Simplicidade. O Mac OSX é talvez o único sistema que tem apenas um foco: o usuário final comum. Por esse motivo, o sistema todo é desenvolvido visando uma interface intuitiva e acima de tudo, que faça você dizer "wow".
Já o Windows e o Linux tentam manter um ar profissional, por mas que o Windows esteja mudando essa idéia. Por esse motivo, o Mac, para o usuário comum, tende a ser mais vantajoso. E esse conceito de "interface perfeita" se estende a maioria dos aplicativos Mac. Se você for perceber, todos os aplicativos do Mac tem uma interface bonita e bem trabalhada, enquanto os de Windows já não são tantos assim (geralmente apenas os da Microsoft trazem uma beleza a mais) e o Linux então nem se fala, é horrível as interfaces que aparecem, parece que você está num sistema de 1993.
Agora, indo para o ponto de hardware: os aparelhos Mac (iMac, Macbook Pro, etc) possuem apenas um esquema de hardware para cada modelo (isso é, todos os iMacs tem a mesma placa mãe, mesma placa de vídeo [ou ao menos da mesma desenvolvedora] e etc), e como o Mac OS X é desenvolvido para rodar apenas em hardware Apple, o sistema possui poucos (mas excelentes) drivers (em Mac, se chamam Kexts), fazendo o sistema rodar mais fácil e ter menos problemas que um Windows, que como tenta rodar em todo computador existente na face da terra, possui muitos drivers, e muitos deles com problema, o que faz o sistema travar ou dar erro.
O Mac OS X é muito inteligente também no quesito de gerenciamento de programas: quando você fecha um programa, ele não é "descarregado" da memória como no Windows, pelo contrário, ele continua lá, fazendo com que a próxima vez que você vá abri-lo, se torne mais rápido, quase instantâneo. Por isso muita gente considera o Mac OS X um sistema muito mais rápido que um Windows por exemplo.
Em geral, o Mac OS X (e o hardware Apple, que também é excelente) é um sistema maravilhoso para usuários não-profissionais ou usuários que trabalham com imagem ou vídeo (já que as suites de edição de fotos, vídeos e música no Mac OS X são fantásticas), porém, o sistema da Apple não roda em uma maquina não Apple, ou seja, o Mac OS X não funciona num PC normal. Sendo assim, é necessário comprar um Mac para desfrutar do sistema, e meu amigo, hardware Mac já deixou de ser caro faz tempo... agora ele é lazarent* de caro.
Além do preço, outro ponto fraco do Mac OS X (que tende a mudar bem rapidamente) é que ainda não existem jogos decentes na mesma quantidade que existe para Windows. A Valve, desenvolvedora da plataforma Steam, começou seus serviços com Mac a pouco tempo, prometendo trazer ao sistema da maça um pouco mais de jogos. Mas, se você é gamer, a migração de um PC para um Mac não vale a pena ainda: tanto pelo preço (o preço que você paga num iMac decente dá fácil fácil para comprar um PC top de linha) quanto pela disponibilidade de jogos.
Se você tem um vídeo-game legal (Xbox 360 ou PS3) e bastante dinheiro para investir num Mac, vá em frente, você não vai se arrepender. Se você tem um pouco menos de dinheiro, um iPhone ou iPad é bem legal também, são dois aparelhos que não saem da minha vida nunca mais se depender de mim.
Caso você queira experimentar o sistema Mac OS X no seu computador, você pode pesquisar no Google pelo termo Hackintosh e estudar um pouco sobre isso. Hackintoshes são modificações do Mac OS X NÃO OFICIAIS que rodam em alguns modelos de PC. Não vou dar mais detalhes e nem ajuda por esse ser um procedimento complicado e não recomendado para leigos (pra dizer a verdade, mau eu consigo fazer tudo funcionar direitinho), faça por sua conta e risco.