O AI – 5 Digital é um projeto do Deputado Eduardo Azeredo (PSDB – MG) que tem por objetivo controlar a internet, com direito à espionagem de servidores, como forma de "evitar o mal" , como a pedofilia. O projeto vem sendo conduzido de forma desordeira e com argumentos furados, como por exemplo, que esse crime nojento – a pedofilia – fosse consequência da internet, já que pode ser o meio para disseminar materiais impróprios, portanto, a internet deveria sofrer algum tipo de controle. Pensando dessa forma, o Estado deveria grampear previamente o telefone de todos só porque é possível ameaçar outros de morte por meio de uma ligação, ou então, tirar qualquer tipo de faca do mercado, já que pode ser uma perigosa arma.
É importante todos se inteirarem do assunto pois ele age diretamente nos direitos de cada um, cada cidadão deve ouvir e formar sua opinião com consciência. Os últimos ataques são sim situações sérias, que envolvem informações nacionais, mas não pode ser usado aos quatro ventos como prova de que devemos ser controlados ou supervisionados o tempo todo, em cima de problemas cuja causa está bem distante da internet.
Sabiamente, o Ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante afirmou que a invasão de sites estatais significa que o governo “precisa investir e se preparar para ter uma estrutura de defesa mais articulada e eficiente”, não que isso deva servir como motivo para censura ou perseguição indiscriminada.