menu search
brightness_auto
more_vert
sempre vejo nas caixas de placas RoHS  oque e isso? isso e produto da china?
thumb_up_off_alt 2 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

2 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
BOA PERGUNTA ROHS significa "restriction of certain hazardous substances" que quer dizer restrição de certas substancias perigosas. é uma lei européia que proibe o uso de certas substancias na fabricaçao de outras. essa guerra toda é por causa do chumbo mas tem outras sustancias tambem na lista de substancias perigosas, como cadmio, mercurio, cromo e outras mais. mas oque isso tem a ver com as placas? Nas maiorias das placas o chumbo é usado nas soldas dos componentes e esse materia nessas placas sao substituidos por prata bismuto ou cobre. que sao substtancias que tem o mesmo efeito ou melhor pois o cobre é melhor condutor de energia doque o chumbo mas é mais caro.
e as baterias que nao tem merurio ou cadmio sao ROHS tambem
todos os produtos que sao feitos sem essas substancias nocivas são considerado ROHS
entao se voce comprar placas ou peças ou micros que tem escrito ROHS voce estara ajudando na conservaçao do meio ambiente. falou.....
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Significado: RoHS – Restriction of Certain Hazardous Substances (Restrição de Certas Substâncias Perigosas).

Substancias pactuada: cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente (Cr(VI)), bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb).

RoHS é uma diretiva européia (não é lei ainda)que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos eletro-eletrônicos. Também é conhecido por “Lei do sem chumbo ou lead-free”, a mesma entrou em vigor no dia 1º de Julho de 2006, e apartir desta data nenhum produto que contém alguma destas substancias não poderá ser comercializada na União Européia. O problema é que a solda tradicional é composta de 63% de estanho (Sn) e 37% de chumbo (Pb), e os fabricantes terão que buscar outros Elementos para produzir a solda. Como você sabe, a solda é o que “cola” os componentes eletrônicos na placa de circuito impresso (PCB) de um produto eletrônico. A prata, o cobre e o bismuto são comumente usados na nova composição de solda sem Chumbo.

A diretiva ROHS limita a total de 0,1% o uso das substâncias pactuadas na composição de manufaturados na União Européia, ou importados de EUA, China, Nova Zelândia e outros países.

Perceba que tudo isto tem relação direta com nossos computadores, mas lembre-se que o padrão RoHS aplica-se a qualquer aparelho eletrônico comercializado na União Européia desde julho de 2006. As medidas de controle foram adotadas porque os produtos eletrônicos são descartados ao final de sua vida útil, e assim acabam parando em lixões e aterros sanitários, nestes ambientes eles acabam expostos às intempéries. As ações do sol e da chuva acabam levando grande parte destas substâncias para os lençóis freáticos, a incineração dos resíduos pode ser ainda mais danosa, lançando na atmosfera grandes quantidades de substâncias altamente tóxicas.

Fonte www.comunidade-linux-brasil.info
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...