admin@guiadopc.com.br

Sistema operacional para Netbooks

+5 votos
Meu netbook veio com o WinXP Home. ele e um ATOM N270 1.6ghz 1gb de ram. algum tempo depois que lançou o Windows 7, ja que estava na faculdade e tinha a minha disposiçao licenças de graça da Microsoft (MSNDAA) resolvi formatar e instalar o Windows 7. mas ele ficou muito pesado com 1gb sendo que o ideal seria 2gb. mas como o XP vai morrer, eu achava que não valia a pena ficar com ele. ainda continuo achando que o XP tá obsoleto. então resolvi instalar o Ubuntu de vez. Agora pergunto: o Linux e uma boa pra netbook no lugar do Windows 7? vale a pena ficar com o Ubuntu? apesar de que tem o Starter, mas ele e muito limitado.
perguntado 10 anos atrás em Linux por Capitao Black Avançado (1,851 pontos)

9 Respostas

0 votos
Eu prefiro o Ubuntu do que usar uma versão do windows 7 tão limitada quanto a Home basic e a Start.
E pela quantidade de RAM que vc tem no notebook certamente o Ubuntu é uma melhor opção. E quanto a produtividade é questão de adaptação nada mais que isso.
respondida 10 anos atrás por Maurício Rodrigues Usuário TOP (27,076 pontos)
É realmente eu tava em duvida se valia a pena ou não! ate porque eu queria comprar um novo,e olhei alguns e todos vem com 1gb e Windows 7 starter. uma coisa que eu acho que o ubuntu deveria fazer é o gerenciamento da bateria,eu uso ele esporadicamente,dia sim,dia nao.
e quando eu uso eu tenho que carregar umas 2x. digo isso porque tenho um desktop tambem. acho que no mais o ubuntu vale a pena por ser um SO completo e tem tudo que uma pessoa que usa netbook presisa ne?
E ainda por cima seguro e estavel! outra coisa que eu tava pensando era tirar algumas coisas da instalaçao do Windows 7 pra ver se ele ficava mais leve, agora vou ficar mesmo com o Ubuntu!
Uma coisa que todos os sistemas Linux ainda pecam é no gerenciamento de bateria.
Você esta equivocado, a partir da versão 10.04 o gerenciamento de energia do Ubuntu garante alguns minutos a mais de energia do que a comparação com o Windows 7.
Não sei de onde vc tirou essa informação. Em momento algum o gerenciamento do Windows 7 é inferior ao Ubuntu.
0 votos
Boa noite Capitão.
O Ubuntu é totalmente compatível com o sua configuração,ficará rápido e  seguro!Já instalei em um Aspire One com a config parecida com a sua.
Agora voce pode testar o Windows 8 Developer Preview acho que vai rodar redondo em sua máquina!Porque voce não testa?Poste para gente suas impressões!
Link para Baixar:
http://www.baixaki.com.br/download/windows-8-developer-preview.htm
respondida 10 anos atrás por Luna Doutor (11,670 pontos)
Editado 10 anos atrás por Luna
na verdade o netbook já ta com o Ubuntu instalado. e o Ubuntu 10.04 LTS. e pelo que eu pude perceber e que realmente vale a pena ficar com o Ubuntu!! no lugar do Windows 7.
Enquanto ao 8. já testei ele uma vez, e ate ja compartilhei as minhas impressoes aqui.
http://www.guiadopc.com.br/respostas/9004/opinoes-sobre-o-windows-8-developer-preview
Agora é esperar pelo final!
0 votos
realmente o ubuntu é o melhor para a sua situação mas se quiser investir na compra do windows 7 e colocar mais uma memoria nao seria ruim
respondida 10 anos atrás por Rekztem PhD (21,794 pontos)
Pois é, eu pude perceber mesmo que o Ubuntu é o ideal pro meu netbook. mas enquanto ao Upgrade, eu ate realmente quero aumentar a memoria (eu vi que não é caro) ou eu ate poderia criar uma versao Lite do Windows 7. vou tentar depois!
olha acredito que nem precisa de ser versao lite ja vi muito net igual ao seu com 2 GB rodando o ultimate tranquilo
A versao lite eu quis dizer remover algumas coisas da instalaçao pra ver se fica mais leve um pouco. E eu ate fiz isso, mas nao adianto muito nao.
0 votos
Distros Linux são sempre boas escolhas para computadores com pequena capacidade de hardware. Eu recomendo Ubuntu, Fedora ou OpenSUSE.
respondida 10 anos atrás por GustavoEstrela Avançado (1,675 pontos)
E eu ainda continuo achando isso.. ja usei 2 deles. o 3º eu baixei uma vez, mas caiu no terminal. o problema do Linux é que ele não consegue gerenciar bem a bateria.
0 votos
Com certeza, e vem ai o ubuntu 11.10 com o unity mais facil ainda de mexer.

