Devemos pensar no computador como um conjunto de hardware e software, um não funciona sem o outro, antes de tentar recuperar o software voce deve se certificar se o hardware esta funcionando corretamente, já diagnostiquei situações semelhantes com a qual voce relata e o problema estava no hardware, onde o processador estava queimado e consequentemente a placa-mae também. Na parte da pergunta "nem abre o computador", como está o processo do boot, ele está correto? o computador emite bip? qual a mensagem de erro após o boot? quando foi a ultima vez que usou o computador? ele apresentou erros, paradas ou falhas inesperadas?
Reinicie seu computador e preste atenção nesses detalhes, se voce tiver certeza que o problema nao esta no hardware, aí sim é hora de partir para análise do software, e aqui tambem existem muitas possibilidades, voce instalou algum aplicativo novo? atualizou sistema operacional?, instalou um novo driver?.
Diversos fatores em um software pode acarretar em paradas críticas no computador, a famosa e temida BSOD (Tela Azul da Morte) afetando sua establidade e no caso de drivers mal desenvolvidos danos totais no hardware.