Eu consigo pensar em dois problemas de início:
1 - Seu modem não suporta a tecnologia usada pela Speedy: algumas operadoras de internet (como a GVT, por exemplo) usam protocolos diferentes que alguns modens (ou roteadores) não suportam com perfeição, mas que ainda conseguem trabalhar com eles. A tecnologia ADSL 2+ é um exemplo disso. Porém, tais tecnologias são geralmente usadas com internets de alta velocidade, isso é, acima de 3MB, e não com 400Kbps. Por isso, eu descartaria essa possibilidade.
2 - Seu roteador não foi configurado corretamente: quando não configurados corretamente, roteadores podem apresentar diversos problemas. Tente reconfigura-lo (se possível, resete-o para a configuração de fábrica antes), use DMZ para garantir que o problema não seja de portas.
Outro possível problema, mas que não acho que seja o caso (não acredito que você, nem o técnico, tenham deixado isso passar desapercebido) é: como a velocidade da internet com roteador está sendo dividida pela metade, não seria o caso de você estar usando dois computadores ao mesmo tempo, e por isso, a internet estar sendo dividida uma parte para cada? Como eu disse, esse é um erro muito bobo, não acredito que seja o caso.
Outro problema, como já disse em outra resposta, é a relatividade. Quando foi testado sem roteador, o serviço da Speedy poderia estar normal, e quando foi ligado o roteador pode ter acontecido alguma coisa e o serviço ficado mais lento. Nada teria a ver com seu roteador nesse caso.
Tente conseguir outro roteador e teste-o para ver se a velocidade muda. Se mudar, a culpa é da Speedy, e não do roteador.