Apesar que prefiro sempre recomendar versões LTS, recomendo que instale o Ubuntu 11.04, para usuário comum é ótimo, pois não exige configurações complexas, é um ótimo SO uso e recomendo.

abraço.
respondida 10 anos atrás por Vinicius The Tux Doutor (9,214 pontos)
Ate eu ia baixar o 11.04, mas não consigo me acostumar com o Unity.
Alias, muita gente reclamou dessa nova interface. eu tinha instalado o 10.04 LTS. parece que eu vou ter que instalar pra me acostumar bem com o Unity porque o 11.10 vai ser só ele. bom, já mudei de ideia! to baixando o 11.04 aqui, e vou instalar depois. e vamo ve no que vai da!
Eu não gosto do unity, continuo com o gnome 2, e o gnome 3 parece que esta indo pelo mesmo caminho do unity.
Então, eu acho que é questao de ir se acostumando com o Unity. sei que muita gente tá reclamando da interface e coisa e tal.. eu dei uma testada no 11.10 e eu acho que essa versao promete viu! assim que lançar o 11.10 eu vou instalar já.
Eu tenho evitado distribuições curtas, fico só com as longas (LTS). Mas sim, diz que o unity na nova versão já está com acessos mais faceis a configurações.
Eu vinha usando o 10.04 LTS numa boa sem problemas nenhum. porque o 11.04 tava meio pesadinho. vou continuar usando o 10.04, falta poucos dias para o 11.10.
Também notei esse pesinho extra, mas nada que não possa ser resolvido com alguma configurações de inicialização, e o unity em si, achei bem pesado, e as funções extras no ccsm devido ao unity tb pesaram um pouquinho.

mas nada que comprometa o sistema

abraço.
0 votos
Cara o Linux é uma boa para substituir o Windows em qualquer plataforma devido principalmente a sua segurança e estabilidade. Como nesse caso você instalou o Ubuntu que particularmente é minha distribuição Linux preferida melhor ainda. Os sistemas Linux mesmo em suas versões mais atuais comsomem muito menos memória RAM do que o Windows. Concerteza vale a pena intalar o Ubuntu.
respondida 10 anos atrás por Adriano Ativo (106 pontos)
Realmente o Ubuntu e uma boa pra netbook! eu instalei a 11.10 e estou satisfeito com ele. mas claro que existem outras distribuiçoes, mas eu não sei como eu não consigo gostar do KDE so de GNOME!
0 votos
O ubuntu é uma bela escolha,mas não haveria mal nenhum você colocar o Windows 7,claro tendo em vista a versão da qual você pois nele também deve se pensar nisso,se você colocou a Windows 7 Ultimate nele,sim ele irá ficar mega pesado,agora já as outras versões dele sim talvez rodariam sem nenhum tipo de lentidão no netbook.
respondida 10 anos atrás por AndréMoutinho Doutor (8,762 pontos)
0 votos
Tenho notebook com w7ultimate e Ubunto 11.04LST em dual boot, sem problemas, dou clara vantagem ao ubunto. Mais leve e rápido e quando aos criticos que dizem que é complicado, trata-se apenas de abrir a mente e aceitar as diferenças. O suporte linux na net é infinito, quanto ao windows...
Tenho tambem um netbook(acer, aspire one /Atom/2gigas ram) com w7sarter e Xubunto. W7 é um pouco lento, xubunto parece um ferrari, o ambiente gráfico é Xfce.
Quem quiser experimentar linux há versões para todos os gostos que podem instalar e correr da pendrive. A comunidade linux é mundial, em língua portuguesa, ninguem bate os brasileiros.
respondida 9 anos atrás por anônimo
0 votos
maso net book cce so tem 4gb de espaço no ssd ,o ubunto nescessita de pelo menos 8 gb de espaço
respondida 5 anos atrás por anônimo

Sua resposta

Enviar um email para este endereço se minha resposta for selecionada ou comentada:
Privacidade: Seu endereço de email será usado apenas para envio de notificações.
Verificação Anti-spam:
Para não fazer esta verificação no futuro, por favor, faça o login ou registre-se.

Perguntas relacionadas