A partir da versão 98, o Windows passou a apresentar a possibilidade de instalações simultânea de várias placas de vídeo e vários monitores.
Para usar este recurso, sugiro que faça o seguinte:
1) Uma placa de vídeo deve ser instalada e estar funcionando corretamente.
2) Instalar a segunda placa de vídeo e reniniciar o computador
3) Configurar o Windows para utilizar a segunda placa de vídeo.
As placas devem ser PCI, AGP ou PCI Express. Placas de Vídeo produzidas a partir de 2000 são compatíveis com esse recurso. Também é permitido usar o vídeo onboard. Note entretanto que em muitos casos, o vídeo onboard é automaticamente desabilitado quando é instalado uma placa AGP ou PCI Express.
Quando o Windows for inicializado, apenas o primeiro monitor funcionará. Deve ser feita a instalação do driver da segunda placa, exatamente como fazemos para instalar uma placa única.
Depois que a segunda placa de vídeo estiver corretamente instalada, a guia Configurações do quadro de propriedades de vídeo terá um aspecto diferente. Temos que selecionar a placa de vídeo a ser utilizada, através do campo Vídeo.
Cada uma das placas poderá operar com seu próprio modo gráfico, ou seja, com resolução e número de cores diferentes. Devemos marcar também a opção "Estender a área de trabalho do Windows a este monitor". Isto faz com que a tela do segundo monitor funcione como continuação da tela do primeiro. Quando o cursor do mouse é movimentado até a borda direita do primeiro monitor, aparecerá imediatamente na borda esquerda do segundo monitor. Ao arrastarmos uma janela no primeiro monitor para a direita, o trecho que desaparece na borda direita aparecerá entrando pela parte esquerda do segundo monitor.
Caso você tenha um computador mais moderno, onde apresenta uma placa de vídeo com 2 portas, é possível você ligar dois monitores às portas correspondentes. Geralmente uma porta é VGA e a outra é DVI. Talvez neste caso seja necessário comprar um adaptador para ligar um cabo DVI a uma porta VGA, ou vice-versa. Esses adaptadores são baratos e fáceis de encontrar, muitas vezes são fornecidos com as próprias placas de vídeo.
Nesses casos o Windows 7 simplifica as coisas. Ao ligar dois monitores a um PC ou um monitor a um notebook, o Windows 7 deverá detectar automaticamente cada um dos novos monitores, fornecendo opções para múltiplos ecrãs. Você poderá optar por:
•Expandir os seus ecrãs. Esta opção expande o seu ambiente de trabalho por ambos os monitores, permitindo arrastar itens entre os dois ecrãs. É desta forma que a maior parte das pessoas utilizam dois monitores. Esta opção constitui a predefinição.
•Duplicar os seus ecrãs. Esta opção apresenta o mesmo ambiente de trabalho em ambos os monitores. Esta é a predefinição nos portáteis. Esta opção é útil se estiver usando uma apresentação com o notebook ligado a um projector ou monitor grande.
•Apresentar o ambiente de trabalho num único monitor. Esta opção é frequentemente utilizada com notebooks, no caso de pretender apagar o ecrã do notebook ao ligar a um monitor grande do PC.