O BrLix (antes conhecido por Famelix) é um sistema que utiliza o kernel Linux, o que já representa uma economia pro bolso na hora de comprar um computador com o sistema já instalado. A intenção dele é ser o mais parecido possível com o Windows, o que explica sua aparência, visando oferecer um sistema de fácil adaptação por parte do usuário e combater a pirataria de Sistemas Windows não originais. Ele vem com um programa que porta as principais bibliotecas Windows para Linux, permitindo a instalação de muitos programas no formato .exe. Mas como ele é baseado no Debian, nada impede você de instalar pacotes .deb, ou seja, programas nativos do sistema.
Apesar de não concordar muito com essa história de Linux com cara de Windows e o mercado já contar com bons sistemas Linux no segmento desktop, o projeto deve ser reconhecido levando em consideração que é algo que visa contribuir para com a inclusão digital.
Se olharmos bem no fundo, não passa de uma distribuição baseada no Debian que usa a interface gráfica KDE personalizada para se parecer com o Windows no aspecto visual e que vem com um "emulador" de arquivos .exe. Porém tem uma coisa que apenas o Windows tem que nem o BrLix nem nenhum outro sistema Linux tem: centenas e milhares de vírus e malwares.
Não consigo ver essa tal facilidade de manuseio,para mim tanto o Windows quanto o Linux,não tem lá tais coisas boas ou um é melhor que o outro, todos tem vantagens,desvantagens,exclusividades e por ai vai.