Para chega ao PROBLEMA Eu teria que analiza seu PC pessoalmente, mais como isso não e possivél vou lhe da 10 medidas de como resolver o problema:
Às vezes, o computador não travou, apenas "parou para pensar". Neste caso, é recomendável esperar até 5 minutos, antes de tomar qualquer providência. Durante esse tempo, nem toque no teclado ou no mouse, deixe o computador quieto. Se passados os 5 minutos e nada mudou, é hora de tentar resolver o problema.
Veja então se uma das medidas abaixo, não se encaixa no seu problema:
Problema 1: O computador congelou
Cheque se seu computador travou mesmo. Aperte a tecla Num Lock. Se a sua tecla tiver um led verde, ele deve acender e apagar quando você aperta seguidamente. Se luz acende e apaga, seu computador apenas "parou para pensar", então basta esperar um tempo para ele voltar. Se isso não acontecer ou se o led do Num Lock não acender e apagar, é porque seu computador realmente travou. Neste caso, siga a medida seguinte.
Problema 2: O computador congelou e travou de vez
Uma das razões para o computador estar travado pode ser o excesso de programas abertos. Se o computador travou antes de dar tempo de você salvar todos os seus trabalhos, você terá grandes chances de perder tudo. Tente fechar primeiro a janela dos programas que tentam recuperar o trabalho quando você abre o programa novamente, como o Word. Para fechar o programa, aperte ao mesmo tempo as teclas CTRL mais ALT mais DEL, selecione o programa que deseja fechar e clique em "Finalizar Tarefa". Vá fechando um programa por vez e dando um tempo para o computador processar o resto das informações e voltar ao normal. Se mesmo com todos os programas fechados, o computador continuar congelado, o jeito vai ser mesmo reiniciar o PC. Lembre-se, no entanto, que quando a máquina estiver funcionando novamente você deverá abrir os programas a partir do Iniciar/Programas/Nomedoprograma, e não pelo Explorer/Nomedo arquivo. Do primeiro modo, a possibilidade é maior do programa "lembrar" as informações que não deu tempo de você salvar, pois geralmente ele faz uma cópia temporária, que pode ser recuperada
Problema 3: O computador não está congelado mas não permite salvar no disquete
Caso o seu computador não responda quando você tente salvar algo em um disquete, alguns problemas podem estar acontecendo. O disquete pode não estar formatado, a solução seria formatá-lo. O disquete pode estar protegido contra gravação. Para retirá-la, deslize a lingüeta na parte traseira de modo a cobrir o orifício. A alternativa é mudar de disquete, o que também seria uma solução se o disquete estiver danificado. Se depois de tudo isso, se o seu computador ainda se recusa a se comunicar com a unidade de disquete, é provável que ela esteja danificada. Procure trocar o drive de disquete.
Problema 4: A tela do monitor fica vazia ou a imagem ocupa apenas metade da tela
Quando a tela do monitor simplesmente desaparece, muita coisa pode estar acontecendo. Caso seu monitor seja de tela plana, pode ser que o computador não esteja suportando esse formato. A solução é procurar no distribuidor ou revendedor autorizado, suporte de CPU para a Interface Digital de Vídeo (DVI) necessária. Se a imagem ocupa apenas metade da tela, pode ser que a resolução configurada esteja incorreta. Nesse caso vá em Iniciar/Configurações/Painel de controle/Vídeo e mude a configuração da resolução.
Problema 5: O computador trava durante um jogo
Você está jogando um game pela primeira vez e o computador trava freqüentemente no meio do jogo e você é obrigado a reiniciá-lo. Em vez de ficar ligando e desligando o computador, tente seguir um procedimento básico que pode ajudar a acabar com o problema, que pode resultar até mesmo em um defeito permanente na sua placa de vídeo. O problema pode estar sendo causado porque o modo de exibição na tela está ajustado para mudanças de volume, assim, o seu monitor aumenta e diminui o volume bruscamente.
Para mudar essa configuração vá em nas propriedades de vídeo e clique em "Configurar exibição na tela". Desative as seleções de exibição para WAV e MIDI e o problema poderá ser resolvido.
Problema 6: A luz do HD fica acesa sem piscar
Quando isso acontece, geralmente indica que as informações armazenadas no HD podem estar mal armazenadas. A solução melhor é desfragmentar o disco rígido do seu computador para verificar o problema. Vá em Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Desfragmentador de Disco. Enquanto o computador está desfragmentando o disco, você pode até estar fazendo outros trabalhos no micro mas se o HD está com suspeita de problemas, é melhor dar um tempo enquanto seu computador faz a desfragmentação de disco.
Problema 7: O computador não responde ao teclado
O problema pode estar na conexão do teclado. Desligue seu computador e verifique os cabos que ligam o teclado ao seu PC. Reinicie o computador e veja se a situação mudou. Se mesmo mexendo nos cabos você não obteve resultado, é melhor trocar o teclado ou levar numa assistência técnica para descobrir se o problema não é na placa-mãe.
Problema 8: O computador exibe mensagens de que está sem memória
Quando o micro começa a exibir mensagens de que está sem memória, é provável que a memória não esteja configurada corretamente ou não há memória suficiente para abrir o arquivo ou executar o programa. Para acabar com o problema, feche os programas que não estejam sendo usados e vá tentando salvar as informações mais importantes dos programas que restam. Se o computador começar a exibir essas mensagens com freqüência, é melhor acrescentar a ele, mais memória RAM.
Problema 9: A tela ficou vazia
O problema pode estar sendo causado por uma série de fatores. Caso isso aconteça quando você acaba de ligar o computador, a possibilidade é que os cabos de conexão do monitor estejam desajustados. Tente colocá-los no lugar. Pode ser também que o seu protetor de tela tenha entrado em ação. Neste caso, pressione qualquer tecla ou movimente o mouse para a tela aparecer normalmente. O computador pode estar também no modo econômico, em "standby" para economizar energia. Pressione o botão de ativação e a tela voltará ao normal. A pior situação será se o seu controlador de vídeo, a memória do sistema ou o monitor estiverem defeituosos. Se for esse o problema, a única solução é levá-lo numa assistência técnica.
Problema 10: O HD está lento
Os arquivos salvos no disco rígido do seu PC podem estar fragmentados. A solução pode ser o ScanDisk. Quando terminar, use o Desfragmentador de disco. Desse modo, suas informações serão armazenadas corretamente e seu computador voltará ao estado normal.
Vale citar que, para evitar qualquer problema, faça sempre uma manutenção no computador. É recomendável por exemplo, que você faça ScanDisk e desfragmentação pelo menos uma vez por semana. Se seu HD tiver muitos GB, faça de madrugada, pois a desfragmentação neste caso, pode levar horas.