Essa idéia de "sistema alterado é mais rápido" é furada amigo. O tamanho de um sistema operacional NÃO É LIGADO a sua performance. Se fosse, o Windows 7 seria tão pesado quanto o Windows Vista.
Ao invés de procurar soluções para "editar" sua versão do Windows 7, eu sugiro que você instale a versão Home Premium (que possui o essencial e mais diversos recursos bem interessantes para se ter num computador pessoal) e, uma vez instalado, vá no Adicionar ou Remover Programas, e na barra lateral, vá em: Componentes do Windows (algo assim). Lá, você poderá desativar diversos componentes do Windows que seriam desabilitados com programas como nLite e afins.
Aperte a combinação Winkey (teclinha do windows) + R para abrir a janela do Executar, e lá, digite "services.msc" (sem aspas) para entrar no gerenciador de serviços do Windows. Lá, você pode desabilitar diversos serviços que iniciam junto ao Windows, que como disse anteriormente, seriam desabilitados pelo nLite.
Com essas duas dicas, você tem uma versão "modificada" do Windows 7 muito mais leve, e principalmente, sem ter sido editada por softwares de 3o e sem ter que gastar outra mídia de DVD para colocar o novo instalador. Lembre-se: tenha extremo cuidado ao desabilitar serviços ou componentes do Windows. Se não souber o que está fazendo, peça ajuda a um profissional, que com certeza, não é seu primo metido a hacker.
Caso você INSISTA em modificar a versão do Windows por algum motivo obscuro, a Microsoft disponibiliza a versão Starter como uma versão para computadores de baixo desempenho. Meu conselho: não perca tempo instalando ela, vai apenas te deixar com raiva.
Há um programa conhecido como RT Seven Lite, desenvolvido pela Rockers Team, que faz um DVD personalizado (lembra do "nLite e afins"? Então, esse é o "afins" para Windows 7) onde você pode remover ou adicionar componentes a instalação do sistema. Vou te dizer, funciona, mas eu não recomendo. Motivo: você não sabe o que está sendo removido e o que REALMENTE está sendo adicionado. Também, nunca é bom modificar algo que se quer foi instalado, é como pintar uma parede sem que o prédio se quer tenha sido erguido. Pode dar certo e ficar bonito, mas ninguém garante nada.
Lembre-se também: o Windows 7 NÃO TEM A MESMA PERFORMANCE DO WINDOWS VISTA, logo, não acredito que seja necessário modifica-lo para ficar "mais leve", uma vez que ele é mais rápido do que o próprio XP (provado por testes, mas experimente e verá), que já é um sistema ultrapassado e suficientemente leve para os padrões de PC's de hoje.
Os requisitos do Windows 7 são:
- Processador de 1 GHz (32 ou 64-bit);
- 1 GB de RAM para a versão 32bits e 2 GB de RAM para a versão 64bits;
- 16 GB de espaço em disco para a versão 32bits e 20 GB de espaço em disco para a versão 64bits;
- Placa de vídeo compátivel com DirectX 9 (caso você queira usar o Aero. Note que todas as placas de vídeo lançadas a partir de 2003 suportam DirectX 9);
Se o seu computador não tem esses requisitos mínimos, então meu amigo, meu maior conselho é que você o use como toca para um futuro hammster de estimação e compre um computador novo. Pelo amor de deus, estamos em 2011. Não são se quer vendidos computadores com processador abaixo de 1GHz ou com menos de 2GB de RAM.