De acordo com o mais recente rumor que está circulando na web, a futura geração de processadores Bulldozer da AMD, linha Zambezi FX, poderá chegar na semana posterior à da Computex, ou seja, no dia 11 de junho. Vale ressaltar que esta nova data é cerca de 10 dias mais cedo às especulações iniciais.
Segundo as últimas informações, a série FX-4000 será composta de processadores de 4 núcleos, ao passo que a FX-6000 por 6 núcleos, e finalmente a série FX-8000 terá CPUs de 8 núcleos.
A comunidade está particularmente ansiosa pela chegada da geração Bulldozer, uma vez que será a primeira vez depois de 8 anos que a AMD lançará processadores com uma arquitetura genuinamente inovadora.
A micro arquitetura Bulldozer conta com um design em módulos, cada um sendo composto de dois núcleos inteiros independentes, que compartilham os recursos de fetch, decode e cache L2, com registradores dedicados, uma unidade de ponto flutuante "Flex FP" com dois canais FMAC de 128 bits com um registrador FP.
Cada núcleo conta com 1MB de memória cache L2 e 8MB de L3, o que em outras palavras quer dizer que a série FX-8000 tem um total de 16MB de cache, enquanto que a FX-6000 tem 14MB e a FX-4000 tem 12MB. Outra novidade é a presença de uma controladora de memória mais moderna, capaz de suportar DDR3 de até 1866Mhz e da melhoria na tecnologia HyperTransport, chegando à geração 3.1.
fonte:
http://www.adrenaline.com.br/forum/tecnologia/336963-noticia-amd-zambezi-fx-bulldozer-chegara.html