O método de particionamento nativo presente no Windows 7, descrito acima pelo Lipinho, é uma das formas mais fáceis para seu objetivo, mas vale ressaltar que esta ferramenta não se encontra disponível em todas as versões do Windows, nas versões mais básicas como Starter e Home Basic não é possível.
Toda distribuição Linux possui uma ferramenta de gerenciamento e particionamento de discos, onde se pode alterar o volume, redimensionar partições existes e formata-las de acordo com o que se deseja fazer, seja ela uma instalação do outro sistema operacional ou mesmo utilização de um disco de backup.
Antes de partir para o particionamento e/ou redimensionamento do disco é recomendado que se faça uma desfragmentação no HD, que serve para organizar os arquivos para o sistema os abrir de forma mais rápida e não ocorra uma perda ou corrupção de algum arquivo essencial do próprio Windows, e tornando o processo de redimensionamento e particionamento mais rápido e seguro.
Além da desfragmentação eu te recomendaria fazer um backup de todo conteúdo de seus arquivos, pois mesmo tomando todas as precauções, erros podem acontecer e desta forma, com o backup em mãos voce estará previnido.
Uma boa dica que posso te dar Ricardo é treinar em uma máquina virtual antes de partir para a experiência real. Existem várias opções no mercado como VMware Workstation, VirtualBox, Microsoft Virtual PC, entre outras. Nessas máquinas virtuais você faz a instalação de qualquer sistema operacional, podendo fazer alterações, particionamentos, formatação, testes de softwares, jogos entre outros sem correr o risco de danificar o sistema operacional nativo, pois caso ocorra algum dano na máquina virtual é so exclui-la e começar tudo de novo.