menu search
brightness_auto
more_vert
A desfragmentação frequente do HD provoca danos no mesmo?
thumb_up_off_alt 4 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.

5 Respostas

more_vert
 
done_all
Melhor resposta
Boa noite ALCB.
Até onde eu sei...não!Se voce usar um programa professional,ou o do próprio Windows,voce pode agendar uma desfragamentação por semana, acho o suficiente, ela vai deixar seu PC mas rápido ao acessar os dados no HD.
Espero ter ajudado.
thumb_up_off_alt 3 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Não danifica não pode ficar tranqüilo.
Só que por mais que vc ponha programas, ponha arquivos e apague arquivos é meio desnecessário com tanta freqüência.
Principalmente se vc tiver um anti vírus( ou programa) que costuma fazer isso quando o pc estiver ocioso.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Não, você estará ajudando seu HD a ter menos danos ainda, pois a agulha do HD não terá de ficar procurando por pedaços de arquivos no HD inteiro, e desfragmentando os arquivos irão estar ali juntinhos.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Bom, tudo que eh demais faz mau, já dizia a minha avó, se tratando de fragmentação de disco recomendo que seja usada uma vez por semana, mais que isso eh paranoia.

PS seu HD nao vai queimar se usar todos os dias viu.,...

abraço.
thumb_up_off_alt 1 voto positivo thumb_down_off_alt 0 votos negativos
more_vert
Desfragmentar o disco certamente envolve uma utilização intensa de todo o mecanismo do hd, o que significa diminuir a sua vida útil (afinal, a engenharia projeta o hd para atingir determinadas metas, por exemplo para durar tantos milhões de seeks, conseguir regravar um setor X vezes, etc...). O ato de desfragmentar executará o processo "no escuro", pois existe a possibilidade de alguns dos arquivos desfragmentados serem raramente acessados (ou talvez nunca mais) no futuro, o que significa a possibilidade de um stress desnecessário do hd.
 
Acima da discussão se a diminuição da vida útil é significativa ou não, deve ser analisado o prejuízo da fragmentação na performance do hd - afinal, pouca gente gostaria que o seu hd de 7200 rpm tivesse uma redução de 1% na vida útil (é um exemplo), mas ninguém irá querer que o desempenho deste hd seja equivalente a um de 5400 rpm. Esta avaliação é particular de cada um. Existirão aqueles que acharão necessário desfragmentar o hd diariamente, outros o farão uma vez por semana ou quando a fragmentação alcançar determinado limite, etc.
thumb_up_off_alt 0 votos positivos thumb_down_off_alt 0 votos negativos
...