admin@guiadopc.com.br

Wubi, tem algum problema usar ele?

+2 votos
Eu me lembro de ter perguntado sobre o Wubi em algum fórum recentemente, e nele me recomendaram não usá-lo por que, entre outros motivos, ele gosta de bagunçar com instalações do Windows. Isso é verdade? Não tenho nenhuma experiência com Linux, e achei que usar essa coisa seria simples o suficiente pra me dar uma ideia de como é o Ubuntu sem que eu precise de mexer com partições.
perguntado 8 anos atrás em Linux por anônimo

3 Respostas

+1 voto
Não. O Wubi vai criar um arquivo de alguns GB contendo a partição virtual do Ubuntu e alterar o boot do Windows para que seja possível a escolha entre o Ubuntu e o Windows na hora de ligar o PC.

É a melhor opção para quem gostaria de testar o Ubuntu, mas não tem conhecimento ou simplesmente não quer perder tempo formatando, gravando ISOs e bootando.

Os únicos "contras" de usar Ubuntu via Wubi são: desempenho um pouco inferior e ausência do modo de hibernação.
respondida 8 anos atrás por Paulo Higa Avançado (3,451 pontos)
+1 voto
Wubi é um instalador livre e oficial da distribuição do Ubuntu Linux para sistemas operacionais Windows, sob a licença GNU/GPL.[1] O objetivo do projeto é permitir a usuários do Windows que não estão habituados com o Linux para que possam utilizar o Ubuntu sem risco de perder informações durante a formatação ou reparticionamento do disco. É possível também desinstalar o Wubi a partir do Windows como se fosse um simples programa.

O Wubi vem incluso nos CD´s do ubuntu, mas pode ser baixado pelo site do projeto. A diferença do que vem nos CD´s é que o Wubi apenas instala o próprio sistema que está contido no CD. Já o do site do projeto, quando se instala o Wubi, ele baixa a imagem do sistema por ele mesmo e em seguida instala o sistema. A vantagem de baixar do site do projeto é que nesse modo pode-se escolher se quer baixar o Ubuntu, Kubuntu ou outra variante.


Não se trata de uma máquina virtual, e sim de uma instalação autônoma numa imagem de disco. O Wubi foi incluído no Ubuntu 8.04 Hardy Heronζ.[2][3]

O Wubi não instala o Ubuntu diretamente em uma partição própria, e não pode aproveitar o espaço livre do disco rígido para instalar o sistema operacional. Entretanto, isso pode ser feito através do LVPM (Loopmounted Virtual Partition Manager), que permite transferir a instalação gerada pelo Wubi a uma partição designada para esse fim.[1] Os usuários interessados na instalação sobre uma partição, como a habitual, e sem fazer uso de um CD, devem usar o aplicativo UNetbootin em seu lugar - que serve não somente ao Ubuntu, mas também a outras distribuições como o Slackware, Mandriva e OpenSuSE.[4]

origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
respondida 8 anos atrás por Rekztem PhD (21,763 pontos)
0 votos
Nossa bacana isso !! eu estava querendo instalar o Ubuntu, eu já tinha ultilizado o ubuntu mais eu não posso abrir mão o velho Ruinwindows rs.. por causa dos meus Games Steam eu paguei uma grana neles e dispensar 20 games assim é meio complicado
respondida 8 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas