Boa noite Sorriso.
O Windows 8 virá com um recurso denominado “boot seguro” via função UEFI que bloqueia a alteração da inicialização por malwares ou outro software não autorizado.Isso vai dificultar a instalação de um gerenciador de boot diferente como o GRUB padrão do Linux
Esse recurso de segurança impede que programas iniciem antes do sistema operacional e causem danos em um computador certificado para o Windows 8. Se estiver ativado, todos os softwares e firmwares envolvidos no processo de boot deverão ser assinados por uma entidade de segurança,ou não funcionarão!
A grosso de dizer funciona assim: Imagine que você está em uma festa com um amigos seu - o Windows 8, e você se chama Ubuntu. O Windows 8 tem uma credencial para entrar na área VIP e beber,comer de graça, você não tem, quando o Windows 8 vai para a área VIP e você vai atrás dele, o segurança pedirá a credencial dos dois, o Windows 8 entra e você que não tem a credencial fica de fora...
O boot seguro pode ser desativado, mas o processo depende dos fabricantes de hardware, que podem ou não incluir a opção.
Outra opção, além de desativar o boot seguro na BIOS, é a utilização de uma distribuição Linux certificada.Porém, seria necessária a instalação de um gerenciador de boot de código fechado, uma vez que o GPLv3, versão atual de uma das licenças mais utilizadas em softwares opensource, exige que o desenvolvedor disponibilize as chaves de segurança (e o recurso não teria razão de existir). Portanto, se você usa Linux e for adquirir um computador com selo “certificado para o Windows 8?É melhor pesquisar bem antes de comprá-lo.
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Espero que seja corrigido pela poderosa Microsoft.
Texto copilado e editado
Links
http://www.gemind.com.br/2440/boot-seguro-windows-8-dual-boot-linux/
http://www.todoespacoonline.com/microsoft-esta-tentando-bloquear-dual-boot-do-windows-8-e-o-linux___1808
Espero ter ajudado