidade do HD C: (na barra azul) está escrito "Íntegro (Sistema, Inicialização, Arquivo de paginação, Despejo de memória, Partição primária)" e abaixo do outro HD que não tem letra (na barra azul) está escrito "Íntegro (Ativo, Partição Primária). Se realmente o HD estiver particionado, ele veio de fabrica assim (a não ser que eu fiz alguma m****, sem saber). Peço por favor que me ajudem, pois preciso instalar o SP1.
Obrigado a todos.
respondida 9 anos atrás por anônimo
0 votos
Consegui 'burlar" marcando a partição  com ativa na unidade C: ta instalando agora, já passou do lugar onde dava erro, vamos ver.
respondida 9 anos atrás por anônimo
0 votos
"Analisando a janela abaixo da lista de HD's, acredito que o volume sem nome é uma partição do Disco C: (pois a barra azul está dividida e de um lado está a unidade c: com 287,54 GB NTFS e do lado só está 10,55 GB). Abaixo da capacidade do HD C: (na barra azul) está escrito "Íntegro (Sistema, Inicialização, Arquivo de paginação, Despejo de memória, Partição primária)" e abaixo do outro HD que não tem letra (na barra azul) está escrito "Íntegro (Ativo, Partição Primária). Se realmente o HD estiver particionado, ele veio de fabrica assim (a não ser que eu fiz alguma m****, sem saber). Peço por favor que me ajudem, pois preciso instalar o SP1."

"Consegui 'burlar" marcando a partição  com ativa na unidade C: ta instalando agora, já passou do lugar onde dava erro, vamos ver."

A situação acima também ocorreu comigo e a solução apresentada por Anônimo também resolveu meu problema.

Obbrigado a todos pela ajuda.

Alexandro
respondida 9 anos atrás por anônimo
Muito bom, passei o dia todo procurando uma solução e essa realmente funciona, podem confiar
0 votos
Se receber o erro "0x800F0A12" ao tentar instalar o Service Pack 1 (SP1) para o Windows 7 ou Windows Server 2008 R2, isso significa que o instalador do SP1 não consegue aceder à partição do sistema do Windows (também designado por volume) do disco rígido do computador para actualizar os ficheiros.
respondida 9 anos atrás por AndréMoutinho Doutor (8,762 pontos)

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas

+6 votos
8 respostas
perguntado 10 anos atrás em Windows por anônimo
+5 votos
5 respostas
perguntado 10 anos atrás em Windows por Guia do PC Geek (1,211 pontos)
+8 votos
4 respostas
perguntado 10 anos atrás em Windows por saka97 Geek (1,469 pontos)