Quando um PC para de funcionar repentinamente. As principais causas a serem observadas, na ordem das probabilidades das causas mais comuns:
1. Fonte: a)mau funcionamento e distribuição de energia. b) problemas na conexão de cabos. c) curto circuitos, enfraquecimento e ou queima do componente.
2. Cooler ou Fan: as mesmas ocasionadas em fontes.
3. Memória: as mesmas ocasionadas em fontes e coolers/fan. a) Experimente remover a memória e limpa-la com uma borracha escolar. b) a maioria dos computadores possui um pequeno auto falante interno acoplado na placa mãe. Assim que o computador é ligado um pequeno BIP sonoro é emitido. Problemas com memória podem ser detectados através do som emitido por este componente. Quando o computador é ligado, não inicializa e imite vários bips contínuos ou compassados, é sinal de que há problemas com a memória ou a mesma queimou.
4. Processador: as mesmas causas apontadas acima. Pode ser necessário substituir esse componente por outro novo.
5. Chip Set: as mesmas apontadas acima. Neste caso, é preciso substituir o componente,
7. Curto circuito na placa mãe, normalmente, ocasionado por excesso de poeira acumulada sobre os componentes e trilhos condutores de energia; pois a poeira contem fragmentos microscópicos de componentes magnéticos e condutores como ferro, cobre e outros.
Neste ultimo caso, é altamente recomendável desmontar completamente o computador, limpar a placa mãe, peças e componentes (cuidadosamente) com uma escova ou pincel. Por fim, lavar a placa com álcool isopropilico, deixa-la secar por mais de 42hr antes de monta-la novamente, podendo auxiliar na secagem com um secador de cabelos ou soprador térmico.
Fazer limpezas periódicas nas peças e componentes (com uma escova ou pincel) sempre ajuda a prevenir esse tipo de problema comum.
Não havendo resultado positivo, é 99,999% que a placa mãe queimou!
Espero ter ajudado.