admin@guiadopc.com.br

Sistema operacional para Netbooks

+5 votos
Meu netbook veio com o WinXP Home. ele e um ATOM N270 1.6ghz 1gb de ram. algum tempo depois que lançou o Windows 7, ja que estava na faculdade e tinha a minha disposiçao licenças de graça da Microsoft (MSNDAA) resolvi formatar e instalar o Windows 7. mas ele ficou muito pesado com 1gb sendo que o ideal seria 2gb. mas como o XP vai morrer, eu achava que não valia a pena ficar com ele. ainda continuo achando que o XP tá obsoleto. então resolvi instalar o Ubuntu de vez. Agora pergunto: o Linux e uma boa pra netbook no lugar do Windows 7? vale a pena ficar com o Ubuntu? apesar de que tem o Starter, mas ele e muito limitado.
perguntado 9 anos atrás em Linux por Capitao Black Avançado (1,851 pontos)

9 Respostas

0 votos
Eu prefiro o Ubuntu do que usar uma versão do windows 7 tão limitada quanto a Home basic e a Start.
E pela quantidade de RAM que vc tem no notebook certamente o Ubuntu é uma melhor opção. E quanto a produtividade é questão de adaptação nada mais que isso.
respondida 9 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,076 pontos)
É realmente eu tava em duvida se valia a pena ou não! ate porque eu queria comprar um novo,e olhei alguns e todos vem com 1gb e Windows 7 starter. uma coisa que eu acho que o ubuntu deveria fazer é o gerenciamento da bateria,eu uso ele esporadicamente,dia sim,dia nao.
e quando eu uso eu tenho que carregar umas 2x. digo isso porque tenho um desktop tambem. acho que no mais o ubuntu vale a pena por ser um SO completo e tem tudo que uma pessoa que usa netbook presisa ne?
E ainda por cima seguro e estavel! outra coisa que eu tava pensando era tirar algumas coisas da instalaçao do Windows 7 pra ver se ele ficava mais leve, agora vou ficar mesmo com o Ubuntu!
Uma coisa que todos os sistemas Linux ainda pecam é no gerenciamento de bateria.
Você esta equivocado, a partir da versão 10.04 o gerenciamento de energia do Ubuntu garante alguns minutos a mais de energia do que a comparação com o Windows 7.
Não sei de onde vc tirou essa informação. Em momento algum o gerenciamento do Windows 7 é inferior ao Ubuntu.
0 votos
Boa noite Capitão.
O Ubuntu é totalmente compatível com o sua configuração,ficará rápido e  seguro!Já instalei em um Aspire One com a config parecida com a sua.
Agora voce pode testar o Windows 8 Developer Preview acho que vai rodar redondo em sua máquina!Porque voce não testa?Poste para gente suas impressões!
Link para Baixar:
http://www.baixaki.com.br/download/windows-8-developer-preview.htm
respondida 9 anos atrás por Luna Doutor (11,670 pontos)
Editado 9 anos atrás por Luna
na verdade o netbook já ta com o Ubuntu instalado. e o Ubuntu 10.04 LTS. e pelo que eu pude perceber e que realmente vale a pena ficar com o Ubuntu!! no lugar do Windows 7.
Enquanto ao 8. já testei ele uma vez, e ate ja compartilhei as minhas impressoes aqui.
http://www.guiadopc.com.br/respostas/9004/opinoes-sobre-o-windows-8-developer-preview
Agora é esperar pelo final!
0 votos
realmente o ubuntu é o melhor para a sua situação mas se quiser investir na compra do windows 7 e colocar mais uma memoria nao seria ruim
respondida 9 anos atrás por Rekztem PhD (21,799 pontos)
Pois é, eu pude perceber mesmo que o Ubuntu é o ideal pro meu netbook. mas enquanto ao Upgrade, eu ate realmente quero aumentar a memoria (eu vi que não é caro) ou eu ate poderia criar uma versao Lite do Windows 7. vou tentar depois!
olha acredito que nem precisa de ser versao lite ja vi muito net igual ao seu com 2 GB rodando o ultimate tranquilo
A versao lite eu quis dizer remover algumas coisas da instalaçao pra ver se fica mais leve um pouco. E eu ate fiz isso, mas nao adianto muito nao.
0 votos
Distros Linux são sempre boas escolhas para computadores com pequena capacidade de hardware. Eu recomendo Ubuntu, Fedora ou OpenSUSE.
respondida 9 anos atrás por GustavoEstrela Avançado (1,675 pontos)
E eu ainda continuo achando isso.. ja usei 2 deles. o 3º eu baixei uma vez, mas caiu no terminal. o problema do Linux é que ele não consegue gerenciar bem a bateria.
0 votos
Com certeza, e vem ai o ubuntu 11.10 com o unity mais facil ainda de mexer.

Apesar que prefiro sempre recomendar versões LTS, recomendo que instale o Ubuntu 11.04, para usuário comum é ótimo, pois não exige configurações complexas, é um ótimo SO uso e recomendo.

abraço.
respondida 9 anos atrás por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)
Ate eu ia baixar o 11.04, mas não consigo me acostumar com o Unity.
Alias, muita gente reclamou dessa nova interface. eu tinha instalado o 10.04 LTS. parece que eu vou ter que instalar pra me acostumar bem com o Unity porque o 11.10 vai ser só ele. bom, já mudei de ideia! to baixando o 11.04 aqui, e vou instalar depois. e vamo ve no que vai da!
Eu não gosto do unity, continuo com o gnome 2, e o gnome 3 parece que esta indo pelo mesmo caminho do unity.
Então, eu acho que é questao de ir se acostumando com o Unity. sei que muita gente tá reclamando da interface e coisa e tal.. eu dei uma testada no 11.10 e eu acho que essa versao promete viu! assim que lançar o 11.10 eu vou instalar já.
Eu tenho evitado distribuições curtas, fico só com as longas (LTS). Mas sim, diz que o unity na nova versão já está com acessos mais faceis a configurações.
Eu vinha usando o 10.04 LTS numa boa sem problemas nenhum. porque o 11.04 tava meio pesadinho. vou continuar usando o 10.04, falta poucos dias para o 11.10.
Também notei esse pesinho extra, mas nada que não possa ser resolvido com alguma configurações de inicialização, e o unity em si, achei bem pesado, e as funções extras no ccsm devido ao unity tb pesaram um pouquinho.

mas nada que comprometa o sistema

abraço.
0 votos
Cara o Linux é uma boa para substituir o Windows em qualquer plataforma devido principalmente a sua segurança e estabilidade. Como nesse caso você instalou o Ubuntu que particularmente é minha distribuição Linux preferida melhor ainda. Os sistemas Linux mesmo em suas versões mais atuais comsomem muito menos memória RAM do que o Windows. Concerteza vale a pena intalar o Ubuntu.
respondida 9 anos atrás por Adriano Ativo (106 pontos)
Realmente o Ubuntu e uma boa pra netbook! eu instalei a 11.10 e estou satisfeito com ele. mas claro que existem outras distribuiçoes, mas eu não sei como eu não consigo gostar do KDE so de GNOME!
0 votos
O ubuntu é uma bela escolha,mas não haveria mal nenhum você colocar o Windows 7,claro tendo em vista a versão da qual você pois nele também deve se pensar nisso,se você colocou a Windows 7 Ultimate nele,sim ele irá ficar mega pesado,agora já as outras versões dele sim talvez rodariam sem nenhum tipo de lentidão no netbook.
respondida 9 anos atrás por AndréMoutinho Doutor (8,762 pontos)
0 votos
Tenho notebook com w7ultimate e Ubunto 11.04LST em dual boot, sem problemas, dou clara vantagem ao ubunto. Mais leve e rápido e quando aos criticos que dizem que é complicado, trata-se apenas de abrir a mente e aceitar as diferenças. O suporte linux na net é infinito, quanto ao windows...
Tenho tambem um netbook(acer, aspire one /Atom/2gigas ram) com w7sarter e Xubunto. W7 é um pouco lento, xubunto parece um ferrari, o ambiente gráfico é Xfce.
Quem quiser experimentar linux há versões para todos os gostos que podem instalar e correr da pendrive. A comunidade linux é mundial, em língua portuguesa, ninguem bate os brasileiros.
respondida 8 anos atrás por anônimo
0 votos
maso net book cce so tem 4gb de espaço no ssd ,o ubunto nescessita de pelo menos 8 gb de espaço
respondida 4 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas